Menu
Busca domingo, 25 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221

Copom inicia hoje reunião que deve cortar os juros

16 dezembro 2003 - 09h34

O Banco Central deve cortar a taxa básica de juros (Selic) novamente este mês, ante sinais de que a inflação segue sob controle e de que a recuperação econômica não está ocorrendo tão fortemente como se esperava, mostrou uma pesquisa realizada na última sexta-feira. O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne nesta terça e quarta-feira para decidir o futuro da taxa. Dos 20 economistas ouvidos entre quarta e quinta-feira da semana passada, 14 prevêem uma queda de 1 ponto percentual, para 16,5%, enquanto 6 estimam corte de 1,5 ponto - o mesmo de novembro. No entanto, alguns dos economistas que apostam em queda de 1 ponto não descartam uma redução de 1,5 ponto. Na reunião anterior, o Copom cortou os juros em 1,5 ponto percentual. "A economia está pedindo mais um corte... Os números da produção industrial (de outubro) ajudaram a deixar mais evidente que aquela recuperação forte que o governo esperava no último trimestre está em dúvida", afirmou Alexsandro Barbosa, economista da consultoria Global Invest. Na reunião de novembro, o BC surpreendeu o mercado com um corte de 1,5 ponto percentual, que levou a taxa Selic para 17,5% ao ano. Após dados mais fracos que o esperado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre e do desemprego em outubro, o IBGE informou na semana passada que a produção industrial caiu 0,5% em outubro contra setembro, interrompendo três meses de alta. Os índices de inflação, por outro lado, continuam mostrando leituras favoráveis. A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,34% em novembro e vem se mantendo abaixo de 1% desde abril. Esta é a última reunião do Copom este ano. O Comitê volta a reunir-se em 20 e 21 de janeiro.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS
Com oferta de veículos e equipamentos agrícolas, Governo realizará 1° leilão do ano
NOVA ALVORADA DO SUL
Motorista alcolizado perde controle e colide carro em muro de delegacia
Jovem de 24 anos colidiu o carro que conduzia contra o muro da Delegacia de Polícia Civil, de Nova Alvorada do Sul, distante 120 quilômetros de Campo Grande, por volta das 18h de ontem (24), na Rua Dorivaldo Monteiro Nogueira, no Centro.
CAPITAL
Pichadores detidos pela GM são autuados pela PMA
FAMOSOS
Decotada, Kim Kardashian quase mostra demais
PRAZO
Programa Vencendo o Medo de Dirigir está com inscrições abertas
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran- MS), em parceria com a Clínica Escola de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oferece o programa Vencendo o Medo de Dirigir, para auxiliar homens e mulheres que possuem medo, nervosismo e insegurança para dirigir.
EDUCAÇÃO
Inscrição para financiamento estudantil em universidade paga termina quarta
REGIÃO
PMA autua pecuarista em R$ 132 mil por desmatamento ilegal
TRÁFICO
Jovem é flagrada com maconha em ônibus
INTERNACIONAL
Combates na Síria continuam e deixam 3 mortos, após resolução de trégua da ONU
Pelo menos três civis morreram e 26 ficaram feridos neste domingo (25) em bombardeios e ataques de artilharia contra a região de Ghouta Oriental, reduto da oposição na periferia de Damasco, horas depois de a ONU ter exigido o fim imediato das hostilidades. As informações são da EFE.
REGIÃO
Governo de MS deve homologar situação de emergência em Aquidauana e Miranda
Governo do estado deve reconhecer na próxima semana a situação de emergência em Aquidauana e Miranda, dois municípios que sofrem os efeitos das inundações provocadas pelas chuvas dos últimos dias.

Mais Lidas

WILLIAM DENTE PODRE
Ladrão baleado após atirar contra a polícia morre em hospital
NOVO HORIZONTE
Foragido da Justiça é preso após trocar tiros com policiais em Dourados
DOURADOS
Idoso morre ao ser atropelado na Monte Alegre
FÁTIMA DO SUL
População faz protesto e pedem Justiça no caso Débora