Menu
Busca quarta, 20 de novembro de 2019
(67) 9860-3221
UEMS/UFGD

Universidades promovem III Seminário em Educação, Gênero, Raça e Etnia

10 novembro 2019 - 11h04Por Da Redação


A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), realizam de 19 a 22 de novembro o III Seminário Sul-mato-grossense em Educação, Gênero, raça e Etnia. Juntamente com o evento, também será realizado o I Seminario Diálogo TRansnacionais, Saberes Decoloniais, Lutas Antirracistas e Antipatriarcais.

Os eventos, que serão no mês alusivo a Consciência Negra, abordarão como temática: "Novas Formas de Enfrentamento do Racismo, Xenofobia e Discriminações Correlatas são Necessárias". A programação contará com palestras, mini-cursos, Simpósios Temáticos, oficinas, arte e debates. O objetivo é promover a discussão e a difusão de conhecimentos acerca das questões que envolvem a diversidade cultural, étnica, racial, das desigualdades entre mulheres e homens, mas também das masculinidades não hegemônicas e da diversidade sexual e de gênero (para além da matriz hétero(cis)sexual), as desigualdades econômicas e de nacionalidades.

Os eventos são coordenados pela Professora Cintia Santos Diallo, que ressalta a importância do debate sobre o assunto. "O cenário local e global de avanço do capital e do conservadorismo, bem como das formas mais perversas de exclusão, como da xenofobia, racismo e discriminações múltiplas, tem exigido dos segmentos democráticos a reflexão e construção de novas formas de resistências e enfrentamentos, que abarquem modos outros de produção de saberes e maneiras de ser, agir, existir e sentir gestadas a partir dos países Sul".

A III edição do Seminário propõe debates sobre: Os saberes feministas; A produção de pesquisadores negras/os e indígenas em diversos áreas do conhecimento; Acesso e permanência no Ensino Superior; Corpo, racismo e direitos humanos; Religiões de matrizes africanas, entre outros.

Ainda segundo a docente, os Seminários se configuram como eventos de resistência num cenário conservador com o intuito de estimular no ambiente acadêmico e, para além dele, debates sobre os modos como os múltiplos marcadores da diferenciação e das desigualdades social, política, cultural e econômica, operam ou não de modo interseccional, na construção da geopolítica do conhecimento científico e suas epistemologias, na produção das violências, discriminações, exclusões de negros/a negras, mulheres, indígenas, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais- LGBTQ+, imigrantes e populações empobrecidas.

Inscrições

As inscrições obedecerão os seguintes prazos: ouvintes terão o prazo de 14/10/2019 a 17/11/2019. Quem tiver como objetivo a apresentação de trabalhos, deve se inscrever de 14/10/2019 a 15/11/2019. Serão ofertados certificados.

Mais informações podem ser acessadas no site do evento, neste link: http://eventos.sistemas.uems.br/pagina/p/iii-seminario-em-educacao-genero-raca-e-etnia-2018/programacao.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JARDIM PANTANAL
Jovem é preso após bater na mãe em Dourados
CONCURSO
UEMS abre vagas para professores em Cassilândia e Dourados
DOURADOS
Justiça manda reconstituir homicídio e adia júri popular de acusado
Educação
Conheça a solução Digital Mindset, oferecida pela Wizard Dourados
MACAÚBA
Homem é preso após exibir espingardas em bar
REFORMA
Senado aprova PEC Paralela da Previdência em segundo turno
TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Ex esperou mulher chegar de curso para tentar matá-la no Estrela Verá
DOURADOS
Homem contrata trans, diz não ter dinheiro para pagar e tem máquina de cartão roubada
POLÍTICA
Câmara articula manter DPVAT e multa por falta de cadeirinha para criança
ESPORTES
JEJ: Atletas de mais quatro modalidades viajam hoje para Blumenau

Mais Lidas

ESTELIONATO
Suspeita de aplicar golpes em Dourados é presa na Paraíba
OPERAÇÃO PATRON
Dono de loja de importados na fronteira também é alvo de operação
DOURADOS
Nove homens acusados pela morte de interno da PED vão a júri nesta quarta
RIO BRILHANTE
Vítima de acidente em rodovia morre em hospital de Dourados