Menu
Busca domingo, 18 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
REGIÃO

Senar/MS oferece curso de Produção Artesanal de Alimentos em três municípios de MS

03 julho 2015 - 17h15

Da Redação

Um estudo publicado pela Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e o Ibope -Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística revelou que a procura por alimentos mais nutritivos e saudáveis teve aumento de 32% nos últimos anos no Brasil. Para qualificar produtores rurais sobre esse tipo de alimentação, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul oferece capacitação em Produção Artesanal de Alimentos em três municípios este mês: Ponta Porã, de 14 a 15 de julho, no Banco de Alimentos; Miranda, de 17 a 18 de julho, no Forte de Coimbra; e Jardim, de 23 a 24 de julho, no Centro Comunitário.

Segundo a nutricionista e instrutora do Senar/MS, Ocalícia Tiago Campos, o objetivo do curso é preparar receitas saudáveis utilizando, principalmente, alimentos encontrados na região e aproveitá-los da melhor forma possível. “O enfoque é usar os alimentos na sua totalidade. Além disso, a alimentação saudável traz vários benefícios para saúde, como por exemplo, o controle do peso, dos níveis sanguíneos e da pressão arterial”, explica. O curso deverá qualificar 36 produtores familiares, habilitando-os no preparo dos alimentos, higienização, armazenamento e elaboração do cardápio, além de dez diferentes receitas.

Apesar da intenção em manter uma alimentação saudável e equilibrada, cerca de 50% da população brasileira não consome alimentos em casa devido à correria do dia-a-dia. O consumo médio atual de frutas, verduras e legumes pela população brasileira é menos da metade das 400 gramas por dia recomendadas pela OMS - Organização Mundial da Saúde. “A comida industrializada é repleta de corantes, conservantes e outros nutrientes em excesso que acabam prejudicando a saúde, como o sódio. Uma porção do miojo, por exemplo, tem 1.900 mg de sódio”, relata Ocalícia.

A instrutora do Senar/MS explica que, além de diminuir os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes, a alimentação saudável também contribui para a redução dos níveis de estresse. Alguns hábitos alimentares acabam contribuindo para o agravamento do quadro e até para uma piora da saúde de um modo geral. “A alimentação saudável feita em casa diminui o estresse e melhora o humor, pois permite a elaboração de um cardápio equilibrado com alimentos que auxiliam na produção de serotonina”, afirma.

O Senar oferece 73 qualificações em Mato Grosso do Sul na semana de 13 a 18 de julho, com 748 produtores inscritos. Para mais informações, acesse o site www.senarms.org.br ou entre em contato pelo (67) 3320-9700.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Comissão sobre Escola sem Partido faz nova tentativa de votar relatório
POLÍTICA
Em encontro com Maia e Bolsonaro, governadores defendem votação de projetos para enfrentar crise
ECONOMIA
União já pagou este ano R$ 3,5 bi em dívidas atrasadas dos estados
TRÊS LAGOAS
Homem cai em golpe ao tentar comprar carro na internet
MATO GROSSO DO SUL
Edital para inserção de jovens no mercado de trabalho está aberto até dezembro
Processo visa a seleção de entidades que possam atuar, em parceria com a SED, no acompanhamento de estudantes, matriculados no ensino médio, para a atuação profissional.
TV
Samantha Schmütz celebra papel dramático em 'Carcereiros': 'Porta para o público me ver de uma maneira diferente'
CAPITAL
Motorista sem CNH fura sinal, foge da polícia e acaba preso dentro de casa
BRASIL
Defensoria Pública pede à Justiça manutenção de regras do Mais Médicos
FAMOSA
Susana Vieira abre o jogo sobre luta contra a leucemia: “Perguntei ao médico quando vou morrer”
CAPITAL
Mais de 20 acidentes foram registrados nesta madrugada em Campo Grande

Mais Lidas

DOURADOS
Bandido armado faz arrastão do Flórida ao Centro durante a noite
DOURADOS
Dupla desobedece ordem de parada, é perseguida e acaba presa em flagrante por porte de arma
CAMPO GRANDE
Homem se joga do 9° andar de hotel luxuoso na Capital
NOVA ALVORADA DO SUL
Acidente entre dois veículos termina com dois feridos e BR-163 interditada