O Reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Fábio Edir dos Santos Costa, e o Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto, assinaram, nesta segunda-feira, dia 10 de junho, um convênio para intercâmbio e cooperação técnica, científica e cultural entre as Instituições. A assinatura do documento foi realizada na sede da UEMS, em Dourados.
O convênio estabelece o intercâmbio e a cooperação para a realização de pesquisas, ações de ensino e extensão, troca de informações, atividades culturais, consultoria, desenvolvimento e prestação de serviços, integrados em áreas de interesse comuns das duas Universidades.
"Mato Grosso do Sul, juntamente com a região Centro-Oeste do Brasil, vive um momento de protagonismo em diversas ações de inovação, principalmente nos aspectos sociais e econômicos, e as Universidades estão diretamente ligadas a isso", destacou o Reitor da UEMS.
Durante sua fala, Fábio Edir dos Santos Costa destacou alguns dos projetos protagonizados pela Universidade, como o Projeto "UEMS Acolhe", voltado para o acolhimento de migrantes e refugiados, e também a "UniRILA - Rede Universitária da Rota de Integração Latino-americana", que é coordenada pela UEMS e que conta com a participação de mais cinco Universidades de Mato Grosso do Sul, além de Universidades da Argentina, do Chile e do Paraguai. "A Mackenzie certamente somará com todos esses projetos", afirmou.
“Com esse convênio, as duas Universidades se propõem a uma parceria para a troca de experiências, intercâmbio de professores, intercâmbio de alunos, além de projetos de pesquisa de comum interesse. Será uma parceria muito importante, sobretudo dentro do contexto da UniRILA, a Rota de integração Latino-americana em que a UEMS está muito envolvida, creio que a Mackenzie pode contribuir muito com esse projeto, sobretudo na área do Direito, em função do programa que temos de Direito Político e Econômico, que é multidisciplinar e bastante abrangente”, explicou o Reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto.
Logo após a solenidade, o Reitor da Mackenzie proferiu uma palestra com o tema "Ciência e Inovação Tecnológica: Desafios no Brasil" para os pesquisadores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UEMS.
"Os desafios são muitos. As universidades brasileiras, de uma forma geral, tem um potencial muito grande que não é devidamente explorado. Quando falamos em inovação tecnológica, falamos, necessariamente, em uma integração entre Universidade, Governo e Setor Empresarial e de Serviço. Um trabalho conjunto. Um país não se desenvolve sem inovação, sem investimento em inovação", destacou.
A palestra foi realizada no auditório do Bloco G da UEMS de Dourados.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Brasil mantém posição no Índice de Desenvolvimento Humano em 2019

Homem capota veículo carregado de maconha após fugir da polícia

MPE quer reunião com gestores para solucionar fila de espera do Raio-X

Para alguns alunos de Dourados, o futuro da Educação já é realidade

Serc empata com Aquidauanense e conquista o Estadual Feminino

Menu exclusivo de Natal no Cheiro Verde para confraternizar com colegas de trabalho, amigos e família.
Semana começa com mais de 600 vagas de emprego em MS; Dourados tem 25 oportunidades

Sul-africana é coroada Miss Universo 2019 e fala contra o racismo

Idoso é assassinado de forma brutal e tem moto roubada na fronteira

Semana começa chuvosa e temperatura fica abaixo de 20ºC
Mais Lidas
ESPORTERússia é banida por doping e está fora de Tóquio 2020 e de Mundiais

Armas, munições e veículo são apreendidos em abordagem na fronteira
Duplas agem e levam celulares de vítimas em assaltos
