A servidora técnico-administrativa da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Vanessa Maciel Franco Magalhães, juntamente com Elisângela Pereira da Silva (professora da Rede Pública de Naviraí) e Edilaine Buin, docente da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), lança nesta sexta-feira, dia 24 de maio, o livro “Desafios do Letramento Digital: o diálogo entre a universidade e a escola”.
O livro é resultado de pesquisas realizadas durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
O evento ocorrerá às 18 horas, no Casulo, localizado na Rua Reinaldo Bianchi, 398, Parque Alvorada, em Dourados.
Sobre a obra
Um dos pontos mais relevantes deste livro é o diálogo entre universidade e escola diante dos desafios enfrentados com as tecnologias da comunicação e da informação. Isso foi possível porque as autoras circulam entre os dois contextos e origina-se de um problema que afeta tanto o ensino superior quanto o ensino básico. Os estudantes, muitas vezes, têm familiaridade com as ferramentas da tecnologia digital, mas, por vezes, falta-lhes domínio para tarefas mais elaboradas, como, por exemplo, uma busca mais eficiente de informações na internet.
Uma parte do trabalho, que deu origem a este livro, buscava, então, compreender melhor como se dava a busca de informações na internet de alunos do curso de Letras do 1º ano, que têm todo o conhecimento trazido do ensino básico, e de alunos do 4º ano, que já compilam os resultados de quatro anos de graduação, e reconstruir esse processo de busca. Essa primeira, em que se diagnosticaram os problemas, possibilitou a idealização e realização de um curso de formação continuada, para professores da escola básica e graduandos em Letras, envolvendo o letramento digital, no âmbito do PIBID-Letras-UFGD. Essa formação foi a base da segunda etapa de pesquisa, que constituiu em observar criticamente o desenvolvimento e os resultados da formação.
Este livro é resultado de duas pesquisas de mestrado e das discussões que propiciaram no grupo de pesquisa Gênero Discursivos e Formação de Professores (GEDFOR)/CNPq; o que só foi possível devido a um clima constante de troca de experiências, de reflexão e de colaboração. Este livro é a compilação de questões que interessam, sobretudo, a professores da escola básica, a professores em formação, a acadêmicos de Letras e de outras áreas afins que tenham interesse no Letramento Digital, mais especificamente, em aspectos da busca de informação na internet e da construção do infográfico.