Menu
Busca domingo, 21 de outubro de 2018
(67) 9860-3221

Última edição do ano do “Espaço da Poesia” homenageia o mês da Consciência Negra

28 novembro 2012 - 21h00

Última edição do ano do Espaço da Poesia, projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), irá homenagear o mês da Consciência Negra com intervenções artísticas e culturais e a apresentação do livro “Folhas Brasileiras” de Ismael Machado. O evento também promoverá o 1º recital de poesia do projeto “Arte de Dizer” e contará com a participação do grupo Dançurbana e do Trio ZumDiBesouro.

O poeta pós-modernista Ismael Machado utiliza o pseudônimo Fernando Bandeira, uma homenagem a dois grandes poetas das literaturas portuguesa e brasileira, Fernando Pessoa e Manuel Bandeira. Nas palavras da jornalista Carmen Cestari, seu livro “Folhas Brasileiras” desperta a esperança, que se revela sob diversas formas. “Esperança de um mundo melhor, mais justo, mais ético, mais humano”. O livro viaja pela mitologia e traz de volta grandes mestres do passado. O autor também é um defensor implacável da natureza e do lugar em que nasceu.

O projeto “Arte de Dizer” realizou oficinas poéticas para professores do ensino fundamental de Língua Portuguesa, Literatura e Artes e de outras áreas. A iniciativa teve a finalidade de capacitar os professores para estimularem a declamação de poesias entre os alunos. A escritora Nildes Prieto, quem ministrou o curso, afirma que o Estado possui uma literatura rica e vasta em poesias com poetas que se destacam. Porém falta divulgação e valorização da literatura produzida. “O curso alcançou seu objetivo, de conseguir envolver os professores na arte de declamar, de uma forma que estes despertaram em seus alunos o gosto pela poesia”, explicou.



A Cia. Dançurbana foi fundada em 2002, na capital. Em sua formação inicial era composta por jovens que se destacavam como participantes de projetos sociais de dança de rua dos bairros de Campo Grande. Atualmente a Cia. é formada por jovens, criadores intérpretes à procura de uma dança que levante questões a partir dos anseios e desejos de seus integrantes.



Formado em 2012, o grupo ZumDiBesouro é um grupo de MPB. Formado pelos integrantes: Adriano San ao violão e voz, Felipe Alves ao violão e voz e Luiz Carlos Santana na percussão e voz, o trio prioriza as músicas autorais com diversos ritmos e temáticas.



Influenciados pela Música Popular Brasileira de todos os tempos, o grupo busca em suas fontes as melodias, harmonias e poesias, com a intenção de incrementar suas composições com pitadas regionais, em temas como o amor, a saudade, a nostalgia e a esperança. Atualmente em estúdio, o grupo prepara seu primeiro CD, intitulado “VERDE MATE”, para o início de 2013.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LOTERIA
Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 18 milhões
TRÂNSITO
Acidentes com vítimas caem 18% até agosto, revela DPVAT
CAMPO GRANDE
Homem espancado busca socorro, não resiste e morre em hospital
TEMPO
Domingo de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
UAUUUUU!!
Mulher Melão posa de lingerie e sensualiza com corrente
DOURADOS
Marcha para Jesus leva multidão de fiéis para o Centro
AGENDÃO
Semana na ALMS tem sessão solene, plenárias e CCJR
COXIM
Veículo roubado em Pernambuco e que seria levado para Campo Grande é recuperado
BRASIL
Conheça as propostas de Bolsonaro e Haddad para o meio ambiente
DOURADOS
1ª Peixada Dourados News reúne leitores, autoridades e entidades para celebrar o 18º ano do digital douradense

Mais Lidas

DOURADOS
Familiares e amigos dão adeus a empresário e filho mortos em acidente
DOURADOS
Bandidos atiram contra viatura e abandonam carro tomado em assalto
DOURADOS
Dupla é flagrada furtando comércio no Centro
TRÁFICO
Quadrilha que distribua cocaína é desarticulada em MS