Menu
Busca sexta, 23 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
ELEIÇÕES

Mais de 80% dos arquitetos aptos participaram das Eleições do CAU em MS

01 novembro 2017 - 16h50Por Da Redação

s Eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo ocorreram ontem e mobilizaram 74.584 arquitetos e urbanistas de todo o país, que votaram para escolher os conselheiros do CAU/BR e dos CAU/UF.

Em Mato Grosso do Sul, a Chapa 1 teve 46% dos 1.298 votos, elegendo como conselheiros federais (titular e suplente) os arquitetos Osvaldo Abrão de Souza e Fabio Luis da Silva. Mais de 80% dos 1.595 profissionais aptos participaram do processo eleitoral.

A escolha dos conselheiros estaduais será proporcional ao número de votos de cada chapa. Os eleitos cumprirão mandato no triênio 2018-2020.

A apuração eletrônica do percentual de votos dedicado a cada chapa foi auditada pela empresa de auditoria externa Securitylabs Serviços de Desenvolvimento e Licenciamento de Programas, contratada pelo CAU por meio de licitação.

Os resultados foram homologados pela Comissão Eleitoral Nacional do CAU/BR (CEN-CAU/BR) em evento transmitido via internet. Os nomes dos conselheiros que vão assumir o CAU/BR e os CAU/UF no ano que vem serão divulgados ainda nesta quarta-feira, 1º de novembro, pela CEN-CAU/BR.

Função do CAU/BR e dos CAU/UF


O CAU/BR e os Conselhos Estaduais são autarquias federais uniprofissionais dotadas de personalidade jurídica de direito público, que constituem serviço público federal e têm a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo.

O objetivo principal do CAU é regular o exercício da profissão de arquiteto e urbanista no Brasil, defender o interesse e a segurança da sociedade. Nessa estrutura federativa, o CAU/BR é a instância normativa e recursal. Ou seja, aprova as normas que regulam a profissão, como as atividades que só podem ser realizadas por arquitetos e urbanistas, o Código de Ética e as Tabelas de Honorários; e julga em grau de recurso os processos realizados pelos CAU/UF.

Os CAU/UF são as instâncias executivas do CAU, às quais cabem as ações de atendimento e orientação direta aos arquitetos, assim como as de fiscalização sobre a prática profissional da Arquitetura e Urbanismo.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Dólar fecha em queda, mas acumula alta na semana
ERRO
Diário Oficial traz convocação de três “fulanos”
DOURADOS
Para coordenador da Funai, afirmação de Bolsonaro “incita ódio e não ajuda em nada”
INDÁPOLIS/LAGOA BONITA
Após acidentes, polícia deve reforçar fiscalização na MS-276
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar R$ 6,2 milhões amanhã
AGENDA
Governador participa de ação do Programa Vale Renda neste sábado
MS-276
Idoso morre atropelado ao tentar atravessar rodovia
PONTA PORÃ/DOURADOS
Dupla é presa com mais de 100kg de maconha na BR-463
CAMPO GRANDE
Funcionário morre em pátio de cargas de aeroporto após passar mal
DOURADOS
Semaf divulga lista de selecionados para “Projeto Peixe”

Mais Lidas

MS-276
Homem morre em acidente entre Indápolis e Lagoa Bonita
DOURADOS
Fundadora de creche vai à polícia após denúncia de agressão
DOURADOS
Mulher é baleada durante assalto na avenida Indaiá
AVENIDA INDAIÁ
Baleada em assalto em Dourados passa por cirurgia