Menu
Busca sexta, 24 de janeiro de 2020
(67) 9860-3221
EDUCAÇÃO

Reitores assinam termo de cooperação entre UEMS e Mackenzie

11 junho 2019 - 20h05Por Da redação

O Reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Fábio Edir dos Santos Costa, e o Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto, assinaram, nesta segunda-feira, dia 10 de junho, um convênio para intercâmbio e cooperação técnica, científica e cultural entre as Instituições. A assinatura do documento foi realizada na sede da UEMS, em Dourados.

O convênio estabelece o intercâmbio e a cooperação para a realização de pesquisas, ações de ensino e extensão, troca de informações, atividades culturais, consultoria, desenvolvimento e prestação de serviços, integrados em áreas de interesse comuns das duas Universidades.

"Mato Grosso do Sul, juntamente com a região Centro-Oeste do Brasil, vive um momento de protagonismo em diversas ações de inovação, principalmente nos aspectos sociais e econômicos, e as Universidades estão diretamente ligadas a isso", destacou o Reitor da UEMS.

Durante sua fala, Fábio Edir dos Santos Costa destacou alguns dos projetos protagonizados pela Universidade, como o Projeto "UEMS Acolhe", voltado para o acolhimento de migrantes e refugiados, e também a "UniRILA - Rede Universitária da Rota de Integração Latino-americana", que é coordenada pela UEMS e que conta com a participação de mais cinco Universidades de Mato Grosso do Sul, além de Universidades da Argentina, do Chile e do Paraguai. "A Mackenzie certamente somará com todos esses projetos", afirmou.

“Com esse convênio, as duas Universidades se propõem a uma parceria para a troca de experiências, intercâmbio de professores, intercâmbio de alunos, além de projetos de pesquisa de comum interesse. Será uma parceria muito importante, sobretudo dentro do contexto da UniRILA, a Rota de integração Latino-americana em que a UEMS está muito envolvida, creio que a Mackenzie pode contribuir muito com esse projeto, sobretudo na área do Direito, em função do programa que temos de Direito Político e Econômico, que é multidisciplinar e bastante abrangente”, explicou o Reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto.

Logo após a solenidade, o Reitor da Mackenzie proferiu uma palestra com o tema "Ciência e Inovação Tecnológica: Desafios no Brasil" para os pesquisadores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UEMS.

"Os desafios são muitos. As universidades brasileiras, de uma forma geral, tem um potencial muito grande que não é devidamente explorado. Quando falamos em inovação tecnológica, falamos, necessariamente, em uma integração entre Universidade, Governo e Setor Empresarial e de Serviço. Um trabalho conjunto. Um país não se desenvolve sem inovação, sem investimento em inovação", destacou. 

A palestra foi realizada no auditório do Bloco G da UEMS de Dourados.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE
Motociclista morre ao colidir contra poste em bairro de Campo Grande
VILA FORMOSA
Projeto “Mais Movimento”, reduz índices de doenças crônicas
POLÍCIA
Grávida, adolescente de 15 anos briga com padrasto e o agride a facadas
JUSTIÇA
TRT ratifica obrigação da Eldorado adequar jornada de motoristas
POLÍCIA
Contrabandista ligado a doleiro que agia na fronteira é expulso do Paraguai
ITINERANTE
Carreta da Justiça atende 383 pessoas na volta do serviço em 2020
CAPITAL
Polícia fecha boca de fumo que funcionava como desmanche de motos
DOURADOS
Prefeitura intensifica parceria com piscicultores para ampliar produção
SEGURANÇA
Ministério Público libera Morenão para partidas do Estadual de Futebol
SERVIÇO
Detran/MS suspende emplacamento para implantação da Nova PIV

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Pai e filha moradores de Dourados morrem em acidente no Paraná
VILA ROSA
Homem morre após ser atingido por facada no pescoço em bairro de Dourados
TRÁFICO
‘Espaço de lazer’ em Dourados era usado para guardar drogas e abrigar fugitivos
DOURADOS
Assassinato na Vila Rosa aconteceu por ciúmes durante manutenção em porta