Menu
Busca domingo, 21 de abril de 2019
(67) 9860-3221
NÚCLEO DO TRÁFICO

PF faz operação em MS e dois Estados e desarticula esquema chefiado por brasileiro aliado das FARC

24 junho 2015 - 17h15

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (24) a Operação Mosaico, com o objetivo de desmantelar organização criminosa que trazia cocaína e maconha dos países produtores e as revendia na capital paulista, para posterior remessa a África e Europa.

A intenção é cumprir 19 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão, nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

O líder da organização criminosa é um brasileiro, que, a partir do Paraguai, entre os anos de 2000 e 2004, foi responsável pela remessa de cocaína ao Brasil, utilizando-se principalmente de um esquema envolvendo pequenas aeronaves. Ele foi condenado no Brasil a 25 anos de prisão e, após cumprimento de 1/6 da pena, progrediu para o regime semiaberto.

Em novembro de 2004, foi preso no Paraguai e, por causa das trocas de armas de fogo por cocaína que realizava com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – FARC, foi extraditado para os Estados Unidos, onde foi condenado a uma pena de 66 meses de prisão por tráfico de drogas em 2009.
Em 2010, enquanto estava na prisão nos Estados Unidos, sua pena foi reduzida, após acordo com as Autoridades Judiciárias norte-americanas, quando assumiu o compromisso de retornar ao Brasil e contribuir com a Polícia no combate ao tráfico de drogas, devido ao conhecimento que detinha sobre rotas, quadrilhas e atuação de outras organizações criminosas.

Porém, inquérito policial aponta que, sem se apresentar a nenhuma autoridade brasileira, o brasileiro retomou sua vida criminosa, estabelecendo novas conexões e rotas do tráfico de drogas, agora com cidadãos nigerianos radicados em São Paulo/SP, que se responsabilizariam pelo recebimento da droga nesta capital e por sua consequente remessa para a Europa e África.

Desde o início da investigação, em janeiro, foram presas em flagrante 11 pessoas e apreendidos mais de 176 quilos de cocaína e 521 quilos de maconha. As ações policiais ocorreram nas cidades de Campo Grande, Dourados, Limeira/SP e na capital paulista.

Os investigados serão indiciados, de acordo com seus atos, pelos crimes de tráfico internacional de droga e a associação para o tráfico, com penas que podem chegar a 25 anos de prisão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MUNDO
Sri Lanka: ataques a igrejas e hotéis matam 200 e ferem 400
DOURADOS
Homem é preso por embriagar três adolescentes no Jardim Guanabara
DOURADOS
Homem é preso com revólver e munições
HOMENAGEM
Nasce Rogério Ceni, quarto filho de Aloísio Chulapa
POLÍCIA
Mulher tem moto furtada próximo a hipermercado em Dourados
BRASIL
Corpos de duas crianças são resgatados dos escombros na Muzema
POLÍCIA
Casal é preso por tráfico, após entrega de crack, no Cachoeirinha
ESPORTES
Campeão Estadual será conhecido neste domingo
POLÍCIA
Capixaba é preso por tráfico na rodoviária de Dourados
DOURADOS
Rapaz é ferido com duas facadas e socorrido ao HV

Mais Lidas

POLÍCIA
Mulher de 41 anos é assaltada e estuprada próximo à feira-livre
DOURADOS
Indígena que morreu atropelada na MS-156 tinha 25 anos
CAARAPÓ
PF apreende quase meia tonelada de maconha em tanque de carreta
PONTA PORÃ
Homem é encontrado com as mãos decepadas na região de fronteira