Menu
Busca quinta, 17 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
EDUCAÇÃO

Prazo para solicitar inscrição gratuita em processo seletivo do IFMS termina dia 20

17 outubro 2017 - 16h20

Termina nesta sexta-feira, 20, o prazo para que candidatos às vagas dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) solicitem a gratuidade da inscrição no Exame de Seleção 2018. O benefício vale para quem cursou ou cursa o 9º ano do ensino fundamental em escola pública.

Para solicitar o benefício é simples: no ato da inscrição, que deve ser feita exclusivamente pela internet, o candidato deve selecionar o item “Isenção de pagamento da taxa de inscrição”.

Para comprovar que cursou ou cursa o 9º ano na rede pública, o estudante deve anexar no sistema de inscrição uma declaração de matrícula ou de conclusão emitida pela escola. O histórico escolar também é aceito para quem já concluiu o ensino fundamental.

A lista com os nomes dos beneficiados deverá ser publicada no dia 27 de outubro, na Central de Seleção do IFMS, onde também é possível consultar o edital de abertura do processo seletivo. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

O candidato que tiver o pedido negado, deverá pagar a taxa de inscrição – no valor de R$ 20,00 – até o dia 6 de novembro.

Inscrições no Exame de Seleção 2018 – Devem ser feitas até 3 de novembro, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS.

Metade das vagas é reservada a quem cursou todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Nesse caso, o candidato deverá informar no ato da inscrição que “estudou todos os anos em escola pública”. Para mais informações sobre o assunto, o interessado deverá ler atentamente ao item 2 do edital.

No anexo II do edital está disponibilizada a tabela completa dos cursos e vagas, com as divisões para candidatos de ampla concorrência e das ações afirmativas.

Vagas – Para 2018, o IFMS abriu 1.390 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio em dez municípios.

Nessa modalidade, estudante faz o ensino médio e as disciplinas do curso técnico ao mesmo tempo. Depois de formado, pode ingressar em uma universidade ou tentar uma vaga no mercado de trabalho.

São nove opções de cursos: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. Há vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Podem concorrer às vagas candidatos que concluíram o ensino fundamental até a data da matrícula no IFMS, prevista para dezembro. O interessado também deve ter CPF em seu nome, já que o número deverá ser informado na inscrição.

As informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página do Exame de Seleção 2018: www.ifms.edu.br/exame.

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail exame@ifms.edu.br.

Prova – Será aplicada no dia 19 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS possui campus.

A prova terá 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. 
 
O gabarito deverá ser divulgado no dia seguinte à seleção. O resultado final e a primeira chamada devem ser publicados no dia 12 de dezembro.

As aulas terão início no primeiro semestre do ano letivo de 2018.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ATENÇÃO
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana em MS
BALANÇO
Guarda apreendeu quase 2t de drogas na rodoviária de Dourados em 2018
EMBOSCADA
Dupla morta em atentado foi executada a tiros de pistola 9mm
BRASIL
Brasil bate recorde de mortes violentas em 2017
NOVELA
Nova personagem de Letícia Persiles aparece no presente em ‘Espelho da Vida’
TOMA LÁ, DA CÁ!
Comitiva do PSL com dois parlamentares de MS na China é chamada de "semianalfabeta" por "guru" de Bolsonaro
VINGANÇA
Após execução, fronteira entra em alerta para “guerra sangrenta” por domínio do tráfico
ATAQUE
Jornalista sofre 3º atentado em três anos e tem carro incendiado
ESTADO
16 cidades de MS fecham 2018 sem nenhum homicídio
ACORDO
Novo tratado de extradição Brasil - Argentina agiliza trâmites

Mais Lidas

DOURADOS
Rapaz assassinado em emboscada foi preso por tentativa de furto a caixa eletrônico
NOVA LEI
Multa mínima para quem capturar Dourado na próxima temporada de pesca será de R$ 2,7 mil
INQUÉRITO CIVIL
Denúncia leva MP investigar recursos destinados à Saúde de Dourados
DOURADOS
Seis são apontados por participação em emboscada que matou interno do Semiaberto