Menu
Busca domingo, 25 de agosto de 2019
(67) 9860-3221

Plano Estadual de Cultura é aberto para consulta pública na internet

21 dezembro 2012 - 13h43

Planejar as estratégias da cultura sul-mato-grossense para os próximos dez anos é o objetivo do Plano Estadual de Cultura (PEC). Para tornar ainda mais democrática a construção do PEC, uma nova consulta pública será aberta a população do Estado para que esta possa sugerir sobre as metas e ações a serem alcançadas no âmbito das políticas voltadas para a cultura. A consulta está aberta ao cidadão a partir de hoje a 20 de janeiro de 2013 no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br/pecms.

Em agosto deste ano foi realizada a consulta pública nos municípios que compõem os quatro territórios em que o Estado foi divido como forma de tornar as discussões sobre o Plano de acordo com a realidade de cada cidade, nesses territórios também foram realizados seminário e reuniões que trataram das diretrizes e ações do PEC. As contribuições foram sistematizadas e avaliadas pela Comissão Executiva do Plano Estadual de Cultura e agora estarão disponíveis para receber contribuições de todos os setores da área cultural, bem como gestores públicos , entidades da iniciativa pública e privada, bem como de qualquer cidadão sul-mato-grossense.

Além de outros assuntos pontuais o documento também traz trinta e cinco metas que estarão disponibilizadas no ambiente virtual, dentre elas a implantação do Sistema Estadual de Cultura (SIEC), integrando em 100% os municípios com sistemas de cultura, a previsão na ampliação dos Pontos de Cultura e o aumento em 100% no emprego formal do setor cultural. Também prevê o aumento em 50% na participação da produção audiovisual independente na programação dos canais de televisão. Essas e as outras metas que estarão disponíveis para sugestões e críticas surgiram do debate de idéias que o Estado já vem realizando desde 2005, quando houve o início das discussões de um plano que pudesse nortear as políticas públicas voltadas para a área de cultura em âmbito nacional.

Nesse momento é imprescindível que a sociedade participe da construção do Plano, como forma de atender os anseios e necessidades relativos à área cultural. Para o presidente do Fórum Municipal de Cultura Victor Hugo Samúdio, “O Plano Estadual de Cultura do ponto de vista político define ações para o que Estado possa investir em cultura independente da alternância de governos”, opina.

Já para a coordenadora do processo de construção do PEC/MS, Cláudia Medeiros, é fundamental o debate com a sociedade sobre o Plano Estadual de Cultura, “Essas manifestações contribuem para o amadurecimento e o aprimoramento da política cultural do Mato Grosso do Sul”, enfatiza.

Para participar da consulta pública é só acessar o site do Plano Estadual de Cultura http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/pecms/ e clicar no ícone Consulta Pública. Será necessário preencher um cadastro com nome, CPF, e-mail e a cidade na qual o internauta reside. A consulta ficará aberta de 21 de dezembro a 20 de janeiro de 2013.

###Plano Estadual de Cultura

O Plano Estadual de Cultura busca definir políticas públicas de longo prazo que assegurem os direitos culturais, a proteção e promoção do patrimônio e da diversidade cultural do Estado, bem como a ampliação do acesso à produção e a inserção da cultura em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico. Ainda prevê o estabelecimento de um sistema público e participativo de gestão e o acompanhamento e avaliação das políticas culturais. O plano estabelece políticas públicas culturais para os próximos dez anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Fani Pacheco ousa em ensaio e faz post reflexivo: "Não perca seu Norte"
CAMPO GRANDE
Homem é preso após fazer gestante refém e ameaçar policiais
FUTEBOL DE BASE
Semifinais do Estadual Sub-17 começam neste fim de semana
NOVA ANDRADINA
Cinco são presos pela PM durante ações ostensivas
CLIMA
Especialista diz que MS terá chuva significativa apenas em setembro
CRIME AMBIENTAL
Usina é multada em mais de R$ 270 mil por incêndio em canavial
PREVENÇÃO
Sala integrada para controle e combate de incêndios é criada em MS
BRASIL
Encceja: candidatos com dificuldade de acesso podem ligar para 0800
BRASILEIRÃO
Bahia bate Galo em Minas na abertura da 16ª rodada
MOVIMENTO
Manifestantes vão à Praça Antônio João em ato contra queimadas

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher tem dedo amputado após empilhadeira a atingir enquanto fazia compras
DOURADOS
Após “falsa corrida”, motorista de aplicativo tem carro levado por bandido que se envolve em acidente e é preso
HOSPITAL DA VIDA
Órgãos de jovem que morreu em acidente são captados e levados para quatro cidades
POLÍCIA
Mulheres são presas por tráfico em Dourados