Menu
Busca terça, 15 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
ECONOMIA

MS acumula 5,4 mil novas empresas no ano; 604 só em setembro

05 outubro 2019 - 09h45Por Da Redação

A Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) comemora o saldo de 5.462 novas empresas abertas no ano, melhor resultado desde 2014 (quando o país mergulhou numa longa crise econômica que ainda deixa sequelas em vários setores). Todos os indicadores apontam para uma recuperação sólida da economia sul-mato-grossense: em setembro foram abertas 604 novas empresas, melhor número desde 2015; e em relação a setembro do ano passado (489) o total foi 23,51% superior.

Em Campo Grande o número de empresas abertas no mês de setembro foi de 286, sendo o melhor desempenho proporcional do exercício. A Capital respondeu por 47,35% das empresas constituídas em Mato Grosso do Sul no mês passado, índice acima da média que sempre foi de 42,68%. Outro município que tem apresentado bom desempenho é Dourados (71 novas empresas), superando de longe Três Lagoas (34) no número de abertura de empresas. Em seguida vem Ponta Porã (25) e Maracaju (13).

O setor de Serviços continua liderando com 378 novas empresas em setembro, seguido do Comércio (205) e em terceiro vem a Indústria (21). Quando analisados os subsetores pela classificação do CNAE (Cadastro Nacional de Atividade Comercial), empresas de transporte rodoviário de cargas lideram com 30 novos registros, em seguida vem restaurantes e similares (20), construção de edifícios (19), comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; e serviços de engenharia em terceiro, com 14 registros cada.

O presidente da Junta, Augusto Cesar Ferreira de Castro, lembra que em novembro próximo completa-se um ano da implantação da Jucems Digital, que simplificou e trouxe agilidade nos procedimentos de abertura ou alterações cadastrais de empresas. “Por meio da Jucems Digital o empresário pode constituir novas empresas, fazer alterações, extinção e arquivamento de documentos tudo de forma remota, pela Internet, diretamente de seu escritório no interior do Estado”, salienta.

Para o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a qual a Jucems é vinculada, o número crescente de abertura de novas empresas reforça a sensação de melhora na economia que já se reflete em outros setores. “Em agosto tivemos a geração de 1.152 novos postos de trabalho no Estado, e a indústria foi o destaque com 582 empregos. De janeiro a agosto já foram 17.145, mais que o dobro do total do ano passado”, ponderou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Ladrão furta fiação de obra na feira livre
Agronegócio
Antes de plantar, MS já vendeu 26% da safra de soja
ASSEMBLEIA
Deputados devem votar nove projetos na sessão ordinária desta terça-feira
DOURADOS
Com licitação suspensa pelo TCE, prefeitura prorroga contrato de limpeza pública por R$ 7 milhões
SAÚDE
Transtornos de Ansiedade
AUMENTO NOS VALORES
Nova cota para compras em free shops começa em 2020, diz presidente
TRÊS LAGOAS
Corpo de empresário é encontrado após mais de 48h de buscas
NEGÓCIOS & CIA
Conheça O Curso De Educação Física (Graduação Plena) Da Unip Polo Dourados-Ms
VILA UBIRATAN
Gangue rouba homem próximo a escola
DOURADOS
Secretário crê em reequilíbrio das contas públicas para pagar 13º em dezembro

Mais Lidas

DOURADOS
Comandante da Guarda manda recolher modelos de espingardas que causaram morte de homem
CORUMBÁ
Corpos de trabalhadores mortos em fazenda são levados para Guia Lopes
DOURADOS
Homem é espancado por grupo no Centro durante roubo
PEDRO JUAN
Motorista de aplicativo é morto com 15 tiros na fronteira