Menu
Busca sexta, 14 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221

Cavalgada inédita reúne devotos na Festa de São Sebastião na Capital

06 janeiro 2013 - 10h45

No dia 13 de janeiro mais de 200 cavaleiros participarão de uma cavalgada por bairros da região norte de Campo Grande em sinal de devoção a São Sebastião, o padroeiro do meio rural. A cavalgada vai ser a primeira em 63 anos da Festa de São Sebastião que acontece de 11 a 20 de janeiro e deve reunir mais de dois mil fiéis da paróquia que leva o nome do santo e está localizada no bairro Monte Carlo. Serão dez dias em que os devotos fazem suas homenagens ao participar de novenários, missas, noites de confraternização temática, quermesses e churrasco.

A cavalgada inédita é um resgate às origens da paróquia São Sebastião que foi fundada em 1936 como pagamento a uma graça recebida por um fazendeiro campo-grandense. Ele invocou o nome de São Sebastião ao ver seu rebanho ameaçado por uma peste, o gado livrou-se da doença e o fazendeiro doou a área para a construção da capela de São Sebastião, hoje matriz da paróquia, na Rua Minas Gerais. Por muito tempo, os católicos que frequentavam a igreja chegavam ao local montados em seus cavalos ou sobre charretes, pois a região era composta por propriedades rurais, como chácaras, sítios e fazendas. Hoje a comunidade é formada por residências e comércios em um local com características urbanas.

Mas, 77 anos depois da fundação da igreja São Sebastião, os cavaleiros se reúnem para acompanhar a imagem do santo em uma procissão de 17 quilômetros e mais de três horas de duração. A concentração acontece a partir das 7h e 30min na matriz da paróquia rumo ao Parque do Peão na saída para Rochedo. A cavalgada será acompanhada de perto pela cavalaria montada da Polícia Militar e organizada pela Agência Municipal de Trânsito (Agetran). Os fiéis e seus cavalos passarão por vias como Avenida Capital, Mascarenhas de Moraes e Tamandaré. “Nós somos devotos. E São Sebastião protege nossos animais. Vamos acompanhar a imagem do santo em sinal de fé”, explicou Eduardo Arcas Fernandes, proprietário do parque do Peão, onde são realizadas as etapas do Circuito do Laço Comprido (CLC) em Campo Grande. Ao final da cavalgada, no domingo 13/01, vão acontecer leilão de prendas, churrasco e baile em prol da paróquia.

São Sebastião é o padroeiro dos ruralistas e invocado pelos fiéis aflitos contra a peste, fome e epidemia. O pároco, pe. Marcelo Tenório, explica que no ano de 680, epidemia e peste assolavam Roma. Foi quando o Papa pediu que fosse realizada uma procissão com as relíquias do Santo e imediatamente as doenças cessaram. “Os portugueses trouxeram para gente essa devoção e o povo rural começou a invocar São Sebastião contra as epidemias do gado”, esclarece o pároco.

A paróquia São Sebastião está localizada na Rua Minas Gerais, 549, Bairro Monte Carlo. Telefone: 3317-4863.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZ
Bruna Griphao mostra tanquinho trincado em passeio na cachoeira
FUTEBOL
CBF sorteia primeira fase da Copa do Brasil 2019: veja os confrontos
INTERPOL
Fux manda prender Cesare Battisti e abre caminho para extradição
FRONTEIRA
Com pistola na mochila, motociclista é preso pela PRF na BR-463
ESTRATÉGIAS
Governador e embaixador do Chile discutem o Corredor Bioceânico
ROMBO
Comissão do Congresso aprova Orçamento da União para 2019
COMPROMISSO
Reinaldo Azambuja vai doar metade do salário a entidades sociais
LEI
Motoristas envolvidos em contrabando terão habilitação cassada
NAVIRAÍ
Dupla faz pastor e esposa reféns e levam caminhonete e dinheiro
CORAÇÃO
Ex-presidente Dilma passa por cirurgia para desobstruir artérias

Mais Lidas

BOAS FESTAS
Operação contra tráfico e roubo termina com cinco presos em Dourados
LUTO
Morre em Dourados empresário dono de tradicional restaurante
DOURADOS
Vereadores presos são afastados pela Justiça e suplentes assumem hoje
BOAS FESTAS
Ação conjunta mira traficantes em Dourados