Menu
Busca terça, 11 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
UEMS/UFGD

Universidades promovem III Seminário em Educação, Gênero, Raça e Etnia

10 novembro 2019 - 11h04Por Da Redação


A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), realizam de 19 a 22 de novembro o III Seminário Sul-mato-grossense em Educação, Gênero, raça e Etnia. Juntamente com o evento, também será realizado o I Seminario Diálogo TRansnacionais, Saberes Decoloniais, Lutas Antirracistas e Antipatriarcais.

Os eventos, que serão no mês alusivo a Consciência Negra, abordarão como temática: "Novas Formas de Enfrentamento do Racismo, Xenofobia e Discriminações Correlatas são Necessárias". A programação contará com palestras, mini-cursos, Simpósios Temáticos, oficinas, arte e debates. O objetivo é promover a discussão e a difusão de conhecimentos acerca das questões que envolvem a diversidade cultural, étnica, racial, das desigualdades entre mulheres e homens, mas também das masculinidades não hegemônicas e da diversidade sexual e de gênero (para além da matriz hétero(cis)sexual), as desigualdades econômicas e de nacionalidades.

Os eventos são coordenados pela Professora Cintia Santos Diallo, que ressalta a importância do debate sobre o assunto. "O cenário local e global de avanço do capital e do conservadorismo, bem como das formas mais perversas de exclusão, como da xenofobia, racismo e discriminações múltiplas, tem exigido dos segmentos democráticos a reflexão e construção de novas formas de resistências e enfrentamentos, que abarquem modos outros de produção de saberes e maneiras de ser, agir, existir e sentir gestadas a partir dos países Sul".

A III edição do Seminário propõe debates sobre: Os saberes feministas; A produção de pesquisadores negras/os e indígenas em diversos áreas do conhecimento; Acesso e permanência no Ensino Superior; Corpo, racismo e direitos humanos; Religiões de matrizes africanas, entre outros.

Ainda segundo a docente, os Seminários se configuram como eventos de resistência num cenário conservador com o intuito de estimular no ambiente acadêmico e, para além dele, debates sobre os modos como os múltiplos marcadores da diferenciação e das desigualdades social, política, cultural e econômica, operam ou não de modo interseccional, na construção da geopolítica do conhecimento científico e suas epistemologias, na produção das violências, discriminações, exclusões de negros/a negras, mulheres, indígenas, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais- LGBTQ+, imigrantes e populações empobrecidas.

Inscrições

As inscrições obedecerão os seguintes prazos: ouvintes terão o prazo de 14/10/2019 a 17/11/2019. Quem tiver como objetivo a apresentação de trabalhos, deve se inscrever de 14/10/2019 a 15/11/2019. Serão ofertados certificados.

Mais informações podem ser acessadas no site do evento, neste link: http://eventos.sistemas.uems.br/pagina/p/iii-seminario-em-educacao-genero-raca-e-etnia-2018/programacao.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TACURU
Motorista morre prensado após bater em trator na rodovia MS-295
DANOS MORAIS
Justiça manda União indenizar Dallagnol por ofensas de Gilmar Mendes
CAPITAL
Servidor da Saúde morre de covid-19 e colegas lamentam "descaso"
EMPREGO
País tem 95 concursos públicos abertos para mais de 10 mil vagas
BRASILEIRAO
CBF anuncia mudanças no protocolo de testes para a Covid-19
RACHADINHA
Defesa de Fabrício Queiroz entra com pedido de liberdade no Supremo
CAMPO GRANDE
‘Preferia morrer ali do que ir com eles’, desabafa mulher vítima de sequestro
INTERNACIONAL
Discurso de Trump é interrompido após tiro do lado de fora da Casa Branca
CORONAVÍRUS
Técnico de enfermagem é o 4º profissional da Saúde morto em Corumbá
JUSTIÇA
Consumidor tem direito de troca imediata de bem essencial ao trabalho

Mais Lidas

REGIÃO
Professora morre ao ter moto atingida por carro
DOURADOS
Suspeito de atropelar motociclista durante racha na BR-163 se apresenta à polícia
DOURADOS
Acidente entre carro e moto deixa homem em estado gravíssimo
FRONTEIRA
Ex-lutador de MMA é executado a tiros em confraternização