Menu
Busca quarta, 23 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
DEBATE

OAB/MS promove debate sobre Democracia, Gênero e Sexualidades

09 julho 2015 - 09h45

A Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), promove nesta sexta-feira, dia 10 de julho, o seminário “Democracia, Gênero e Sexualidades: pelo Direito à Educação Inclusiva”. Os temas serão apresentados por meio de palestras, seguidas de debates, para finalizar com a construção de um proposta, que será entregue às instituições interessadas no tema. O evento será realizado no auditório da OAB/MS, em Campo Grande, a partir das 13h30, com entrada gratuita.

O seminário tem início com a palestra “Democracia”, ministrada pelo presidente da Comissão de Diversidade Sexual, Júlio Cesar Valcanaia. Em seguida, o professor Aparecido Francisco dos Reis trata do tema “Gênero e Sexualidades”, ocasião em que apresentará dados de sua pesquisa sobre educação, violência e homofobia realizada em Campo Grande-MS pelo Laboratório de Estudos sobre Violência, Gênero e Sexualidade (LEVS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Encerrando a rodada de palestras, a especialista em Educação, Hellen Gondim, aborda os processos democráticos na elaboração e sistematização do Plano Municipal de Educação.

Para Valcanaia, a proposta é superar dúvidas sobre conceitos importantes relacionados a gênero e sexualidades, qualificando o diálogo com base na Constituição Federal e nos acordos internacionais de Direitos Humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. “Este tema gera muitas dúvidas e conflitos entre movimentos sociais, classe política, religiosos, educadores e famílias. Precisamos estudar os fundamentos jurídicos, sociológicos e pedagógicos a fim de fortalecer as políticas públicas que atendam indiscriminadamente a todas e todos, sem excluir nenhum indivíduo do acesso e permanência no sistema formal de educação”, explica.

De acordo com Valcanaia, as palestras darão suporte para o debate e apresentação dos encaminhamentos que serão apresentados às instituições interessadas no tema. A mesa da construção de propostas será liderada por Valcanaia e Tiago Botelho, doutor em Direito Público e professor no curso de Direito da Anhanguera.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZZ
Ex-BBB Michelly Crisfepe exibe barriga esculpida na web e recebe elogios
PAGAMENTO
Justiça suspende auxílio-mudança de parlamentares reeleitos
SAÚDE
Menino de 5 anos é diagnosticado com leishmaniose em Campo Grande
ECONOMIA
Aéreas brasileiras transportaram 103 milhões de passageiros em 2018
COXIM
Mulher não consegue falar com marido que é encontrado morto pela filho
UFGD
Concursos para docentes e técnicos divulgam candidatos isentos
ECONOMIA
Secretaria de Fazenda publica valor atualizado de Uferms para fevereiro
FORÇAS ARMADAS
Polícia recupera pistola de uso restrito desaparecida desde 2016
APRENDIZES-MARINHEIRO
Marinha abre inscrições para concurso com 1 mil vagas em todo país
ANASTÁCIO
Homem agride e furta dinheiro mãe para comprar bebida alcoólica

Mais Lidas

POLÍCIA
Homem morre após ser atropelado por Mini Carregadeira em Dourados
BRASILÂNDIA
Dono de casa de prostituição é preso por tráfico de mulheres
OPERAÇÃO PREGÃO
Ex-secretário de Fazenda João Fava Neto é preso na Capital
ENERGISA
Consumidores podem recorrer ao valor da conta de energia sem sofrer corte no fornecimento