Menu
Busca domingo, 22 de abril de 2018
(67) 9860-3221
INSTRUÇÃO

TCE orienta servidores e gestores públicos sobre Contabilidade e Fiscalização

10 novembro 2017 - 10h26Por Da Redação

Seguindo a proposta de uma gestão moderna, ágil, pedagógica e com o foco na prevenção, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, participa da “XII Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (SECOFEM)”.

O evento nacional que reúne servidores e gestores públicos dos Estados, Municípios e Tribunais de Contas de todo o País, que atuam em rotinas de Contabilidade e Responsabilidade Fiscal, bem como profissionais que lidam com contabilidade aplicada ao setor público, está sendo realizado desde o dia 06 de novembro e termina hoje (10). 

A Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios tem como objetivo, reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em Demonstrativos Fiscais e outros assuntos afins no âmbito Estadual e Municipal, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos, tais como o uso da informação de custos, operações de crédito, transferências voluntárias, o pacto federativo, a convergência aos padrões internacionais da contabilidade pública, o plano de implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Sistema de Informações Contábeis e Fiscal do Setor Público Brasileiro (SICONFI), dentre outros.

O evento que conta com palestras, debates, aulas expositivas e exercícios de fixação práticos, é fruto de uma parceria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Escola de Administração Fazendária (ESAF), Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul (CRC/MS) e conta com o apoio da Universidade Anhanguera (UNIDERP), Câmara Municipal de Campo Grande  e  APROCAP. 

Representando o TCE-MS desde a manhã desta quinta-feira (09/11), estão os auditores de controle externo, Eliene da Costa Lopes Reynaldo e José Ricardo Paniagua Justino, que ministram a oficina com o tema “Sistema de Prestação de Contas Eletrônicas TCE-MS- e-Contas, Sicom”. No primeiro momento da apresentação, os instrutores expuseram sobre a história do Tribunal de Contas, bem como suas competências. 

Dentre os diversos assuntos abordados pelos auditores de controle externo do TCE-MS, está a competência do Tribunal de Contas para realizar a fiscalização e os objetivos alcançados e esperados. Os participantes da oficina, também puderam conhecer sobre o Portal dos Jurisdicionado e também foram tiradas as dúvidas sobre Como Prestar Contas.

Os auditores de controle externo Eliene da Costa e José Ricardo Paniagua, ainda explicaram com detalhes sobre as práticas que competem aos Tribunais de Contas, tais como: Julgar (contas dos administradores; aqueles que derem causa a perda, extravio, irregularidade que cause prejuízo ao erário); Opinar (Parecer Prévio nas contas do chefe do Executivo); Fiscalizar (A aplicação de quaisquer recursos oriundos de convênios, acordo, ou ajuste, por meio de Auditorias e Inspeções de natureza COFOP); Corrigir (Assinar prazo para providências, emissão de prazo para adoção de providências); Sancionar (Aplicação de multa por irregularidade, por descumprimento de determinação ou por obstrução a fiscalizações). 

Os auditores ainda explanaram sobre a competência – Pedagógica - do Tribunal de Contas. Na ocasião, os instrutores falaram a respeito dos diversos programas, cursos, publicações e seminários que o TCE-MS vem desenvolvendo na atual administração do presidente-conselheiro Waldir Neves, no esforço em promover um Tribunal mais preventivo e pedagógico, focado na capacitação tanto de seus servidores, bem como do gestor público. 

O evento ainda segue nesta sexta-feira (10) com os temas: Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público – DCASP;  Lançamentos Contábeis Típicos da Administração Pública; Relatório de Gestão Fiscal – RGF I;  Modelo de Implantação de Custo Regime Próprio de Previdência Social – RPPS – Parte I; Relatório de Gestão Fiscal – RGF II; Modelo de Implantação de Custos – Parte II; Regime Próprio de Previdência Social – RPPS – Parte II.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Homem ainda não identificado morre após bater motocicleta em poste
ITINERANTE
Carreta da Justiça realiza exames de DNA e 63 casamentos em Tacuru
MEIO AMBIENTE
Homens são multados em R$ 2,5 mil por pesca ilegal no rio Verde
FUTEBOL
Corumbaense perde por 2 a 0 na estreia da série D do Brasileirão
CAMPO GRANDE
Homem é assassinado a golpes de faca no interior de sobaria
ELEIÇÕES
Paraguai escolhe novo presidente com candidato de direita favorito
SOCIAL
Clube Indaiá de Dourados promove "Costelão Dançante" neste domingo
CAMPO GRANDE
Idoso morre em hospital depois de cair do telhado de residência
TEMPO
Domingo de sol com algumas nuvens em Dourados. não chove
UAUUUU!!
De lingerie, Mel Fire posa sensual e garante ser totalmente natural

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Homem morre após cair com veículo em rio
JARDIM GUANABARA
Homem é preso acusado de abusar de criança em Dourados
CAMPO GRANDE
Mulher morre ao ser arremessada de caminhonete
DOURADOS
Adolescente que comprava maconha no Paraguai para revender é apreendido