Menu
Busca quarta, 13 de novembro de 2019
(67) 9860-3221
PALESTRA

SAD integra atividades da Semana Nacional dos Arquivos

16 junho 2019 - 09h45Por Da redação

A Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização integrou as atividades relacionadas à Semana Nacional dos Arquivos em Campo Grande, com palestra conduzida pela servidora Doralice Martins, da Coordenadoria de Gestão Documental (CGD). Com o tema “Representação da Informação: do analógico ao digital”, Doralice Martins destacou os desafios dos governos em instituir mecanismos de preservação documental, diante das constantes mudanças trazidas pela tecnologia.

“Backup não é garantia de preservação, por isso voltamos nossas atenções à discussão de novas formas de preservação de documentos, afinal, a tecnologia avança rapidamente e os formatos de arquivo mudam na mesma velocidade”, destaca Dora, ao expor o engajamento do Governo do Estado nas iniciativas de aprimoramento da Gestão Documental para o cumprimento da legislação e a consequente garantia de acesso do cidadão à informação.

Segundo a servidora, mais de 37 comissões foram constituídas para avaliar a massa documental produzida pela administração estadual, bem como efetivar as políticas na área. “A SAD tem liderado uma série de iniciativas que visam a organização e o acesso a documentos importantes para a sociedade e para a administração pública, medidas estas que, melhoram a política de Gestão Documental e asseguram transparência nas ações governamentais”, reforça o titular da SAD, Secretário Roberto Hashioka.

Além de atender as normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivos, Mato Grosso do Sul também é referência na área, por compartilhar experiências bem-sucedidas do Estado com outros entes da federação através de formações e também por instituir comissões de avaliação documental em todas as unidades gestoras da administração pública estadual.

No Estado, as ações são lideradas pela Coordenadoria de Gestão Documental, órgão vinculado à SAD, que tem a coordenação de Doralice Martins, historiadora com experiência de quatro décadas na área e responsável pela CGD desde 2011. Também integram a coordenadoria, os servidores Simery Jana, Lisandra Pagnoncelli, Philipi Tinelo e Geni Pasinotto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EMERGENTES
Bolsonaro recebe hoje líderes do Brics para reunião de cúpula do bloco
RIO BRILHANTE
Mulher tem orelha cortada pelo marido durante agressões dentro de casa
EDUCAÇÃO
Inep divulga nesta quarta-feira os gabaritos oficiais do Enem
BELA VISTA
Suspeito de estupro é atropelado, agredido e morto a facadas
TEMPO
Quarta-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados
TRÊS LAGOAS
Homem não aparece para trabalhar e é encontrado morto em fazenda
LIMITE MAIOR
Senado Federal aprova saque do FGTS de até R$ 998; texto vai à sanção
ANTT
Agência adia decisão sobre redução de pedágio na rodovia BR-163
POLÍTICA
Comissão vota contra MP que desobriga publicar balanços em jornais
CAMAPUÃ
Polícia prende motorista com 732 quilos de maconha em rodovia

Mais Lidas

DOURADOS
Morto em acidente prestava serviços a indústria e teria invadido pista contrária
DOURADOS
Homem sofre acidente de trabalho e morre após ter 80% do corpo queimado
DOURADOS
Polícia prende cadeirante que comandava quadrilha formada por menores
DOURADOS
Ex-secretário de Saúde e empresário são levados à PED e defesas tentam liberdade