Menu
Busca quarta, 26 de junho de 2019
(67) 9860-3221
HABILIDADES GERAIS

Softs skills estão em alta no mercado e podem se tornar prioridade na contratação

14 junho 2019 - 11h43Por Da Redação

Muitas pessoas acreditam que o futuro das profissões está em aprender a programar, mas isso não é necessariamente verdade. As chamadas “soft skills” estão em alta no mercado e podem tornar-se prioridade na contratação.

Um dos principais proponentes das soft skills em detrimento da programação fora do TI é ninguém menos que Jeff Weiner, CEO do LinkedIn. No lugar de código, Weiner afirma que o que os novos empreendedores devem buscar são habilidades sociais, incluindo comunicação oral, formação de equipes e habilidades de liderança.

Weiner explicou melhor sua posição em uma entrevista para o site Business Insider. "Por mais poderosa que a inteligência artificial venha a ser e esteja se tornando, ainda estamos a quilômetros de distância dos computadores sendo capazes de replicar e substituir a interação humana e o toque humano".

Ainda de acordo com Wiener, há um "incentivo maravilhoso" para as pessoas desenvolverem essas habilidades, porque esses trabalhos serão "mais estáveis por um período muito maior".

O que são soft skills?

Ao contrário das chamadas hard skills, que são as habilidades técnicas adquiridas através do estudo e desenvolvimento acadêmico específico para cada profissão, as soft skills são habilidades gerais que servem para todas as carreiras.

De acordo com o renomado Business Dictionary, é possível afirmar que as soft skills são “um grupo de habilidades essenciais que envolvem o desenvolvimento de uma base de conhecimento, nível de conhecimento e mentalidade cada vez mais necessários para o sucesso no ambiente de trabalho moderno”.

Essas habilidades são subjetivas, de difícil identificação e estão atreladas a características sociais e emocionais dos funcionários. São características como liderança, habilidade de comunicação e negociação, comando sobre linguagem e linguagem corporal, resiliência, capacidade de aprendizado e até mesmo personalidade de maneira geral.

De acordo com Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy e um dos fundadores da Associação Brasileira de Startups, as empresas costumavam contratar pelo currículo e demitir pelo comportamento.  

Isso significa que os funcionários eram contratados graças às hard skills e demitidos em função da deficiência de soft skills, mas o crescimento da importância dessas habilidades tem feito com que elas sejam testadas já nas entrevistas de emprego.

Como desenvolver soft skills?

Considerando a importância dessas características, é muito importante saber cultivá-las. Existem diversas formas diferentes de desenvolver as soft skills. Por exemplo, o poker é um dos esportes que mais cresce no país e pode ajudar a melhorar várias dessas habilidades. Esse esporte da mente ajuda seus praticantes a aprenderem como entender melhor o risco, disciplina de aprendizado e especialmente habilidades de negociação e saber quais discussões valem ou não a pena, uma característica essencial relacionada a comunicação eficaz e não-agressiva.

Por exemplo, durante uma palestra no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, a embaixadora do PokerStars e jornalista Maria Konnikova mostrou como é possível utilizar a lógica do poker para negociar melhor, especialmente em entrevistas de emprego.
"Fora do poker você precisa pensar... quem são as pessoas que têm vantagem de posição sobre você, quem vai tomar a decisão em segundo lugar?", afirmou Konnikova.

"Há sempre uma vantagem de ser o segundo em qualquer negociação ... quando alguém diz 'quanto você gostaria de ganhar?', seria muito ingênuo da sua parte dizer 'Bem, essas são minhas expectativas de salário'. Você deve tentar desviar deles, levá-los a lançar o primeiro número, porque você não quer ancorá-los muito baixo. Há um enorme benefício a ser obtido com a posição" completou.

Além do poker, também é possível desenvolver as soft skills participando de atividades extracurriculares em que seja necessário se comunicar de forma constante, como o teatro ou outras atividades em grupo.

Outra forma de treinar essas habilidades é conhecer e conversar com o maior número de pessoas com todos os tipos de histórias de vida e classes sociais. Já que dessa forma é possível aprender a se relacionar com pessoas diferentes e descobrir muitas coisas novas.

Finalmente, também é possível aprimorar as soft skills em conjunto das hard skills através de um curso, especialização ou até mesmo aulas de uma língua estrangeira. Já que esses cursos possibilitam diversas oportunidades de interação social.

Importância das soft skills só deve aumentar no futuro

Todos os principais locais de trabalho modernos exigem que todos os funcionários possuam soft skills. Por sua natureza subjetiva, muitas vezes elas podem ser consideradas mais difíceis de adquirir do que as hard skills, mas existem diversas formas de fazer isso e, sem elas, as habilidades profissionais e experiência são muito menos valiosas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Organização que fraudava tributos federais é alvo de operação da PF
FRONTEIRA
Estudante de medicina morre por suspeita de dengue hemorrágica
DOURADOS
Mulher é presa com mala 'recheada' com maconha
FUTEBOL
Brasil abre amanhã contra Paraguai as quartas de final da Copa América
DOURADOS
Sessões de novos julgamentos de vereadores na Câmara terão o mesmo rito
INTERNACIONAL
Militar da Aeronáutica é preso com drogas em aeroporto na Espanha
CAMPO GRANDE
Quarentena do Aquário do Pantanal se transforma em laboratório com destaque internacional
POLÍCIA
Três motos são furtadas de mulheres em Dourados
BOA AÇÃO
Hemocentro de Dourados estará aberto ao público no sábado
PREVISÃO
Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas em 47 municípios de MS

Mais Lidas

DOURADOS
Trans e namorado são presos suspeitos de extorquir cliente após programa
FRONTEIRA
Homem assassinado em estacionamento de shopping é ex-policial
DOURADOS
Jovem morre ao bater moto contra carreta parada no Água Boa
DOURADOS
Homem escapa de tiros na Vila Toscana; ex-namorada e o atual dela seriam os autores