Menu
Busca domingo, 22 de setembro de 2019
(67) 9860-3221
DOURADOS

Servidora da UEMS lança livro sobre Letramento Digital nesta sexta

23 maio 2019 - 19h35Por Da redação

A servidora técnico-administrativa da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Vanessa Maciel Franco Magalhães, juntamente com Elisângela Pereira da Silva (professora da Rede Pública de Naviraí) e Edilaine Buin, docente da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), lança nesta sexta-feira, dia 24 de maio, o livro “Desafios do Letramento Digital: o diálogo entre a universidade e a escola”.

O livro é resultado de pesquisas realizadas durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

O evento ocorrerá às 18 horas, no Casulo, localizado na Rua Reinaldo Bianchi, 398, Parque Alvorada, em Dourados.

Sobre a obra

Um dos pontos mais relevantes deste livro é o diálogo entre universidade e escola diante dos desafios enfrentados com as tecnologias da comunicação e da informação. Isso foi possível porque as autoras circulam entre os dois contextos e origina-se de um problema que afeta tanto o ensino superior quanto o ensino básico. Os estudantes, muitas vezes, têm familiaridade com as ferramentas da tecnologia digital, mas, por vezes, falta-lhes domínio para tarefas mais elaboradas, como, por exemplo, uma busca mais eficiente de informações na internet.

Uma parte do trabalho, que deu origem a este livro, buscava, então, compreender melhor como se dava a busca de informações na internet de alunos do curso de Letras do 1º ano, que têm todo o conhecimento trazido do ensino básico, e de alunos do 4º ano, que já compilam os resultados de quatro anos de graduação, e reconstruir esse processo de busca. Essa primeira, em que se diagnosticaram os problemas, possibilitou a idealização e realização de um curso de formação continuada, para professores da escola básica e graduandos em Letras, envolvendo o letramento digital, no âmbito do PIBID-Letras-UFGD. Essa formação foi a base da segunda etapa de pesquisa, que constituiu em observar criticamente o desenvolvimento e os resultados da formação.

 Este livro é resultado de duas pesquisas de mestrado e das discussões que propiciaram no grupo de pesquisa Gênero Discursivos e Formação de Professores (GEDFOR)/CNPq; o que só foi possível devido a um clima constante de troca de experiências, de reflexão e de colaboração. Este livro é a compilação de questões que interessam, sobretudo, a professores da escola básica, a professores em formação, a acadêmicos de Letras e de outras áreas afins que tenham interesse no Letramento Digital, mais especificamente, em aspectos da busca de informação na internet e da construção do infográfico.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MARACAJU
Homem é preso por receptação e polícia recupera caminhão furtado
ECONOMIA
Termina hoje prazo para cliente da Caixa autorizar saques do FGTS
OPORTUNIDADES
Concursos: 17 órgãos abrem amanhã inscrições para mais de 1.500 vagas
OPERAÇÃO BOCAIÚVA
Ação apreende 11 filhotes de papagaios e aplica multa de R$ 60 mil
MEIO AMBIENTE
Semana da Árvore termina com plantio de mudas no Antenor Martins
FLAGRANTE
Guarda Municipal flagra "festinha social" lotada de menores
FÓRMULA 1
Vettel supera Leclerc, vence em Singapura e quebra jejum de 22 corridas
CONTRABANDO
Polícia apreende veículo com cigarros, pneus e essência de narguillé
ECONOMIA
Governo sanciona lei que facilita renegociação de dívidas com Agehab
DOURADOS
Campo-grandense é preso após roubar escritório de advocacia em Dourados

Mais Lidas

TRÁFICO
Polícia fecha "boca" e prende mulher seis dias após ela sair da prisão
DOURADOS
Em meio a crise do transporte escolar, responsável pela frota é exonerado
TRAGÉDIA
Criança morre em hospital e polícia investiga estupro de vulnerável
FLAGRANTE
Dupla é presa com espingardas e munições dentro de veículo