Menu
Busca segunda, 22 de julho de 2019
(67) 9860-3221
MÚSICA

Secretaria de Cultura viabiliza a reativação da Banda Lira Douradense

11 julho 2019 - 19h20Por Da redação

A Banda Lira Douradense, que estava com as atividades paralisadas, está sendo reativada pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura – SEMC.

Em reunião com a prefeita Délia Razuk nesta quarta-feira, dia 10 de julho, o secretário interino de Cultura, Weslei Queiroz, e o maestro Levi, da banda do Exército, receberam a confirmação de que o município vai dar prosseguimento ao trabalho da banda, criada em 1974, por lei municipal.

O secretário de Cultura Weslei Queiroz informou que o município está viabilizando a inauguração da “Casa das Artes”, no Parque dos Ipês, para que a banda ofereça aulas de músicas e possa também fazer os seus ensaios. Além de disponibilizar um espaço com condições para a prática da arte musical, o município também irá avaliar as condições dos instrumentos e uniformes que eram utilizados pelo grupo. Se for preciso, novos instrumentos serão adquiridos.

“A Banda Lira Douradense é uma demonstração viva de nossa cultura e isso precisa ser valorizado”, ressaltou Weslei Queiroz. Contente e emocionado com a decisão da prefeita Délia, em retomar as atividades da banda, o maestro Levi disse que vão tentar reunir o quanto antes os integrantes da Lira Douradense para que voltem aos ensaios.

A banda é formada por pessoas da sociedade civil que atuam voluntariamente. Considerada em 1979 como de utilidade pública, a banda chegou a ter 23 músicos e 15 alunos inscritos nas aulas de teoria musical, que eram ministradas gratuitamente. A Lira Douradense chegou a ser a campeã nacional, na década de 80, do Concurso de Bandas e Fanfarras na categoria banda musical.

A banda teve suas atividades paralisadas e, em 2010, foi reativada pela então prefeita interina Délia Razuk à época. “Estamos muito contentes com a decisão da prefeita em prosseguir com este projeto, a banda é um incentivo cultural à sociedade, às crianças. Este era um sonho que para nós nunca morreu e que agora a prefeita nos dá a satisfação de que vamos ver novamente a sua realização”, afirmou o maestro Levi.

A SEMC abrirá inscrições para a população que tiver interesse em fazer parte da Banda. Informações pelo telefone da Secretaria (67) 3411-7709

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORUMBÁ
Homem ferido em explosão de churrasqueira morre depois de uma semana internado
DOURADOS
Biomedicina, Enfermagem e Odontologia da Unigran abrem processo seletivo para contratação de professor
BRASIL
Governo bloqueia mais R$ 1,44 bilhão do Orçamento
JARDIM PANTANAL
Grupo é detido com armas e centenas de munições em Dourados
COMER BEM
Muffins de Bacon
TECNOLOGIA
Em MS, centros de inclusão digital abrem ‘janelas para o mundo’
PARANHOS
Suposto olheiro do tráfico morre em troca de tiros com a polícia
DECORAÇÃO
Um apartamento todo pretinho!
PORTO MURTINHO
Douradense é assassinado em sede de fazenda
BRASIL
Número de aprendizes no país cresce 13,6% no primeiro semestre

Mais Lidas

DOURADOS
Homem morre após bater moto em carro parado na Marcelino Pires
AMAMBAI
Morto a tiros em frente a conveniência era 'braço direito' de Jarvis Pavão
RIBAS DO RIO PARDO
Avô e neta morrem após caminhonete bater de frente em carreta
CAPITAL
Acidente entre dois carros e carreta mata motorista na BR-163