Menu
Busca quarta, 12 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221

Resgate da cultura foi um dos destaques de Dourados em 2012

04 janeiro 2013 - 10h36

O resgate e a consolidação da cultura foram destaques de 2012 na administração do prefeito Murilo, podendo ser considerado um dos anos mais positivos na história cultural de Dourados. Através da Secretaria Municipal de Cultura, a prefeitura conseguiu trazer de volta as grandes e tradicionais festas, voltadas exclusivamente para as famílias douradenses.

O primeiro grande evento de 2012 foi o carnaval, que há cinco anos não acontecia na cidade. O “Dourados Folia” teve a participação de mais de 60 mil pessoas no estacionamento do Estádio Douradão. Foi uma festa que levou as famílias ao lazer, com tranquilidade e segurança. A principal atração foi o grupo de axé Tchacabum.

No mês de março, Dourados foi brindada com a apresentação na Praça Antonio João daquele que é considerado um dos maiores pianistas do mundo, Arthur Moreira Lima. Pelo menos duas mil pessoas se emocionaram com a apresentação do artista que, agradeceu ao prefeito Murilo pelo incentivo à cultura.

Através da Secretaria de Cultura comandada por Carlos Fábio Selhorst dos Santos, Dourados recebeu ainda diversas apresentações artísticas na Festa do Peixe, como o musical “A Galinha Pintadinha”, reunindo um público de mais de 15 mil pessoas no Parque Antenor Martins.

Em junho foram abertas as inscrições para o 2º Fescan (Festival da Canção), que nesta edição recebeu mais de 230 participantes. A final aconteceu em novembro, com uma grande festa no Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão, o Jorjão. O Fescan tem patrocínio do grupo Abevê.

Ainda em junho aconteceu a Festa Junina, também no estacionamento do Douradão, que atraiu mais de 60 mil pessoas. A festa shows locais e as apresentações de Alex & Ivan, André & Kadu e Almir Sater, que levou ao local pelo menos 30 mil pessoas. A novidade foi o Concurso de Danças de Quadrilha, que teve a participação do prefeito Murilo.

Ainda em 2012 aconteceram o Festival Internacional de Teatro, com o apoio da Prefeitura de Dourados. Dentre outras atividades, foram encenadas diversas peças infantis e adultas, todas em parceria ou com a realização da prefeitura, sempre contando com um bom publico no Teatro Municipal.

O Palco da Cultura também movimentou a cidade. No seu lançamento, o cantor e compositor Peninha se apresentou Complexo Jorjão. Depois foi a vez da cantora Juci Ibanes fazer seu show no teatro, junto com a cantora Simone Du Porto e Banda Squeeze. Outros shows foram viabilizados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, apresentados na Programação Dourados Brilha, na Praça Antonio João.

Carlos Fábio cita também o trabalho da Banda Lira Douradense, que recebeu novos alunos, e as aulas de violão gratuitas para a comunidade. Segundo ele, 2012 foi um ano de grandes vitórias. “Vamos nos empenhar muito mais para que 2013 possa ser ainda melhor para a cultura”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUROS
Copom mantém taxa Selic em 6,5% ao ano pela sexta vez seguida
COTAÇÃO
Dólar fecha em queda com alívio das tensões comerciais no exterior
GOIÁS
MP pede prisão de João de Deus após denúncias de abuso sexual
CLIMA
Ventania levanta "nuvem de poeira" em Dourados
BRASIL
Temer sanciona lei que destina verba de loterias para segurança
ENCONTRO
Reinaldo entrega documento a Moro com 21 propostas para segurança do País
ASSEMBLEIA
Deputado propõe frente para proteção das unidades de conservação ambientais de MS
NOVO GOVERNO
Murilo e Geraldo são cotados para assumir secretarias no governo Azambuja
CONCAFRAS
Dourados será sede do maior evento de formação de voluntariado de MS
SÃO PAULO
Catedral de Campinas celebra missa em homenagem às vítimas de ataque

Mais Lidas

DOURADOS
Contador e esposa são presos na segunda fase da Operação Pregão
TRAGÉDIA
Neto matou avó com duas facadas nas costas
TRAGÉDIA EM ITAPORÃ
Antes de assassinato, menor discutiu com a avó porque queria vir para Dourados
DOURADOS
Polícia prende acusado de agredir e esfaquear idosa em assalto