Menu
Busca domingo, 13 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
ARTIGO

O poder do arrependimento!

19 setembro 2019 - 12h20Por Wilson Aquino

Na vida, estamos sujeitos às leis dos homens e às leis de Deus. Uma pessoa culpada dos crimes mais severos, dependendo do país em que for julgada, pode pegar alguns anos de prisão; ser sentenciada à prisão perpétua, sem a possibilidade de liberdade condicional, ou à morte. Condições bem diferentes do misericordioso plano de um Pai Celestial amoroso.

Graças ao sacrifício expiatório do Salvador, Jesus Cristo, todo indivíduo quebrantado de coração e contrito de espírito será perdoado de seus erros e pecados cometidos.

Ou seja, o perdão de Deus é somente àqueles que realmente se arrependem e recorrem a Ele com um coração abatido, arrasado e um espírito compungido.

Essa lei do Senhor permite a todos aqueles que buscam seu fortalecimento espiritual tenham a oportunidade, por intermédio do arrependimento, de encontrarem estímulos e forças para continuarem a jornada da vida, tornand0-se pessoas cada vez melhores.

Os esforços e pesares do arrependimento nos dão esperança de seguirmos, com firmeza e determinação, o caminho. Ele também é fundamental para o progresso pessoal, para que se tenha paz de espírito, conforto e alegria.

Quem não conhece pessoas, inclusive dentro da própria família, que cometeram ou ainda cometem inúmeros atos e ações que violam, com violência inclusive, os direitos do próximo, mas que não têm coragem de se arrependerem, pedirem perdão e abandonarem essas abomináveis ações?

É comum entre os homens, aqueles que somente no leito de morte resolvem tentar reparar os males que provocaram a uma ou mais pessoas.

Também é comum observarmos nessas pessoas os males provocados em seu corpo e espírito, consequências do não arrependimento e reparo de crimes e erros cometidos. Nada fazem por conta do orgulho, da arrogância e da completa ausência de humildade e humanidade para se desculpar, buscar o perdão.

Sem sentimentos de bondade e caridade, que brotam com extrema fertilidade nos corações de todos aqueles que buscam viver de acordo com o exemplo e ensinamentos do Salvador, o indivíduo torna-se amargo, rancoroso e triste. Isto se não for acometido por problemas físicos e psíquicos provocados naqueles que guardam dentro de si todas as maldades e pecados cometidos, sem nunca sentir o desejo de se arrepender para extirpá-los, abandoná-los.

O homem precisa se arrepender de seus erros e de todas as suas ações ou omissões contrárias aos mandamentos de Deus.

De acordo com o presidente Russell M. Nelson, (Revista Liahona-maio/2019), a palavra arrependimento, no Novo Testamento Grego é metanoeo. O prefixo meta significa “mudar”. O sufixo noeo está relacionado às palavras gregas que significam “mente”, “conhecimento”, “espírito” e “respiração”.

Assim, segundo ele, “quando Jesus pede que você e eu nos arrependamos, Ele está nos convidado a mudar nossa mente, nosso conhecimento, nosso espírito – e até mesmo o modo como respiramos.

Ele pede que mudemos a maneira como amamos, pensamos, servimos, gastamos nosso tempo, tratamos nossa esposa, ensinamos nossos filhos e até mesmo como cuidamos de nosso corpo.

Nada é mais libertador, mais enobrecedor ou mais crucial para nosso progresso individual do que um enfoque constante, diário no arrependimento. O arrependimento não é um evento, mas um processo. Ele é a chave para a felicidade e a paz de consciência. Quando acompanhado da fé, o arrependimento permite que tenhamos acesso ao poder da Expiação de Jesus Cristo.

Quando decidimos nos arrepender, decidimos mudar! Permitimos que o Salvador nos transforme em uma versão melhor de nós mesmos”.

 

*Jornalista e Professor - wilsonaquino2012@gmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Bebê é sexta vítima de acidente na Via Dutra, sentido Rio de Janeiro
Unicef
26% das adolescentes brasileiras casam-se antes dos 18 anos
MS 42 ANOS
Identidade do Estado revela “Brasil profundo” nas artes plásticas
TUFÃO
Passagem do Hagibis no Japão provoca pelo menos 24 mortes
DOURADOS
Programação do “Outubro Rosa” tem evento no dia 16
FAMOSOS
Em meio aos rumos sobre affair, Grazi faz trilha com Caio Castro
DOURADOS
Universidade levará serviços à Praça Antônio João dia 23
ESTADO
Judiciário fará Semana da Conciliação no início de novembro
CRIME
Caçador foge da PMA, mas abandona moto, rifle e munições e acaba identificado
BRASIL
Após dez dias internado, general Villas Bôas recebe alta hospitalar

Mais Lidas

CONFUSÃO
Homem morre em confronto com a Guarda Municipal de Dourados
DOURADOS
Acionados para atender queda de moto, Bombeiros só encontram vítima no local
CLIMA
Previsão aponta dias chuvosos e queda de temperatura em Dourados
RIO BRILHANTE
Acidente envolvendo carro de passeio e carreta mata motorista na BR-267