Menu
Busca segunda, 24 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
ELEIÇÕES

Mais de 80% dos arquitetos aptos participaram das Eleições do CAU em MS

01 novembro 2017 - 16h50Por Da Redação

s Eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo ocorreram ontem e mobilizaram 74.584 arquitetos e urbanistas de todo o país, que votaram para escolher os conselheiros do CAU/BR e dos CAU/UF.

Em Mato Grosso do Sul, a Chapa 1 teve 46% dos 1.298 votos, elegendo como conselheiros federais (titular e suplente) os arquitetos Osvaldo Abrão de Souza e Fabio Luis da Silva. Mais de 80% dos 1.595 profissionais aptos participaram do processo eleitoral.

A escolha dos conselheiros estaduais será proporcional ao número de votos de cada chapa. Os eleitos cumprirão mandato no triênio 2018-2020.

A apuração eletrônica do percentual de votos dedicado a cada chapa foi auditada pela empresa de auditoria externa Securitylabs Serviços de Desenvolvimento e Licenciamento de Programas, contratada pelo CAU por meio de licitação.

Os resultados foram homologados pela Comissão Eleitoral Nacional do CAU/BR (CEN-CAU/BR) em evento transmitido via internet. Os nomes dos conselheiros que vão assumir o CAU/BR e os CAU/UF no ano que vem serão divulgados ainda nesta quarta-feira, 1º de novembro, pela CEN-CAU/BR.

Função do CAU/BR e dos CAU/UF


O CAU/BR e os Conselhos Estaduais são autarquias federais uniprofissionais dotadas de personalidade jurídica de direito público, que constituem serviço público federal e têm a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo.

O objetivo principal do CAU é regular o exercício da profissão de arquiteto e urbanista no Brasil, defender o interesse e a segurança da sociedade. Nessa estrutura federativa, o CAU/BR é a instância normativa e recursal. Ou seja, aprova as normas que regulam a profissão, como as atividades que só podem ser realizadas por arquitetos e urbanistas, o Código de Ética e as Tabelas de Honorários; e julga em grau de recurso os processos realizados pelos CAU/UF.

Os CAU/UF são as instâncias executivas do CAU, às quais cabem as ações de atendimento e orientação direta aos arquitetos, assim como as de fiscalização sobre a prática profissional da Arquitetura e Urbanismo.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Luisa Sonza relata críticas após procedimento: 'Acharam feio'
MEDIDA
ANP vai fazer consulta para substituir GNL importado por gás doméstico
TEMPORAL
Chuva e ventos fortes derrubam árvores em Dourados
LADÁRIO
Três pessoas ficam feridas em capotagem de carro
INVESTIGAÇÃO
Polícia Federal reforça versão de que agressor de Bolsonaro atuou sozinho
CAPITAL
Carreta tomba com 27 toneladas de agrotóxico
POLÍTICA
Temer viaja a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU; Toffoli assume Presidência
PONTA PORÃ
PM recebe solicitação por desentendimento familiar e captura foragido
CAPITAL
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça
TRÁFICO DE DROGAS
PRF apreende 42kg de maconha e skank após fuga de condutor

Mais Lidas

DOURADOS
Amiga de jovem encontrada morta é presa acusada por tráfico e por alterar a cena do crime
POLÍCIA
Presos em Dourados são transferidos para capital
POLÍCIA
Homem sofre tentativa de homicídio em Dourados
DOURADOS
Jovem é preso com maconha e bloqueador de sinal de celular