Menu
Busca quarta, 16 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
TRÊS LAGOAS

MP vai à Justiça para retirada de jacarés de lagoa

12 junho 2018 - 12h20Por Da Redação

O promotor de Justiça Antônio Carlos Garcia de Oliveira ajuizou ação civil pública requerendo à Juíza de Direito da Vara da Fazenda Pública e Registros que determine ao Município de Três Lagoas a imediata retirada de todos os jacarés de papo amarelo que se encontram na Lagoa Maior, no Município, já que a presença dos animais está conflitando com a participação dos humanos, existindo risco para ambos.

Na ação, o Ministério Público do Estado requer, ainda, que seja determinado ao Município a criação do Plano de Manejo da Lagoa Maior, com todas as suas consequências, conforme determinação da legislação vigente; bem como a condenação do Município, para cumprimento no prazo de dez dias, após o deferimento da medida cautelar, e, em caso de descumprimento da medida judicial, que seja aplicada multa diária no valor de 10 mil reais.

De acordo com o promotor, o local é o cartão postal da cidade, e conta com a presença diária de centenas de pessoas que praticam exercícios físicos na pista de saúde, que apreciam a beleza cênica do local ou que apenas descansam no local, no entanto, o número elevado de animais, como capivaras, jacarés, pássaros, cobras entre outros têm trazido riscos de vida à população local e dos próprios animais silvestres.

Segundo a Polícia Ambiental, existem no local aproximadamente 150 capivaras e 15 jacarés, além de muitos outros animais.

Oliveira ressalta que uma cobra sucuri já foi alvo de morte por terceiros; bem como já dispararam tiros e flechadas em capivaras, açulam cachorros nos animais silvestres e uma série de situações bastante precárias, visto que inexistem pessoas capacitadas como seguranças, monitores e até mesmo anteparos para que os animais permaneçam em local adequado.

Por fim, ele relembra que um jacaré de papo amarelo atacou diversos animais que passeavam com seus donos na Lagoa Maior. Também houve um outro fato em que um imprudente cidadão foi filmado puxando a cauda do jacaré, sem dizer que, no último dia 02 de junho deste ano, mais uma vez o jacaré por muito pouco não abocanhou uma criança.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Homem é flagrado tentando recuperar arma dentro de carro apreendido no pátio do Detran
ESTADUAL DE FUTEBOL
Pré-temporada dos árbitros que atuarão no Estadual começa hoje
BR-267
Maconha apreendida em carga de soja ultrapassou 1t
EDUCAÇÃO
Publicada relação de classificados para as escolas estaduais em tempo integral
BR-267
Polícia desconfia da cor do veículo e encontra sinais de adulteração
DOURADOS
Seis são apontados por participação em emboscada que matou interno do Semiaberto
AGRICULTURA
Reinaldo defende fim da burocracia que impede desenvolvimento do setor produtivo
BRASIL
Bolsonaro defende Mercosul enxuto e com relevância
REGIÃO
Veículo com sinais de identificação adulterados é apreendido na MS-164
GERAL
Família recorre e justiça determina que plano de saúde conceda sessões de fonoaudiologia

Mais Lidas

GRUPOS RIVAIS
Interno do semiaberto de Dourados é morto em briga de facções
DOURADOS
Rapaz assassinado em emboscada foi preso por tentativa de furto a caixa eletrônico
POLÍCIA
Motorista que morreu em acidente na BR-163 tinha 28 anos
BR-163
Acidente que matou motorista de ônibus deixou outros cinco feridos