Menu
Busca segunda, 10 de agosto de 2020
(67) 99659-5905

Comissão da Câmara conclui votação de projeto que regulamenta TV paga

09 dezembro 2009 - 17h53

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara concluiu nesta tarde a votação do Projeto de Lei nº 29, o PL 29, que propõe a regulamentação única para as mídias de TV por assinatura e abre espaço para que as operadoras de telecomunicações prestem esse serviço.

O texto-base do projeto foi aprovado na última quarta-feira, ficando cinco destaques para serem votados hoje. Nenhum deles foi aprovado, inclusive um que propunha a eliminação do polêmico artigo que cria cotas para produção nacional.

O texto segue para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, depois vai à votação no Senado e, por último, passa por sanção presidencial para, só então, entrar em vigor.

A chamada "Nova Lei da TV por Assinatura" pretende aumentar a competição do mercado de TV por assinatura e criar um marco regulatório unificado para todos os meios --TV a cabo, a rádio, ou a satélite. O texto é de 2007.

Um dos temas mais polêmicos do projeto é a criação de cotas para conteúdo nacional. O projeto determina que, em todos os pacotes comercializados, a cada três canais de espaço qualificado, ao menos um seja brasileiro. O canal brasileiro terá a obrigação de veicular, no mínimo, 12 horas diárias de conteúdo produzido no Brasil, sendo três horas e meia durante o horário nobre.

"Nós temos que estabelecer que, pelo menos no nosso mercado, a nossa produção tenha primazia, tenha prioridade, e isso, na nossa avaliação, não vai ser feito às custas de impactos nos custos do serviço para os cidadãos", afirmou o relator do projeto, o deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE).

Além da abertura de espaço para a veiculação do conteúdo nacional, o projeto propõe a criação de uma política de fomento à produção de conteúdo audiovisual nacional e independente, com a ampliação das fontes de recursos para o setor. Outro destaque propunha a eliminação do artigo que determina o estímulo ao fomento da produção nacional.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPEONATO BRASILEIRO
Santos sai na frente, mas vê Bragantino empatar nos acréscimos
TRÁFICO DE DROGAS
Após perseguição, polícia apreende 300 quilos de maconha
INTERNACIONAL
Polícia entra em confronto com manifestantes em Beirute
CULTURA
Mostra traz 98 filmes de 24 países sobre questões ambientais e sociais
CORONAVÍRUS
Itália tem 463 novos casos de Covid-19 e duas mortes em 24 horas
OPINIÃO
Autossuficiência que almejamos
PANDEMIA
Brasil registra 3 milhões de casos de coronavírus e 101 mil mortes
BRASILEIRÃO
Flamengo é derrotado pelo Atlético-MG com gol contra de Filipe Luís
FUTEBOL
STJD aceita pedido do Goiás e partida contra o São Paulo é adiada
INTERNACIONAL
Doadores prometem ajuda humanitária “importante” ao Líbano

Mais Lidas

DOURADOS
Homicídio ocorreu após madrugada de farra e confusões na Jaguapiru
PANDEMIA
Paciente internado em Dourados morre de coronavírus
DOURADOS
Equipe do Samu se desloca para atender vítima de facadas em bairro
PANDEMIA
Cerca de 90% douradenses diagnosticados com Covid estão recuperados