Menu
Busca segunda, 16 de julho de 2018
(67) 9860-3221
ELEIÇÕES

Mais de 80% dos arquitetos aptos participaram das Eleições do CAU em MS

01 novembro 2017 - 16h50Por Da Redação

s Eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo ocorreram ontem e mobilizaram 74.584 arquitetos e urbanistas de todo o país, que votaram para escolher os conselheiros do CAU/BR e dos CAU/UF.

Em Mato Grosso do Sul, a Chapa 1 teve 46% dos 1.298 votos, elegendo como conselheiros federais (titular e suplente) os arquitetos Osvaldo Abrão de Souza e Fabio Luis da Silva. Mais de 80% dos 1.595 profissionais aptos participaram do processo eleitoral.

A escolha dos conselheiros estaduais será proporcional ao número de votos de cada chapa. Os eleitos cumprirão mandato no triênio 2018-2020.

A apuração eletrônica do percentual de votos dedicado a cada chapa foi auditada pela empresa de auditoria externa Securitylabs Serviços de Desenvolvimento e Licenciamento de Programas, contratada pelo CAU por meio de licitação.

Os resultados foram homologados pela Comissão Eleitoral Nacional do CAU/BR (CEN-CAU/BR) em evento transmitido via internet. Os nomes dos conselheiros que vão assumir o CAU/BR e os CAU/UF no ano que vem serão divulgados ainda nesta quarta-feira, 1º de novembro, pela CEN-CAU/BR.

Função do CAU/BR e dos CAU/UF


O CAU/BR e os Conselhos Estaduais são autarquias federais uniprofissionais dotadas de personalidade jurídica de direito público, que constituem serviço público federal e têm a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo.

O objetivo principal do CAU é regular o exercício da profissão de arquiteto e urbanista no Brasil, defender o interesse e a segurança da sociedade. Nessa estrutura federativa, o CAU/BR é a instância normativa e recursal. Ou seja, aprova as normas que regulam a profissão, como as atividades que só podem ser realizadas por arquitetos e urbanistas, o Código de Ética e as Tabelas de Honorários; e julga em grau de recurso os processos realizados pelos CAU/UF.

Os CAU/UF são as instâncias executivas do CAU, às quais cabem as ações de atendimento e orientação direta aos arquitetos, assim como as de fiscalização sobre a prática profissional da Arquitetura e Urbanismo.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DINHEIRO PÚBLICO NO RALO
Abandonada pelo poder público, obra em parque vira "casa" de vândalos e cracolândia
BRASIL
Banco estatal alcança 76,8 milhões de contas poupança
MIRANDA
PMA leva conscientização ambiental durante a Feira Indígena
MS
Em sua 5ª edição, Batalha de Bandas abre inscrições para bandas autorais
CAMPANHA SEGUE
Dourados segue com vacinação antirrábica itinerante
REGULAMENTAÇÃO
Suspensa resolução da ANS sobre coparticipação em planos de saúde
FLORESTINHA
Projeto atende mais de 11 mil alunos em 24 escolas
RECLAMAÇÕES
Banco Central divulga ranking de queixas a bancos no segundo trimestre
SÃO GABRIEL DO OESTE
Rifle, munições e facas são apreendidas e caçador é preso
BRASIL
Abertas inscrições do Encceja para privados de liberdade

Mais Lidas

ACIDENTE
Douradense morre horas depois de cair do cavalo em fazenda
RESIDENCIAL BONANZA
Homem atropela casal em Dourados após ser contrariado
DOURADOS
Homem é assassinado na porta da própria casa
DOURADOS
Homem é atropelado após “roletar” avenida com bicicleta motorizada