quinta, 28 de março de 2024
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

UEMS oferece aulas gratuitas de Capoeira e Danças Populares

22 novembro 2019 - 22h05Por Da Redação

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), por meio da Proec (Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários), oferece aulas gratuitas de Capoeira e de Danças Populares de origem afro-brasileira a toda a comunidade. As aulas são às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 horas às 20h30, na Casa da Cultura, no Centro de Dourados.  

As aulas são ministradas pelo Mestre Macaúba, em parceria com o Instituto Cultural Malungo de Capoeira. As inscrições podem ser feitas na Casa da Cultura, das 07h30 às 16h30, ou pelo telefone 3902-2636. As aulas são indicadas para crianças, maiores de 5 anos, adolescentes e adultos.

Capoeira

É uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. Geralmente, é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. 

Danças Populares

Samba de Roda

É uma dança originalmente de culto aos orixás e caboclos, entidades espirituais africanas. Esse estilo está intimamente relacionado à roda de capoeira, que envolve também músicas e lutas. Atualmente, essa manifestação artística está presente em todas as partes do Brasil. Apesar de ser baseado nas tradições africanas, também envolve alguns aspectos da cultura portuguesa, por meio da viola, do pandeiro e da língua utilizada nas canções.

Maculelê

É uma dança de origem africana que simula uma luta tribal que utiliza dois bastões como “arma”. A esses bastões dá-se o nome de grimas ou esgrimas. A música do maculelê é composta por percussão e canto. A dança é de forte expressão dramática, destinada a participantes do sexo masculino,  e leva o ritmo dos atabaques, além de cânticos em dialetos africanos.

Puxada de Rede

O ritual “Puxada de Rede” é executado artisticamente por diversos grupos de Capoeira do Brasil. Ele retrata e sintetiza a pesca com rede, do peixe conhecido como xaréu (peixe de carne escurecida abundante nas costas do Nordeste Brasileiro). Trata-se de um episódio de trabalho árduo, temperado com muita poesia, religiosidade, música e festa. O ritual é embalado pelo canto, às vezes alegre, às vezes triste, que evocam entidades protetoras.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo