segunda, 18 de março de 2024
Dourados
29ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COZINHA EXPERIMENTAL

Primeiro curso de 2019 leva receitas para eliminar toxinas do organismo

22 março 2019 - 09h20Por Da Redação

O cronograma de cursos para 2019 do programa de prevenção “Cozinha Experimental” teve início na última terça-feira (19), com o tema “Cozinha Detox, Alimentos que Nutrem”. O primeiro curso do ano ensinou receitas que ajudam a desintoxicar e eliminar substâncias prejudiciais ao organismo. O programa busca despertar o interesse por uma alimentação mais saudável para gerar mais qualidade de vida e, desde 2017, também é realizado em Dourados.

Na Capital, o curso acontece na Rua Abrão Júlio Rahe, 97, e em Dourados, no Centro de Prevenção em Saúde da Cassems, que fica na Rua Mato Grosso, 1470, entrada lateral pela Rua Onofre Pereira de Matos, no Jardim Climax. Para se inscrever, o beneficiário deve ligar no (67) 3382-8584, Campo Grande, e (67) 3033-8350, Dourados. O valor da inscrição é de R$ 30,00.

A beneficiária Dalva Rocha realizou, recentemente, uma cirurgia bariátrica e para fazer uma reeducação alimentar veio ao curso por convite de um amigo. “Eu vim com meu amigo, como ele sabe que eu fiz cirurgia bariátrica há sete meses, me convidou. Eu estou reeducando a minha alimentação para ser mais saudável possível e aqui eu estou aprendendo a me alimentar de uma maneira mais saudável, além do que, são receitas gostosas que a gente pode fazer em casa, como o espaguete de cenoura”.

O amigo de Dalva, Cleber Ledesma, mesmo já conhecendo o programa de prevenção, também nunca havia participado do curso. Segundo ele, vai levar para dentro de casa o que aprendeu na Cozinha.

“Eu já pretendia participar do curso, porém, foi meio complicado encaixar os horários por causa do serviço, mas hoje consegui. Eu já fiz outros cursos para aprender alguma coisa nova na cozinha e, participar da Cozinha Experimental, já estava nos meus planos. Eu gosto muito cozinhar e vou tentar fazer em casa o que aprendi aqui”.

Já Viviane Lima é frequentadora antiga dos cursos da Cozinha Experimental. Ela conta que as receitas aprendidas no programa de prevenção já fazem a diferença na alimentação da sua família. “Eu acredito que o saber é uma coisa muito importante e eu estou em busca de melhorar o cardápio da minha família. Eu já participei de vários cursos e as receitas aprendidas aqui realmente mudam a nossa alimentação, agrega alimentos novos e eu já fiz várias em casa”.

A nutricionista e a coordenadora da Cozinha Experimental, Melissa de Andrade, conta que depois 7 anos de existência, o espaço onde acontecem os cursos passou melhorias para melhor receber os participantes.

“Hoje, tanto a Cozinha Experimental quanto o Centro de Prevenção, completam 7 anos de existência. E nesses anos que estamos à frente da Cozinha, a gente sempre buscou dar uma cara nova aos cursos sem mexer muita coisa, porém, nesse ano resolvemos mudar a estrutura. Agora, ela é mais exposta para as pessoas verem o que acontece. Porque, apesar de ser um programa bem conhecido, algumas pessoas que frequentam o Centro não sabem o que é. Então, a gente colocou vidro e elas veem e sabem o que é. Enfim, ficou mais atrativo.

Melissa explica ainda o que o programa vai oferecer de novidades aos participantes em 2019. Além dos temas tradicionais e com direcionamentos específicos, como os cursos especiais para diabéticos e hipertensos, nesta edição, teremos temas mais abrangentes.

“O tema do nosso primeiro curso de 2019 é Cozinha Detox que, como o próprio nome já diz, a gente busca alimentos que visam desintoxicar e liberar toxinas nocivas do nosso organismo. Ela não tem muita diferença de outras dietas, a diferença é que a gente elimina totalmente alimentos industrializados, como o açúcar branco, a farinha refinada, além dos laticínios em geral. A gente sempre trabalha com temas específicos, mas, esse ano, eu trouxe um tema novo que é alimentação saudável para o dia a dia, ou seja, um tema que não é direcionado para quem tem uma patologia e, sim, para qualquer pessoa aprender a se alimentar melhor no dia a dia e que ela consiga fazer esses pratos em casa”.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, salienta que a prevenção sempre norteou as ações da Caixa dos Servidores e o Centro de Prevenção, bem como a “Cozinha Experimental”, são bons exemplos de como a prevenção é o melhor caminho para uma vida mais saudável. 

“A importância do Centro de Prevenção, que hoje completa 7 anos, é aquela que a gente sempre tem destacado, que é promover a saúde, fazer com que todos os beneficiários da Cassems tenham uma vida longa e com qualidade. Esse é o grande objetivo da Caixa dos Servidores e é por isso que a gente incentiva tanto os programas de prevenção, como a Cozinha Experimental, e a criação de Centros de Prevenção para que todos nós tenhamos a oportunidade de buscar uma alimentação de melhor qualidade, praticar atividade física e, com isso, melhorar a nossa vida”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida
AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio
FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

FUTEBOL

Campeão da Libertadores, Flamengo jogará Mundial Sub-20

JUSTIÇA

Homem que matou esposa de policial aposentado é condenado a 24 anos

POLÍTICA

Na 7ª sessão, vereadores de Dourados aprovam 11 novos projetos de lei

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

CENTRO

Ex-funcionário é preso após furtar dinheiro em guichê da rodoviária em Dourados

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá