Menu
Busca segunda, 19 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
Clube Indaiá - Janeiro 2018
SAÚDE PÚBLICA

Vigilância Sanitária inicia ações de conscientização ao uso de antibióticos

14 novembro 2017 - 16h20Por Da Redação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, em parceria com as coordenadorias municipais, iniciou esta semana um cronograma de ações voltadas ao uso consciente de antibióticos. As ações fazem parte da Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos, realizada de dia 13 a 17 de novembro, com o objetivo de engajar a sociedade e os diversos órgãos em saúde sobre a resistência aos antibióticos e suas consequências na saúde pública.

Em Mato Grosso do Sul, as coordenadorias municipal e estadual, com o apoio das Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), farão visitas aos principais hospitais de Campo Grande (HRMS, Santa Casa, HU e Hospital da Cassems) para orientações e distribuição de material informativo junto às equipes médicas dos hospitais.

Já na manhã de quinta-feira (16.11), a Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária estará na Praça Ary Coelho com acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na ação “Farmacêuticos na Praça”, onde serão distribuídos materiais informativos para a população e também ações de fiscalização em drogarias em que há suspeitas ou denúncias de venda de antibióticos sem receita médica.

Superbactérias e mobilização nacional

Os antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar as doenças provocadas por elas. A resistência aos antibióticos é um mecanismo para se defenderem quando são expostas repetidas vezes e por longos períodos aos antibióticos. Uma defesa natural das bactérias que pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação. Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos tanto na saúde humana quanto dos animais. Por isso, está cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções, onde a resistência aos antimicrobianos está sendo considerada uma das maiores preocupações globais em saúde pública

Convocando a sociedade para esse enfrentamento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) promove a Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos. Com o tema “Procure recomendação de um profissional de saúde qualificado antes de tomar antibióticos”, a semana mundial de uso consciente dos antibióticos busca alertar a sociedade para esse recurso precioso. Antes de tomá-los, é importante que as pessoas busquem orientação. Isso não só garante que os pacientes tenham o melhor tratamento, mas o uso responsável de antibióticos também ajudará a reduzir a ameaça de resistência aos antibióticos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SEGURANÇA PÚBLICA
Sejusp e PRF vão compartilhar dados em MS
CAMPO GRANDE
Supermercado pode ser multado por fazer propaganda enganosa
ITAQUIRAÍ
Contador é executado com cinco tiros em MS
ESTRUTURA
MPE quer raio-x para vistoriar bagagem despachada no Aeroporto de Bonito
PUBLICAÇÕES
Editora da UFGD lança edital para publicação de obras comemorativas
TEMPO
Chuva de fevereiro já ultrapassa média prevista para o mês
POLÍCIA
PRF recupera na BR-262 veículo roubado e clonado em Cuiabá
APÓS ATO DE SELVAGERIA
Atacante do Operário que espancou gandula é punido pelo clube
CASA VERDE
Motorista contratado em Dourados é preso com 1t de maconha
REGIÃO
Hospital de Antônio João receberá novos equipamentos hospitalares

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é encontrado gravemente ferido em estrada vicinal
CORONEL SAPUCAIA
Empresário é assassinado com sete tiros na região de fronteira
AMAMBAI
Mulher sai para pegar milho e morre a tiros em estrada vicinal
CENAS LAMENTÁVEIS
Gandula é espancado por jogador em clássico no Morenão