Menu
Busca quarta, 26 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221
QUEIMADAS

MS recebe suporte do Governo Federal para combate aos incêndios

19 setembro 2019 - 15h20Por Da Redação

O Governo Federal atendeu o pedido de Mato Grosso do Sul e enviou, nesta quinta-feira (19), um contingente de 34 bombeiros, seis viaturas e uma aeronave para combater os incêndios florestais que atingem a região do Pantanal Sul Mato-Grossense. “Vamos auxiliar no que for necessário para que o Estado consiga enfrentar essa difícil situação”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

A ação de apoio é uma parceria do Ministério, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), e do Governo do Distrito Federal (GDF). “Recebemos a solicitação do governo estadual, que nos informou sobre a gravidade dos incêndios florestais na região do Pantanal, e acionamos o Corpo de Bombeiros do DF, que prontamente nos atendeu. Estamos arcando com os custos de envio dessa tropa que é especializada no combate a incêndios florestais”, disse o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

O MDR disponibilizou cerca de R$ 350 mil para os custos operacionais e logísticos da operação, incluindo o pagamento das diárias dos militares. “Os bombeiros do DF são uma tropa bem treinada e devem permanecer por lá até que a gente consiga resolver definitivamente o problema”, acrescentou o secretário.

“Foi solicitado nosso apoio e vamos auxiliar no combate direto aos incêndios. Estamos levando viaturas e uma aeronave com capacidade de armazenamento de três mil litros de água para apoiar os trabalhos da tropa, especializada neste tipo de ação”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Carlos Emilson Ferreira dos Santos.

O comandante destaca que não há prazo para retorno das equipes. “Enquanto tiver focos de incêndio e necessidade da nossa presença, estaremos lá”, reforçou. Os bombeiros do Distrito Federal já atuaram no combate a incêndios florestais nos estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Acre e Roraima.

O Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência em decorrência dos incêndios florestais. Cerca de um milhão de hectares foram destruídos pelas queimadas em pouco mais de um mês. A maior parte da área atingida abrange municípios do Pantanal, região que já enfrenta quase dois meses de estiagem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COPA DO BRASIL
Águia Negra treina em São Paulo para jogo contra Ferroviária
CAMPO GRANDE
Escola da zona rural é beneficiada com o parque feito em presídio
LITERATURA
Há 75 anos, morria Mário de Andrade, um dos maiores escritores do país
DOURADOS
Mulher tenta sair de mercado com quase R$ 700 em compras sem pagar
ESPORTES
Ciclista de MS conquista duas medalhas em competição nacional
ESTÁGIO
Acadêmicos do Vale Universidade podem cumprir horas nos finais de semana
DOURADOS
‘Confusão’ em Carnaval na praça gera discussões sobre uso dos espaços públicos
CRIME AMBIENTAL
Homem é autuado em 12 mil por falta de conservação de solo
CRISE
Com mais 23 assassinatos, mortes no Ceará chegam a 170
'PURO ÓDIO'
Liderança do PCC em Campo Grande é morto por dupla

Mais Lidas

CRIME
Ex-integrante de grupo de Rap é morto a tiros em Dourados
DOURADOS
Ex-prefeito de Amambai não resiste e morre no Hospital do Coração
ATENTADO
Aeronave pousa em Dourados e fica a disposição de Lanzarini
POLÍCIA
Ex-prefeito de Amambai Dirceu Lanzarini é ferido a tiros em atentado