Menu
Busca terça, 21 de maio de 2019
(67) 9860-3221

Dourados passa a ser considerada a Capital Regional do Setor Sucroalcooleiro

26 dezembro 2012 - 11h53

O governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli sancionou duas leis aprovadas pela Assembleia Legislativa que instituem cognomes aos municípios de Dourados e Alcinópolis. As leis foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, dia 26 de dezembro.

A lei nº 4.305 dá ao município de Dourados o cognome de Capital Regional do Setor Sucroalcooleiro já que a cidade tornou-se sede do maior evento do setor sucroenergético, o Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul – Canasul.

O Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul (Canasul) e a Feira do Agronegócio e do Setor Metalmecânico (Agrometal) foram inseridas no Calendário Oficial de Eventos do Estado por meio da lei Estadual 4.279. Os eventos acontecem simultaneamente há seis anos no Parque de Exposições de Dourados durante o mês de outubro e atraem participantes de vários Estados, países e companhias multinacionais do setor.

Os eventos são considerados de extrema importância para alavancar a economia da região e têm transformado a cidade em um centro de produção de álcool, açúcar e energia, e proporcionado mão de obra especializada para a manutenção da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

A lei nº 4.306 confere ao município de Alcinópolis o cognome de Capital Estadual da Arte Rupestre. Estudos realizados pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) mostram que Alcinópolis possui o maior conjunto de sítios arqueológicos com arte rupestre em Mato Grosso do Sul como o Templo do Pilares, com mais de duas mil gravuras e pinturas rupestres.

A arte Rupestre faz referência a termos dados às mais antigas representações artísticas datadas do período Paleolítico Superior, há cerca de 40 mil anos antes de Cristo, que foram gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos, ou também em superfícies rochosas ao ar livre, mas em lugares protegidos, normalmente datando de épocas pré-históricas.


Deixe seu Comentário

Leia Também

PATRIMÔNIO LITERÁRIO
Chico Buarque ganha o Prêmio Camões 2019 pelo conjunto da obra
INOCÊNCIA
Polícia prende dupla por corrupção de menor e tráfico de drogas
JULGAMENTO
STF adia decisão sobre denúncia contra parlamentares do PP
POLÍTICA
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, rompe relações com líder do governo
ECONOMIA
Caixa vai dar desconto de até 90% para clientes com dívidas
TECNOLOGIA
Sistema está fora do ar e serviços do Detran/MS estão interrompidos
DOURADOS
Após motim, Sejusp diz que reforçará segurança na PED
BRASIL
Após 4 altas seguidas, dólar fecha em queda
DOURADOS
Duas chapas concorrem às eleições da Aced
PREVENÇÃO
Empresas esclarecem riscos e medidas preventivas relacionados às barragens de mineração em Corumbá e Ladário

Mais Lidas

ITAPORÃ
PM da reserva morre em acidente próximo a ponte do Rio Santa Maria
DOURADOS
Comissão vota contra o próprio parecer e Idenor se salva de cassação
EDUCAÇÃO
Inscrições do Encceja 2019 começam nesta segunda-feira
DOURADOS
Ex-líder da prefeita Délia Razuk é alvo de pedido de cassação