Menu
Busca quarta, 18 de julho de 2018
(67) 9860-3221
MS

TRE-MS premia os vencedores do III Concurso de Redação

18 setembro 2017 - 18h35

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul realizou, na manhã desta segunda-feira (18), a premiação dos vencedores do III Concurso de Redação do projeto "TRE na Escola Cidadã".

O evento, realizado no plenário do Tribunal, contou com a presença do presidente em exercício do TRE-MS, desembargador João Maria Lós; o secretário-adjunto de Estado de Educação, Josimário T. Derbli da Silva; o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MS, Daniel Castro Gomes da Costa; a ouvidora do TRE-MS, Telma Valéria Curiel Marcon; o juiz membro do TRE-MS, Andrei Meneses Lorenzetto, além de outras autoridades. Diretores, professores e alunos das escolas dos cinco primeiros colocados também compareceram à cerimônia.

O aluno Lucas de Ávila Mendes, que ficou em primeiro lugar, ressaltou, em sua fala, a importância dos jovens de hoje aprenderem a discutir política e contribuir com a democracia por meio do voto, para que no futuro eles possam evitar crises, como as que acontecem atualmente, e os efeitos da má gestão. "Sou grato a projetos como esse, que incentivam o desenvolvimento dos estudantes. E que o projeto continue sendo executado, para que outros alunos tenham a mesma oportunidade que tive", acrescentou Lucas.

O secretário-adjunto de Estado de Educação, Josimário T. Derbli da Silva, exaltou a importância da parceria do TRE-MS com o Governo do Estado na realização do projeto. "A redação é uma forma muito individualista de expressar a opinião. Muito mais que uma mera introdução, desenvolvimento e conclusão de um texto, ela é o ato de expressar aquilo que cada um vive, aquilo que cada um pensa. Eu diria até que a redação é uma arte de pintar através das letras um sonho ou um horizonte novo", finalizou o secretário-adjunto.

Ao final, o presidente em exercício do TRE-MS, desembargador João Maria Lós, disse que se sente feliz em ver o plenário cheio de estudantes, de modo que eles conheçam o trabalho do Tribunal. Sobre a importância do projeto acrescentou que "Esse projeto que nós estamos desenvolvendo na sua terceira edição, desde 2011 estamos trabalhando nisso, visa basicamente à conscientização e o amadurecimento político de uma geração de estudantes. Nós precisamos construir um Brasil melhor."

Premiação

Os cinco primeiros colocados, além da escola a qual pertence o primeiro colocado receberam os seguintes prêmios:

1º - Lucas de Ávila Mendes – nota 9,8 – EE Professora Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira - celular Iphone 6S; (clique para ver a redação)

1º - EE Professora Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira – Teclado Musical e celular Sansung Galaxy J7;

2º - Amanda da Silva Duarte - nota 9,55 – EE General Malan - Play Station 4; (clique para ver a redação)

3º - Ana Luiza de Souza Rezende – nota 9,5 – EE João Carlos Flores - celular Sansung Galaxy J7; (clique para ver a redação)

4º - José Augusto Cardoso Costa – nota 9,4 – EE Maestro Heitor Villa Lobos - Tablet e Telescópio; (clique para ver a redação)

5º - Luane Louise de Souza Amorin – nota 9,12 – EE General Malan - Tablet (clique para ver a redação)

O projeto

Voltado aos estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino, o projeto, realizado pelo TRE – MS em parceria com o Governo do Estado, tem como objetivo divulgar aos jovens o processo eleitoral, despertando a importância do voto ético e consciente, proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos e deveres no exercício da cidadania.

Além do concurso de redação, que neste ano teve como tema a "Participação Política: Direito e Dever do Cidadão", também fazer parte do projeto palestras nas escolas e faculdades, com treinamento nas urnas eletrônicas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Fugitivo é preso com arma na cintura durante ronda
AUTORIZAÇÃO RESTRITA
STF autoriza Cristiane Brasil a participar de reunião do PTB
TAILÂNDIA
"Javalis Selvagens" contam aventura dos 12 dias em caverna
SEM PLANO "B"
CBF aguarda resposta de Tite até o fim de semana
ESTATÍSTICA
Brasil teve mais de 21 mil assassinatos de janeiro a maio de 2018
BONITO
PMA autua fazendeiro em R$ 47 mil por desmatamento ilegal de cinco áreas de vegetação nativa
FICÇÃO/REALIDADE
Crime de Suzane Von Richthofen vai virar filme
SEGURANÇA PÚBLICA
Agepen regulamenta realização de escoltas por agentes penitenciários
MINISTÉRIO PÚBLICO
Recomendação estabelece parâmetros para avaliação de membros do MPE
FUTEBOL AMADOR
Interdistrital prossegue domingo com clássico em Vila Vargas

Mais Lidas

DUPLO HOMICÍDIO
Duas pessoas são assassinadas em Dourados
DOURADOS
Dupla em Corsa branco teria executado homens em Sitioca
DUPLO HOMICÍDIO
Polícia identifica uma das vítimas de assassinato em Dourados
DOURADOS
Acusado de matar mecânico confessa assassinato de homem no Flórida