Menu
Busca quarta, 23 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
PROJETO FLORESTINHA

Projeto realiza Educação Ambiental para alunos em Bandeirantes, Campo Grande e São Gabriel

18 setembro 2017 - 14h05

Dia 21 de setembro é o dia Internacional da Árvore e a PMA, por meio do Projeto Florestinha, Policiais e parceiros, como a MS GÁS, começaram desde o dia (11), e vai até o dia 22 de setembro, trabalhos de Educação Ambiental em Campo Grande e em duas cidades do Interior (São Gabriel do Oeste e Bandeirantes).

Os trabalhos de Educação Ambiental iniciaram-se na cidade de São Gabriel do Oeste, em parceria com a Prefeitura Municipal, com uma equipe do Projeto Florestinha da Capital, que atendeu entre os dias 11 a 15, um total de 1.885 alunos das seguintes escolas: Escola Municipal Ênio Carlos Bortolini (420 alunos), Escola Municipal Senador Filinto Muller (49), Fundação Educacional Cristo Redentor (111), Escola Municipal Nilma Glória Gerace Gazineu (503), Escola Municipal Pingo de Gente (340) e Escola Municipal Armelindo Tonon (462).

Bandeirantes

A partir de hoje (18), estão sendo atendidas escolas do município de Bandeirantes, com prioridades às escolas rurais. Agora pela manhã na cidade está sendo atendido o CEINF, cujos alunos também serão atendidos à tarde. Amanhã (19) será atendida a Escola Municipal Rural José de Anchieta; no dia 20 a Escola Municipal Rural José Bonifácio e; nos dias 21 e 22 serão atendidas as escolas urbanas municipais Leontina Luciana da Silva; Patotinha, Ernesto Sólon Borges e João Ribeiro Guimarães. A perspectiva é de atendimento de 1700 alunos em Bandeirantes.

Os trabalhos de Educação Ambiental são executados em forma de oficinas didáticas com as seguintes temáticas:

Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.

Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.

Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.

Casa da Energia, trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

Trilhas ecológicas, as trilhas já existem dentro do Parque. Nelas as crianças do Projeto Florestinha farão passeio com alunos, discutindo a importância da vegetação, bem como discutindo os problemas relativos ao desmatamento desregrado, visto que toda a área do parque era constituída por processos erosivos (Somente na Capital – Duas sedes do Projeto Florestinha).

Capital

18 a 21 de Setembro – Todas às manhãs, das 8h00 às 10h50, com a mesma metodologia de Oficinas didáticas, na sede da Unidade do Projeto Florestinha no Parque Estadual Matas do Segredo, serão realizadas as atividades de Educação Ambiental para 300 alunos das redes Municipal e Estadual da Capital.

Dia 18 – CEINF Marcos Roberto.

Dia 19 – Escola Estadual Fennix.

Dias 20 e 21 – Escola Estadual Delpiano.

Quarta-feira (20) e quinta-feira (21), equipes do Projeto Florestinha receberão 100 alunos de escolas da Capital, no Parque Cônsul Assaf Trad, seguindo o mesmo modelo de oficinas citadas. Durante as atividades na semana foram plantadas 200 mudas nativas no Parque. Durante o plantio serão realizadas palestras pelos Florestinhas para as crianças, com discussões sobre a importância da vegetação, problemas relativos aos desmatamentos, tais como: erosões, assoreamento, degradação de fauna, etc.
Dias 20 e 21 – Escola Estadual Delpiano.

















Deixe seu Comentário

Leia Também

CHAPADÃO DO SUL
Motociclista morre após ser atingido por carro e arremessado contra muro
ÓLEO
Senadores pedem declaração de emergência ambiental no Nordeste
AMAMBAI
Homem é suspeito de esfaquear a filha após ser denunciado por estuprá-la
PRAZO
Submissão de trabalhos para Jornada de Linguística vai até o dia 30
NOVA ALVORADA
Pastor evangélico é esfaqueado dentro de igreja após culto
EDUCAÇÃO
Enem para privados de liberdade registra mais de 40 mil inscritos
JUSTIÇA
Comparsa de homicídio de adolescente vai a júri nesta quarta-feira
SEU BOLSO
Aneel sobe tarifa da bandeira vermelha e reduz da amarela em Novembro
COXIM
Mãe é presa após estrangular filho de 3 anos com fio de energia
EMPREGO
Marinha abre inscrições para profissionais com ensino superior completo

Mais Lidas

HAYEL BON FAKER
Homens são presos fazendo sexo em via pública em Dourados
DOURADOS
Três são presos após ‘batida’ em ‘boca de fumo’ no Jardim Pantanal
DOURADOS
“Se não pagar vocês não vão dormir, não vão ter paz”, ameaçou professora indígena presa por extorsão
DOURADOS
Suspeito de extorsão em área de conflito, policial é levado ao Presídio Militar da capital