Menu
Busca domingo, 25 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
Clube Indaiá - Janeiro 2018
NO ACRE

País não vencerá a guerra contra o tráfico abandonando a fronteira, diz Azambuja

27 outubro 2017 - 18h20Por da Redação

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, sustentou a criação de um sistema único de segurança para resguardar os mais de 23 mil km de fronteira – MS tem limites internacionais com a Bolívia e o Paraguai por 1.517 km, dos quais 549 km de fronteira seca -, durante as discussões no Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras, realizado nesta sexta-feira (28.10), em Rio Branco, Acre.

Ao apoiar a decisão unânime dos governadores pela criação de um Fundo Nacional de Segurança Pública para financiar uma força-tarefa nas fronteiras, Reinaldo Azambuja reafirmou sua preocupação com o aumento do crime organizado nas cidades situadas nas linhas internacionais. A não presença das forças nacionais para reprimir o tráfico de drogas e armas e o contrabando, segundo ele, os estados não vencerão essa guerra.

“Em quase três anos, investimos mais que os outros governos em segurança pública, reaparelhando e modernizando nossas polícias e colocando mais policiais nas ruas. Contudo, sem a União assumindo seu papel constitucional na fronteira e uma integração com os estados e municípios, será difícil bloquear a entrada de ilícitos no Rio de Janeiro e outros grandes centros”, disse o governador. “Precisamos trabalhar integrados e com inteligência”, ponderou.

Para Reinaldo Azambuja, a criação do fundo é fundamental como instrumento de financiamento das estruturas de segurança pública, porém voltou a cobrar a presença da União no comando de uma ação integrada para combater as facções. “Só avançaremos com a formação de um núcleo central, de competência do governo federal. Enquanto a União empurrar essa responsabilidade aos estados, não conseguimos brindar a fronteira”, cobrou.

Realidade dramática


O encontro na capital acreana foi iniciado às 11h (horário MS), sem a presença do presidente da República, Michel Temer, que cancelou a viagem por problemas de saúde. Governadores de 20 estados e autoridades de todo o país se unem em uma só voz para buscar soluções no combate ao narcotráfico e pela defesa da segurança nacional. Assim como Reinaldo Azambuja, os demais governadores cobraram com veemência uma posição da União quanto ao controle das fronteiras.

“Acho que este encontro seja talvez a última oportunidade para que tenhamos, a partir de então, uma nova postura de segurança pública. Não estamos aqui para eleger culpados, nem corrigir o passado”, declarou Robinson Faria, governador do Rio Grande do Norte. O ministro da Justiça, Torquato Jardim, reconheceu que a questão do tráfico de drogas, que coloca o Brasil como segundo maior consumidor, “é dramática e precisa ser enfrentada”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Motociclista morre ao bater em caminhão
INTERNACIONAL
Papa diz que situação em Ghouta é "desumana" e pede fim dos ataques na Síria
O papa Francisco qualificou neste domingo (250 de "desumana" a situação em Ghouta Oriental, reduto opositor nos arredores de Damasco, e fez um apelo para que a violência acabe na região.
ESPORTES
Corinthians vence 4 Dérbis seguidos pela 1ª vez desde 1985
INTERNACIONAL
Igrejas cristãs fecham Santo Sepulcro em protesto contra impostos
O Santo Sepulcro de Jerusalém, o local onde, segundo a tradição, Jesus Cristo foi sepultado, fechou neste domingo (25) por tempo indeterminado por ordem das principais igrejas cristãs
POLÍCIA
PMA prende pescador profissional foragido da justiça por homicídio
PMA prende pescador profissional foragido da justiça por homicídio e com passagem por pesca predatória, lesão corporal e violência doméstica
MS
Com oferta de veículos e equipamentos agrícolas, Governo realizará 1° leilão do ano
NOVA ALVORADA DO SUL
Motorista alcolizado perde controle e colide carro em muro de delegacia
Jovem de 24 anos colidiu o carro que conduzia contra o muro da Delegacia de Polícia Civil, de Nova Alvorada do Sul, distante 120 quilômetros de Campo Grande, por volta das 18h de ontem (24), na Rua Dorivaldo Monteiro Nogueira, no Centro.
CAPITAL
Pichadores detidos pela GM são autuados pela PMA
FAMOSOS
Decotada, Kim Kardashian quase mostra demais
PRAZO
Programa Vencendo o Medo de Dirigir está com inscrições abertas
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran- MS), em parceria com a Clínica Escola de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oferece o programa Vencendo o Medo de Dirigir, para auxiliar homens e mulheres que possuem medo, nervosismo e insegurança para dirigir.

Mais Lidas

POLÍCIA
Quatro ficam feridos em acidente na MS-270
CAPITAL
Adolescente mata padrasto enforcado para defender mãe
Neste sábado (24), um adolescente de 15 anos matou o padrasto de 27 anos enforcado para defender a mãe. O fato ocorreu na rua Vaz de Caminha, no Jardim Noroeste, em Campo Grande.
DOURADOS
Assaltantes em moto agem na rua Monte Alegre
Vítimas procuraram à polícia e relataram assaltos por dois homens em um uma moto
TRÁFICO
Jovem é flagrada com maconha em ônibus