Menu
Busca quinta, 17 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
ASSEMBLEIA

Retirada da Laguna será relembrada em sessão solene nesta quarta

26 junho 2019 - 08h48Por Da Redação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promove, nesta quarta-feira (26), sessão solene para a entrega da comenda "Coronel Pedro José Rufino". O evento homenageará 26 personalidades que tenham contribuído para a construção e enriquecimento da cultura de Mato Grosso do Sul. A solenidade será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 19h.

A honraria é concedida em alusão àqueles que se destacaram durante a batalha da Retirada da Laguna, na Guerra da Tríplice Aliança, um dos episódios que marcou a Guerra do Paraguai, ocorrida entre 1864 e 1870.

Os homenageados foram indicados pelas instituições de ensino superior do Estado e pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria de Cultura de MS.

Pedro José Rufino

De acordo com a justificativa do projeto, que deu origem a Resolução 3/2016, o nome de coronel Rufino foi escolhido para a comenda devido à relevante contribuição do militar ao Mato Grosso do Sul. Consta no documento que Pedro José Rufino se distinguiu pela “inteligência, zelo, interesse, probidade, franqueza, lealdade, solicitude, disciplina, comando, capacidade de suportar os sofrimentos, audácia, firmeza, constância, assiduidade, prestígio, serviço e dedicação”. A resolução foi proposta pelo ex-deputado Junior Mochi.

Nascido na Bahia, coronel Rufino ingressou no serviço militar no Rio de Janeiro, de onde partiu para atuar na defesa da fronteira do território sul-mato-grossense por quatro décadas - período em que participou da Guerra do Paraguai, também chamada de Guerra da Tríplice Aliança. Em 1863, o Governo Imperial concedeu-lhe o diploma de Cavaleiro da Ordem de São Bento de Avis, por reconhecimento de seus méritos, e o Hábito da Ordem de Cristo em 1866, pelos serviços prestados na fronteira de Miranda, onde teve início a invasão paraguaia. Também recebeu a Medalha "Constância e Valor".

Posteriormente, exerceu liderança política representando os valores republicanos em nome da preservação do patrimônio público.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UEMS
Terminam hoje as inscrições do workshop “Redação de Patentes - Além dos Guias”
JUDICIÁRIO
Supremo julga nesta quinta-feira prisão após segunda instância
DINHEIRO NOVO
Pagamento do Pis/pasep aos nascidos em outubro começa nesta quinta
Carreta carregada com material bélico do Exército tomba na divisa com MS
TEMPO
Quinta-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados
INVESTIMENTO
MEC vai liberar mais R$ 43 milhões para 96 obras em universidades
UEMS
Semana Técnica de Computação acontece de 21 a 25 de outubro
SAÚDE
Senado aprova obrigação de exame em 30 dias para diagnóstico de câncer
FERRAMENTA
Banco do Brasil lança cartão para escolas públicas comprarem merenda
UFGD
Centro de Formação abre 50 novas vagas para Cursinho Pré-vestibular

Mais Lidas

POLÍCIA
Irmãos são detidos após polícia encontrar droga no Jardim Flórida
DOURADOS
Ciclista morre no HV após ser atropelado por ônibus
DOURADOS
UPA passa a atender apenas casos de urgência e emergência
EXPULSÃO
Chefão do narcotráfico é entregue à Polícia Federal brasileira