Menu
Busca segunda, 22 de abril de 2019
(67) 9860-3221
DEBATE

OAB/MS promove debate sobre Democracia, Gênero e Sexualidades

09 julho 2015 - 09h45

A Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), promove nesta sexta-feira, dia 10 de julho, o seminário “Democracia, Gênero e Sexualidades: pelo Direito à Educação Inclusiva”. Os temas serão apresentados por meio de palestras, seguidas de debates, para finalizar com a construção de um proposta, que será entregue às instituições interessadas no tema. O evento será realizado no auditório da OAB/MS, em Campo Grande, a partir das 13h30, com entrada gratuita.

O seminário tem início com a palestra “Democracia”, ministrada pelo presidente da Comissão de Diversidade Sexual, Júlio Cesar Valcanaia. Em seguida, o professor Aparecido Francisco dos Reis trata do tema “Gênero e Sexualidades”, ocasião em que apresentará dados de sua pesquisa sobre educação, violência e homofobia realizada em Campo Grande-MS pelo Laboratório de Estudos sobre Violência, Gênero e Sexualidade (LEVS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Encerrando a rodada de palestras, a especialista em Educação, Hellen Gondim, aborda os processos democráticos na elaboração e sistematização do Plano Municipal de Educação.

Para Valcanaia, a proposta é superar dúvidas sobre conceitos importantes relacionados a gênero e sexualidades, qualificando o diálogo com base na Constituição Federal e nos acordos internacionais de Direitos Humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. “Este tema gera muitas dúvidas e conflitos entre movimentos sociais, classe política, religiosos, educadores e famílias. Precisamos estudar os fundamentos jurídicos, sociológicos e pedagógicos a fim de fortalecer as políticas públicas que atendam indiscriminadamente a todas e todos, sem excluir nenhum indivíduo do acesso e permanência no sistema formal de educação”, explica.

De acordo com Valcanaia, as palestras darão suporte para o debate e apresentação dos encaminhamentos que serão apresentados às instituições interessadas no tema. A mesa da construção de propostas será liderada por Valcanaia e Tiago Botelho, doutor em Direito Público e professor no curso de Direito da Anhanguera.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESTRADAS
PRF registra queda de 28% em mortes no feriado da Semana Santa
VIOLÊNCIA
Coordenadoria da Mulher capacita rede de atendimento de Dourados
ESTAVA EMBRIAGADA
Após ver caminhonete atingir moto de marido, mulher vai atrás de veículo e ajuda a prender motorista
IRPF
Mais de 13 milhões ainda não enviaram declaração do Imposto de Renda
ECONOMIA
Dólar fecha em leve alta, monitorando avanço da reforma da Previdência
EDUCAÇÃO
Saiba a importância de estimular o cérebro
DOCUMENTO
Eleitores têm até 6 de maio para regularizar título
MS
Droga é encontrada na bagagem de passageiro de veículo contratado via aplicativo
BRASIL
Alunos que tiveram a isenção no Enem negada podem entrar com recurso
TEMPO
Todo MS entra em alerta quanto a tempestade, granizo e vendaval

Mais Lidas

POLÍCIA
Homem é encontrado morto no Rio Dourados
POLÍCIA
Casal é preso por tráfico, após entrega de crack, na Cachoeirinha
TRAGÉDIA
Casal morre em acidente de moto próximo a Ponta Porã
DOURADOS
Rapaz é ferido com duas facadas e socorrido ao HV