Menu
Busca terça, 11 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221

Plano Estadual de Cultura abre consulta pública pela internet

31 dezembro 2012 - 12h10

Planejar as estratégias da cultura sul-mato-grossense para os próximos dez anos é o objetivo do Plano Estadual de Cultura (PEC). Para tornar ainda mais democrática a construção do PEC, uma nova consulta pública será aberta a população do Estado para que esta possa sugerir sobre as metas e ações a serem alcançadas no âmbito das políticas voltadas para a cultura. A consulta está aberta ao cidadão atá o dia 20 de janeiro de 2013 no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br/pecms.

Em agosto deste ano foi realizada a consulta pública nos municípios que compõem os quatro territórios em que o Estado foi divido como forma de tornar as discussões sobre o Plano de acordo com a realidade de cada cidade, nesses territórios também foram realizados seminário e reuniões que trataram das diretrizes e ações do PEC. As contribuições foram sistematizadas e avaliadas pela Comissão Executiva do Plano Estadual de Cultura e agora estarão disponíveis para receber contribuições de todos os setores da área cultural, bem como gestores públicos , entidades da iniciativa pública e privada, bem como de qualquer cidadão sul-mato-grossense.

Além de outros assuntos pontuais o documento também traz trinta e cinco metas que estarão disponibilizadas no ambiente virtual, dentre elas a implantação do Sistema Estadual de Cultura (SIEC), integrando em 100% os municípios com sistemas de cultura, a previsão na ampliação dos Pontos de Cultura e o aumento em 100% no emprego formal do setor cultural. Também prevê o aumento em 50% na participação da produção audiovisual independente na programação dos canais de televisão. Essas e as outras metas que estarão disponíveis para sugestões e críticas surgiram do debate de idéias que o Estado já vem realizando desde 2005, quando houve o início das discussões de um plano que pudesse nortear as políticas públicas voltadas para a área de cultura em âmbito nacional.

Nesse momento é imprescindível que a sociedade participe da construção do Plano, como forma de atender os anseios e necessidades relativos à área cultural. Para o presidente do Fórum Municipal de Cultura Victor Hugo Samúdio, “O Plano Estadual de Cultura do ponto de vista político define ações para o que Estado possa investir em cultura independente da alternância de governos”, opina.

Já para a coordenadora do processo de construção do PEC/MS, Cláudia Medeiros, é fundamental o debate com a sociedade sobre o Plano Estadual de Cultura, “Essas manifestações contribuem para o amadurecimento e o aprimoramento da política cultural do Mato Grosso do Sul”, enfatiza.

Para participar da consulta pública é só acessar o site do Plano Estadual de Cultura http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/pecms/ e clicar no ícone Consulta Pública. Será necessário preencher um cadastro com nome, CPF, e-mail e a cidade na qual o internauta reside. A consulta ficará aberta de 21 de dezembro a 20 de janeiro de 2013.
Plano Estadual de Cultura

O Plano Estadual de Cultura busca definir políticas públicas de longo prazo que assegurem os direitos culturais, a proteção e promoção do patrimônio e da diversidade cultural do Estado, bem como a ampliação do acesso à produção e a inserção da cultura em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico. Ainda prevê o estabelecimento de um sistema público e participativo de gestão e o acompanhamento e avaliação das políticas culturais. O plano estabelece políticas públicas culturais para os próximos dez anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZ
Yasmin Brunet renova o bronzeado em dia de praia de Ipanema
DOIS IRMÃOS DO BURITI
Servidores públicos flagram abuso de criança e detêm estuprador
CAPITAL
Bíblias são encontradas intactas depois de incêndio que destruiu hotel
PLANO DE MANEJO
Futuro ministro do Meio Ambiente responde por ação de improbidade
NOVA ANDRADINA
Mãe de menino com doença degenerativa pede ajuda para bazar solidário
UFMS
Abertas 74 vagas para professores substitutos com salário de até R$ 6 mil
FUTEBOL
Marta é a primeira mulher a eternizar os pés na calçada do Maracanã
OPERAÇÃO JOÃO DE BARRO
Proposta da UFGD é aprovada para o Projeto Rondon 2019
RURAL
Governo defende agricultura e turismo sustentável em Bonito e região
CAMPO GRANDE
TRE/MS mantém mandato de vereadora, acusada de infidelidade partária

Mais Lidas

DOURADOS
Criança morre no HV três dias após ser atropelada na Cachoeirinha
PREGÃO
Vereadora presa desde outubro tenta retomar cargo na Câmara de Dourados
CHAPADÃO DO SUL
Avião agrícola cai e mata piloto em cidade de MS
DOURADOS
Criança morta após acidente de trânsito teve órgãos levados para SP e Campo Grande