Menu
Busca sexta, 14 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221
MS

TRE-MS premia os vencedores do III Concurso de Redação

18 setembro 2017 - 18h35

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul realizou, na manhã desta segunda-feira (18), a premiação dos vencedores do III Concurso de Redação do projeto "TRE na Escola Cidadã".

O evento, realizado no plenário do Tribunal, contou com a presença do presidente em exercício do TRE-MS, desembargador João Maria Lós; o secretário-adjunto de Estado de Educação, Josimário T. Derbli da Silva; o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MS, Daniel Castro Gomes da Costa; a ouvidora do TRE-MS, Telma Valéria Curiel Marcon; o juiz membro do TRE-MS, Andrei Meneses Lorenzetto, além de outras autoridades. Diretores, professores e alunos das escolas dos cinco primeiros colocados também compareceram à cerimônia.

O aluno Lucas de Ávila Mendes, que ficou em primeiro lugar, ressaltou, em sua fala, a importância dos jovens de hoje aprenderem a discutir política e contribuir com a democracia por meio do voto, para que no futuro eles possam evitar crises, como as que acontecem atualmente, e os efeitos da má gestão. "Sou grato a projetos como esse, que incentivam o desenvolvimento dos estudantes. E que o projeto continue sendo executado, para que outros alunos tenham a mesma oportunidade que tive", acrescentou Lucas.

O secretário-adjunto de Estado de Educação, Josimário T. Derbli da Silva, exaltou a importância da parceria do TRE-MS com o Governo do Estado na realização do projeto. "A redação é uma forma muito individualista de expressar a opinião. Muito mais que uma mera introdução, desenvolvimento e conclusão de um texto, ela é o ato de expressar aquilo que cada um vive, aquilo que cada um pensa. Eu diria até que a redação é uma arte de pintar através das letras um sonho ou um horizonte novo", finalizou o secretário-adjunto.

Ao final, o presidente em exercício do TRE-MS, desembargador João Maria Lós, disse que se sente feliz em ver o plenário cheio de estudantes, de modo que eles conheçam o trabalho do Tribunal. Sobre a importância do projeto acrescentou que "Esse projeto que nós estamos desenvolvendo na sua terceira edição, desde 2011 estamos trabalhando nisso, visa basicamente à conscientização e o amadurecimento político de uma geração de estudantes. Nós precisamos construir um Brasil melhor."

Premiação

Os cinco primeiros colocados, além da escola a qual pertence o primeiro colocado receberam os seguintes prêmios:

1º - Lucas de Ávila Mendes – nota 9,8 – EE Professora Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira - celular Iphone 6S; (clique para ver a redação)

1º - EE Professora Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira – Teclado Musical e celular Sansung Galaxy J7;

2º - Amanda da Silva Duarte - nota 9,55 – EE General Malan - Play Station 4; (clique para ver a redação)

3º - Ana Luiza de Souza Rezende – nota 9,5 – EE João Carlos Flores - celular Sansung Galaxy J7; (clique para ver a redação)

4º - José Augusto Cardoso Costa – nota 9,4 – EE Maestro Heitor Villa Lobos - Tablet e Telescópio; (clique para ver a redação)

5º - Luane Louise de Souza Amorin – nota 9,12 – EE General Malan - Tablet (clique para ver a redação)

O projeto

Voltado aos estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino, o projeto, realizado pelo TRE – MS em parceria com o Governo do Estado, tem como objetivo divulgar aos jovens o processo eleitoral, despertando a importância do voto ético e consciente, proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos e deveres no exercício da cidadania.

Além do concurso de redação, que neste ano teve como tema a "Participação Política: Direito e Dever do Cidadão", também fazer parte do projeto palestras nas escolas e faculdades, com treinamento nas urnas eletrônicas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZ
Bruna Griphao mostra tanquinho trincado em passeio na cachoeira
FUTEBOL
CBF sorteia primeira fase da Copa do Brasil 2019: veja os confrontos
INTERPOL
Fux manda prender Cesare Battisti e abre caminho para extradição
FRONTEIRA
Com pistola na mochila, motociclista é preso pela PRF na BR-463
ESTRATÉGIAS
Governador e embaixador do Chile discutem o Corredor Bioceânico
ROMBO
Comissão do Congresso aprova Orçamento da União para 2019
COMPROMISSO
Reinaldo Azambuja vai doar metade do salário a entidades sociais
LEI
Motoristas envolvidos em contrabando terão habilitação cassada
NAVIRAÍ
Dupla faz pastor e esposa reféns e levam caminhonete e dinheiro
CORAÇÃO
Ex-presidente Dilma passa por cirurgia para desobstruir artérias

Mais Lidas

BOAS FESTAS
Operação contra tráfico e roubo termina com cinco presos em Dourados
LUTO
Morre em Dourados empresário dono de tradicional restaurante
DOURADOS
Vereadores presos são afastados pela Justiça e suplentes assumem hoje
BOAS FESTAS
Ação conjunta mira traficantes em Dourados