Menu
Busca terça, 18 de junho de 2019
(67) 9860-3221
DOURADOS

Servidora da UEMS lança livro sobre Letramento Digital nesta sexta

23 maio 2019 - 19h35Por Da redação

A servidora técnico-administrativa da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Vanessa Maciel Franco Magalhães, juntamente com Elisângela Pereira da Silva (professora da Rede Pública de Naviraí) e Edilaine Buin, docente da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), lança nesta sexta-feira, dia 24 de maio, o livro “Desafios do Letramento Digital: o diálogo entre a universidade e a escola”.

O livro é resultado de pesquisas realizadas durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

O evento ocorrerá às 18 horas, no Casulo, localizado na Rua Reinaldo Bianchi, 398, Parque Alvorada, em Dourados.

Sobre a obra

Um dos pontos mais relevantes deste livro é o diálogo entre universidade e escola diante dos desafios enfrentados com as tecnologias da comunicação e da informação. Isso foi possível porque as autoras circulam entre os dois contextos e origina-se de um problema que afeta tanto o ensino superior quanto o ensino básico. Os estudantes, muitas vezes, têm familiaridade com as ferramentas da tecnologia digital, mas, por vezes, falta-lhes domínio para tarefas mais elaboradas, como, por exemplo, uma busca mais eficiente de informações na internet.

Uma parte do trabalho, que deu origem a este livro, buscava, então, compreender melhor como se dava a busca de informações na internet de alunos do curso de Letras do 1º ano, que têm todo o conhecimento trazido do ensino básico, e de alunos do 4º ano, que já compilam os resultados de quatro anos de graduação, e reconstruir esse processo de busca. Essa primeira, em que se diagnosticaram os problemas, possibilitou a idealização e realização de um curso de formação continuada, para professores da escola básica e graduandos em Letras, envolvendo o letramento digital, no âmbito do PIBID-Letras-UFGD. Essa formação foi a base da segunda etapa de pesquisa, que constituiu em observar criticamente o desenvolvimento e os resultados da formação.

 Este livro é resultado de duas pesquisas de mestrado e das discussões que propiciaram no grupo de pesquisa Gênero Discursivos e Formação de Professores (GEDFOR)/CNPq; o que só foi possível devido a um clima constante de troca de experiências, de reflexão e de colaboração. Este livro é a compilação de questões que interessam, sobretudo, a professores da escola básica, a professores em formação, a acadêmicos de Letras e de outras áreas afins que tenham interesse no Letramento Digital, mais especificamente, em aspectos da busca de informação na internet e da construção do infográfico.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZZ
Em cenário paradisíaco, Letícia Lima brinca: "estou insuportável"
CAMPO GRANDE
Mãe procura rapaz de 21 anos que desapareceu no último sábado
UEMS
Estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Nacional
JUSTIÇA
Homem é condenado por esfaquear mulher e terá que pagar R$ 8 mil
TRÂNSITO
Mais de 233 mil veículos devem passar pela BR-163 no feriado
POLÍTICA
Cinco partidos de oposição anuncia obstrução à reforma da Previdência
DIA 24
Luiza Brunet será empossada embaixadora do Mãos EmPENHAdas
RURAL
Plano Safra terá R$ 225,59 bilhões em créditos para agricultores
CAMPO GRANDE
Mulher vai ao salão de beleza e quando sai encontra veículo incendiado
POLÍTICA
Senado aprova parecer que pede suspensão dos decretos das armas

Mais Lidas

AQUIDAUANA
Douradense desaparece nas águas do rio Aquidauana durante banho
PARAGUAI
Motim termina com 10 mortos e presos queimados e decapitados
DOURADOS
Perseguição na Coronel Ponciano termina com homem preso e apreensão de mais de 700kg de maconha
MASSACRE EM SAN PEDRO
Ministro paraguaio promete expulsar membros do PCC após motim com 10 mortos