Menu
Busca sábado, 22 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
DOURADOS

Obras da Ceasa da região da Grande Dourados começam a ser planejadas

30 junho 2015 - 16h15

Da Redação

Nova Central de Abastecimento de Alimentos (Ceasa) da Grande Dourados deve entrar em funcionamento no ano de 2016. O anúncio foi feito, nesta terça-feira (30), pelo diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, em entrevista ao Programa RC 380, da Rádio Cultura AM.

Segundo o diretor da Agraer, os acordos entre o executivo Estadual e o Municipal já foram firmados e as articulações seguem a todo vapor para que as obras sejam iniciadas. “As parcerias estão ocorrendo para que até o fim do ano seja feita a solicitação para operação civil no canteiro de obras. Tudo estudado para que a Ceasa esteja operando no próximo ano”, garantiu Felini.

O projeto da nova Ceasa já é visto com bons olhos pelo pequeno produtor da Grande Dourados e região, visto que estimulará a produção e comércio local de frutas, legumes e verduras, afirma Felini. “Hoje só temos uma única Ceasa em MS. Precisamos mudar esse quadro e a implantação de uma Central em Dourados vem justamente aproximar o consumidor das famílias agrícolas, ou seja, com mais uma unidade de alimentos você diminui a necessidade de atravessadores e permite que o homem do campo comercialize diretamente”.

O complexo será construído pelo executivo Estadual, em uma área de quatro hectares, doada pela Prefeitura Municipal de Dourados. O terreno foi escolhido, estrategicamente, próximo a uma das saídas da cidade, para facilitar o escoamento da produção. O projeto está orçado em R$ 5 milhões.

Qualidade - Selo SIM

Para viabilizar ainda mais o atendimento da produção de alimentos em Dourados e cidades próximas, cerca de 38 municípios, Enelvo Felini, explica que outras medidas estão sendo tomadas pela Agraer. “Já estamos em estudos para viabilizar o selo SIM [Sistema de Inspeção Municipal] nos 79 municípios sul-mato-grossenses. Em janeiro, quando assumimos a Agência constatamos que só 15 cidades tinham essa certificação - que representa a regulamentação para poder produzir e comercializar em seu município. O selo agrega valor a mercadoria e dinheiro na mão do produtor”.

Ceasa de Campo Grande

Outra iniciativa da Agraer para o fomento da agricultura familiar foi a disponibilização de um técnico para o atendimento de cooperativas e assentados no Ceasa da Capital. “Nei Salviano é o nosso profissional que está sendo o responsável em fazer a negociação entre o produtor, Ceasa e comprador. Agora, o pavilhão da Agricultura Familiar conta todo dia com 20%, 30% de alimentos de famílias agrícolas e antes não existia isso”, contou Felini.

Redução de Custos

A redução em 5% do ICMS sobre o óleo diesel foi outro ponto apontado durante a entrevista. “A lei sancionada por Reinaldo Azambuja que deu baixa de 17% para 12% sobre o imposto do combustível repercute amplamente na Agricultura Familiar. Com a decisão do governador, o produtor vai gastar menos e, consequentemente, seu produto conseguirá ser mais competitivo frente aos alimentos que vem de outras regiões. Éramos o estado do Centro-Oeste com maior tarifa sobre o diesel. Isso prejudica o pequeno produtor”.

Ao final, o diretor da Agraer reforçou o compromisso do executivo Estadual com o homem do campo. “Nossa gestão segue baseada nos cinco eixos estabelecidos pelo governador Azambuja, são eles: leite, psicultura, irrigação, hortifrutigranjeiro e recuperação de áreas degradadas. Governância e comprometimento são as bases de nossa gestão durante estes quatro anos”, concluiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZ
Luísa Sonza posa de biquíni e anuncia chegada à Fernando de Noronha
SAÚDE
Horário de verão poderá ser proibido em todo o Brasil
RIO BRILHANTE
Trio é condenado a 47 anos de prisão por matar adolescente a tiros
ECONOMIA
Servidor de Dourados terá acesso ao crédito consignado da Sicredi
POLÍCIA
Agepen etuda ajustar tornozeleiras eletrônicas após 'gambiarra'
FIT
Estão abertas as inscrições para oficina de maquiagem artística
RIO BRILHANTE
Homem invade hospital atrás da ex-mulher esfaqueada por ele
SEU BOLSO
Preço da gasolina chega a R$ 4,65 mesmo sem reajuste nas refinarias
FUTEBOL
Seleção Sub-20 é convocada com Paulinho, Vinicius Jr e Rodrygo
ITINERANTE
Carreta da Justiça oficializa união de casal junto há 46 anos

Mais Lidas

DOURADOS
Criança de 1 ano desaparece de dentro de casa no Dioclécio Artuzi
DIOCLÉCIO ARTUZI
Polícia divulga imagens de criança de 1 ano desaparecida em Dourados
PEDRO JUAN
Polícia paraguaia apreende carga de maconha com adesivos de “Lula Livre”
JARDIM AEROPORTO
Durante confronto com a PM, rapaz é baleado no tórax e morre em hospital