Menu
Busca sábado, 19 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
TRADIÇÃO

17ª edição do FestSol será realizada neste domingo no Clube Indaiá

22 outubro 2017 - 10h21Por Da Redação

O CTN (Centro de Tradições Nordestinas) realiza neste domingo, dia 22 de outubro, a 17ª edição do FestSol (Festa da Carne de Sol). O evento acontece no Clube Indaiá, entre 11 e 18 horas. 

Além das comidas típicas como sarapatel, baião de dois, creme de cabotiã, farofa de cuscuz e o churrasco de carne de sol, a festa terá ainda três grupos de forró pé-de-serra animando os participantes.

Conforme o CTN, o Trio Nordestino, Terra Seca e Canta Nordeste tocarão até as 18 horas.

O almoço será servido entre 11 e 14 horas no local. O valor do ingresso é R$ 50 e pode ser adquirido na Banca do Jaime, Água Doce Cachaçaria, Casa Nordestina, O Caldeirão, Celmiry Atelier, Maurão Materiais para Construção e Relojoaria Real.

Terra Seca

O grupo foi fundado há 19 anos e toca música regional brasileira, destacadamente ritmos de origem nordestina. Originário de Dourados, surgiu com o propósito de reinserir e cultivar, na região e em todo o Mato Grosso do Sul, a música nordestina de raiz, adotando como estilo musical o chamado forró pé de serra, proposta que mantém até hoje. 

Tem como principal fonte de inspiração os grandes expoentes do cancioneiro nordestino, iniciando pela figura maior de Luiz Gonzaga, passando por Dominguinhos, Trio Nordestino, Alceu Valença, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Nando Cordel, Gilberto Gil, Fagner e outros artistas que acabaram inserindo o forró no contexto maior da MPB.

Em sua trajetória, o Terra Seca se apresentou em diversas cidades do Estado, como:  Campo Grande, Corumbá, Coxim, Rio Verde, Caarapó, Ponta Porã, Sonora, Jateí, Fátima do Sul, Rio Brilhante, Glória de Dourados, Nova Andradina, Deodápolis, Ponta Porã, Nova Alvorada do Sul, Jardim, Itaporã, Naviraí e, principalmente, na cidade da Dourados.  

Um dos momentos mais marcantes na história do grupo foi a abertura do show de Moraes Moreira, realizado no Teatro Municipal de Dourados, durante uma das edições do projeto Temporadas Populares, em 2001. 

Trio Nordestino 


Criado em 1958 na cidade de Salvador (BA), o Trio Nordestino iniciou a formação clássica do forró, com um sanfoneiro, zabumbeiro e um triângulo para dar o toque especial. 

Os fundadores Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo) lançaram o primeiro disco em 1962, apimentando a música brasileira com o suingue, o humor e a sensualidade do sertão.

Os primeiros discos saíram pela gravadora Copacabana e traziam canções de Gordurinha ("Pau-de-arara É A Vovozinha", "Carta 100 Erros", "Carta A Maceió"), Antônio Barros ("Chililique", "Forró Pesado", "Procurando Tu"), a iniciante dupla Dominguinhos-Anastácia ("Conversa De Motorista"), além do próprio Lindú, nome artístico de Lindolfo Barbosa. "Procurando Tu" foi o maior sucesso do Trio Nordestino, no início dos anos 70, chegando a vender cerca de um milhão de discos.
 
Atualmente o grupo é formado pelos herdeiros musicais Luiz Mário – triângulo e voz (filho de Lindú, um dos fundadores do grupo), Coroneto - zabumba (neto de Coroné, também fundador da banda) e Beto Sousa – sanfoneiro (afilhado de Lindú). 

O grupo já gravou com grandes representantes da música popular brasileira: Fagner, Alceu Valença, Bezerra da Silva, Elba Ramalho, Dominguinhos, Alcione, Flavio José, Santana, Genaro, Silvério Pessoa, Zeca Baleiro, Estakazero, Adelmário Coelho, Luiz Caldas,Targino Gondim, entre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÉRIAS
Sob efeito do álcool, afogamentos são comuns até para quem sabe nadar
CAMPO GRANDE
Bandidos que morreram em confronto com a polícia são identificados
INTERNACIONAL
Explosão de oleoduto no México deixa pelo menos 20 mortos
OPORTUNIDADE
Projovem Urbano está com processo seletivo aberto para profissionais da área de educação
IVINHEMA
Homem denuncia roubo e moto é recuperada rapidamente
SEGURANÇA PÚBLICA
Ação policial "sitia" fronteira para evitar ataques criminosos
BRASIL
"Estou do lado da verdade", diz repórter que acusa Datena de assédio sexual
DOURADOS
Empresários pedem melhorias na geração de energia no Distrito Industrial
FUTEBOL
São Paulo e Santos entram em campo hoje no início do Paulistão
DOURADOS
Movimento prepara “carta de cassação” contra vereadores investigados por corrupção

Mais Lidas

POLÍCIA
Rapaz é preso acusado de realizar ‘disk-droga’ em Dourados
DOURADOS
Investigado por corrupção, Idenor Machado volta a ser preso
FAKE NEWS
Eleandro Passaia é chamado para depor em caso de morte de jogador Daniel
DOURADOS
Consumidores reclamam dos valores nas contas e prometem protesto contra a Energisa