Menu
Busca sábado, 22 de setembro de 2018
(67) 9860-3221

Cavalgada inédita reúne devotos na Festa de São Sebastião na Capital

06 janeiro 2013 - 10h45

No dia 13 de janeiro mais de 200 cavaleiros participarão de uma cavalgada por bairros da região norte de Campo Grande em sinal de devoção a São Sebastião, o padroeiro do meio rural. A cavalgada vai ser a primeira em 63 anos da Festa de São Sebastião que acontece de 11 a 20 de janeiro e deve reunir mais de dois mil fiéis da paróquia que leva o nome do santo e está localizada no bairro Monte Carlo. Serão dez dias em que os devotos fazem suas homenagens ao participar de novenários, missas, noites de confraternização temática, quermesses e churrasco.

A cavalgada inédita é um resgate às origens da paróquia São Sebastião que foi fundada em 1936 como pagamento a uma graça recebida por um fazendeiro campo-grandense. Ele invocou o nome de São Sebastião ao ver seu rebanho ameaçado por uma peste, o gado livrou-se da doença e o fazendeiro doou a área para a construção da capela de São Sebastião, hoje matriz da paróquia, na Rua Minas Gerais. Por muito tempo, os católicos que frequentavam a igreja chegavam ao local montados em seus cavalos ou sobre charretes, pois a região era composta por propriedades rurais, como chácaras, sítios e fazendas. Hoje a comunidade é formada por residências e comércios em um local com características urbanas.

Mas, 77 anos depois da fundação da igreja São Sebastião, os cavaleiros se reúnem para acompanhar a imagem do santo em uma procissão de 17 quilômetros e mais de três horas de duração. A concentração acontece a partir das 7h e 30min na matriz da paróquia rumo ao Parque do Peão na saída para Rochedo. A cavalgada será acompanhada de perto pela cavalaria montada da Polícia Militar e organizada pela Agência Municipal de Trânsito (Agetran). Os fiéis e seus cavalos passarão por vias como Avenida Capital, Mascarenhas de Moraes e Tamandaré. “Nós somos devotos. E São Sebastião protege nossos animais. Vamos acompanhar a imagem do santo em sinal de fé”, explicou Eduardo Arcas Fernandes, proprietário do parque do Peão, onde são realizadas as etapas do Circuito do Laço Comprido (CLC) em Campo Grande. Ao final da cavalgada, no domingo 13/01, vão acontecer leilão de prendas, churrasco e baile em prol da paróquia.

São Sebastião é o padroeiro dos ruralistas e invocado pelos fiéis aflitos contra a peste, fome e epidemia. O pároco, pe. Marcelo Tenório, explica que no ano de 680, epidemia e peste assolavam Roma. Foi quando o Papa pediu que fosse realizada uma procissão com as relíquias do Santo e imediatamente as doenças cessaram. “Os portugueses trouxeram para gente essa devoção e o povo rural começou a invocar São Sebastião contra as epidemias do gado”, esclarece o pároco.

A paróquia São Sebastião está localizada na Rua Minas Gerais, 549, Bairro Monte Carlo. Telefone: 3317-4863.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÁFICO
Mulher é flagrada com 57 quilos de maconha em duas malas
4ª BRIGADA
Dourados sedia etapa de campeonato de hipismo no final de semana
IMUNIZAÇÃO
Vacinação contra Pólio e Sarampo continua em seis municípios de MS
OPERAÇÃO NEPSIS
Ação cumpre mandados de prisão contra suspeitos de contrabando
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 22 milhões neste sábado
SIDROLÂNDIA
Contêiner cai sobre carreta e mata manobrista em frigorífico
SELEÇÃO
Continuam abertas as inscrições para concurso de professor na Uems
SERVIDOR PÚBLICO
Ação conjunta faz operação contra o crime organizado em Dourados
SAÚDE
1ª Corrida e Caminhada Vida Sem Drogas acontexce hoje em Dourados
BELA VISTA
Homem se suicida após perseguir e matar esposa a facadas

Mais Lidas

DOURADOS
Criança de 1 ano desaparece de dentro de casa no Dioclécio Artuzi
DIOCLÉCIO ARTUZI
Polícia divulga imagens de criança de 1 ano desaparecida em Dourados
PEDRO JUAN
Polícia paraguaia apreende carga de maconha com adesivos de “Lula Livre”
JARDIM AEROPORTO
Durante confronto com a PM, rapaz é baleado no tórax e morre em hospital