Menu
Busca segunda, 21 de maio de 2018
(67) 9860-3221
SEVILHA ODONTOLOGIA

Projeto Educação pelo Cinema começa amanhã na UFGD

13 maio 2011 - 19h39

Amanhã, dia 14 de maio, a exibição do filme “Como estrelas na terra – toda criança é especial” marca o início do projeto “Educação Pelo Cinema”, uma atividade de extensão da Faculdade de Educação - FAED da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O projeto Educação pelo Cinema tem como finalidade usar os filmes como ferramenta lúdica para estimular o debate sobre os desafios da educação.

Nesta edição de 2011, o projeto terá como tema a inclusão social, com o objetivo de promover um espaço de debate e reflexão sobre as situações cotidianas experienciadas pelas pessoas com necessidades educacionais especiais, com ênfase para as relações interpessoais, a escola, o trabalho e o lazer.

O projeto está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva (GEPEI) e está sob coordenação das professoras Grazielly Vilhalva Silva do Nascimento, Aline Maira da Silva e Janete de Melo Nantes.

Primeira sessão
O filme “Como estrelas na terra – toda criança é especial” conta a história de Ishaan Awasthi, um menino que já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de reprovar novamente. Segundo o menino, as letras dançam em sua frente e ele não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção.

Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança como as outras.

Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho e de sua vida. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua vontade de viver.

“Como estrelas na terra – toda criança é especial” será exibido no próximo dia 14, sábado, das 14 às 18 horas, no cineauditório da Unidade I da UFGD, que fica da rua João da Rosa Góes, 1761, Vila Progresso. Nesse dia será feita a inscrição das pessoas interessadas em participar do projeto de extensão, que totaliza 40 horas, e que dá direito a um certificado ao final das atividades. Serão oferecidas 80 vagas e a inscrição é gratuita.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AOS 57 ANOS
Luiza Tomé ostenta corpão em rede social
AGENDA
Assembleia homenageia Força Expedicionária e debate Escola sem Partido
PREOCUPAÇÃO
Defesa Civil do Estado avalia impactos da cheia do Pantanal nas áreas ribeirinhas
FUTEBOL DE BASE
Definidos confrontos da segunda fase da Copa Mirim “João Ângelo Rocha”
EDUCAÇÃO
Novo convênio permitirá que brasileiros usem nota do Enem em Portugal
PLANEJAMENTO
Inventário turístico de Dourados começa a ser atualizado
SEGURANÇA PÚBLICA
Números apontam redução da criminalidade em MS
Após fugir e cair em barranco, homem foge e abandona 300 kg de maconha
OPORTUNIDADE
Governo publica editais para 36 especialistas e profissionais da saúde no concurso da PM e Bombeiros
PARANAÍBA
Motorista foge após causar acidente e agredir mulher

Mais Lidas

BR-163
Caminhonete carregada com maconha é encontrada abandonada em posto de Dourados
CAMPO GRANDE
Chefe de quadrilha investigada pela PF foge de presídio
PEDRO JUAN
Mulher é executada a tiros na fronteira
DOURADOS
Mão cortada denuncia homem que quebrou porta de vidro para furtar loja no Centro