Menu
Busca terça, 21 de maio de 2019
(67) 9860-3221
PRESTÍGIO

Membros do TCE-MS participam de lançamento do IEGM em São Paulo

10 outubro 2017 - 17h35Por Da Redação

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, conselheiro Waldir Neves, esteve na capital paulista segunda-feira (09), juntamente com o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Valdecir Pascoal e outros presidentes dos TC’s do País, participando de uma programação no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) - o lançamento do “Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM)”.  O convite veio do presidente do TCE-SP, conselheiro Sidney Estanislau Beraldo.

Idealizado para direcionar as fiscalizações, aprimorar o controle social e colaborar no estabelecimento de prioridades na gestão dos recursos públicos, o IEGM é o indicador que mede a eficiência das administrações públicas. Essa ferramenta já é aplicada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul para avaliar o desempenho de gestão dos municípios.  

O IEGM é composto por sete categorias: Índice Municipal de Planejamento e Orçamento; Índice Municipal de Educação; Índice Municipal de Saúde; Índice Municipal de Desenvolvimento Social e Ambiental; Índice Municipal de Governança de Tecnologia da Informação; Índice de Gestão Fiscal; Índice de Cidades Seguras.
 
Segundo o presidente do TCE-MS Waldir Neves, a intenção é a de “proporcionar aos municípios Indicadores de Gestão com o objetivo de auxiliá-los na eficaz realização do seu propósito, na identificação de pontos de melhoria e na otimização dos serviços prestados”. 

Vale lembrar que o IEGM é um dos quatro pilares do programa Prefeitura Destaque implantado também pelo TCE-MS em junho de 2016 que visa mensurar o nível de gestão e governança das prefeituras municipais do Estado de Mato Grosso do Sul.

O programa se baseia em quatro pilares: 1 - avaliação na transparência, com informações da CGU e MPF; 2 - avaliação pelo Índice Geral de Governança do TCU; 3 – IEGM - Índice de Efetividade da Gestão Municipal; 4 - qualidade nas informações e documentos enviados ao TCE-MS pelos Sistemas e-Contas/Sicom/Sicap/LRF/e- Protocolo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LADÁRIO
Acordo garante legalização das linhas de transporte intermunicipal de passageiros
LEGISLATIVO
Deputados devem votar cinco projetos nesta terça-feira
BRASILÂNDIA
Pai e filhos são condenados a mais de 80 anos de prisão por homicídios
PAZ NO CAMPO
PF faz operação para desarmar grupos indígenas em MS
PESQUISA
Subida do nível do mar preocupa cientistas
DOURADOS
Jovens são presos tentando arremessar drogas para dentro da Unei
POLÍCIA
Mulher é presa com droga na rodoviária de Dourados
TELEVISÃO
Lívia Andrade e MC Mirella batem boca durante programa do SBT
AGRONEGÓCIO
Governo federal aprova registro de mais 31 agrotóxicos, somando 169
BANCO DOS RÉUS
Julgamento da ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, começa hoje

Mais Lidas

ITAPORÃ
PM da reserva morre em acidente próximo a ponte do Rio Santa Maria
EDUCAÇÃO
Inscrições do Encceja 2019 começam nesta segunda-feira
DOURADOS
Ex-líder da prefeita Délia Razuk é alvo de pedido de cassação
DOURADOS
Délia decreta estado de emergência por desmoronamento na Presidente Vargas