Menu
Busca terça, 19 de junho de 2018
(67) 9860-3221
TRÊS LAGOAS

MP vai à Justiça para retirada de jacarés de lagoa

12 junho 2018 - 12h20Por Da Redação

O promotor de Justiça Antônio Carlos Garcia de Oliveira ajuizou ação civil pública requerendo à Juíza de Direito da Vara da Fazenda Pública e Registros que determine ao Município de Três Lagoas a imediata retirada de todos os jacarés de papo amarelo que se encontram na Lagoa Maior, no Município, já que a presença dos animais está conflitando com a participação dos humanos, existindo risco para ambos.

Na ação, o Ministério Público do Estado requer, ainda, que seja determinado ao Município a criação do Plano de Manejo da Lagoa Maior, com todas as suas consequências, conforme determinação da legislação vigente; bem como a condenação do Município, para cumprimento no prazo de dez dias, após o deferimento da medida cautelar, e, em caso de descumprimento da medida judicial, que seja aplicada multa diária no valor de 10 mil reais.

De acordo com o promotor, o local é o cartão postal da cidade, e conta com a presença diária de centenas de pessoas que praticam exercícios físicos na pista de saúde, que apreciam a beleza cênica do local ou que apenas descansam no local, no entanto, o número elevado de animais, como capivaras, jacarés, pássaros, cobras entre outros têm trazido riscos de vida à população local e dos próprios animais silvestres.

Segundo a Polícia Ambiental, existem no local aproximadamente 150 capivaras e 15 jacarés, além de muitos outros animais.

Oliveira ressalta que uma cobra sucuri já foi alvo de morte por terceiros; bem como já dispararam tiros e flechadas em capivaras, açulam cachorros nos animais silvestres e uma série de situações bastante precárias, visto que inexistem pessoas capacitadas como seguranças, monitores e até mesmo anteparos para que os animais permaneçam em local adequado.

Por fim, ele relembra que um jacaré de papo amarelo atacou diversos animais que passeavam com seus donos na Lagoa Maior. Também houve um outro fato em que um imprudente cidadão foi filmado puxando a cauda do jacaré, sem dizer que, no último dia 02 de junho deste ano, mais uma vez o jacaré por muito pouco não abocanhou uma criança.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CALENDÁRIO PIS/PASEP
2,2 milhões ainda não sacaram; prazo termina dia 29
COPA DO MUNDO
Rússia passa pelo Egito e praticamente garante vaga nas oitavas
FRONTEIRA
Pecuarista é executado a tiros durante emboscada
OPERAÇÃO SANGUE FRIO
Ex-servidores do HU respondem na Justiça por desvio de recursos públicos
MEDICINA
Gota: da prevenção ao tratamento
SÃO JOÃO
João Pessoa prepara festa junina para receber turistas
DOURADOS
Suspeita é de incêndio criminoso na Linha do Potreirito
TÚNEL DO TEMPO
Presilha de cabelo dos anos 90 volta à moda
ESCRITURA PÚBLICA DIGITAL
Projeto eSocial foi tema de workshop na Prefeitura
SEBRAE
Dourados recebe palestra gratuita para quem deseja se tornar MEI

Mais Lidas

PARANHOS
Testemunha de atentado a prefeito é executada
PARANHOS
Calote em venda de fazenda teria motivado atentado a prefeito
ÁGATA DE AÇO II
Brigada de Dourados desloca 600 homens para atuar contra crimes fronteiriços
SOLIDARIEDADE
Douradense busca ajuda para conseguir manter a família