quinta, 28 de março de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SEGURANÇA PÚBLICA

Levantamento mostra queda nas mortes violêntas em MS

05 setembro 2019 - 10h38Por Da Redação

Mais uma vez Mato Grosso do Sul registra queda no número de mortes violentas. A quantidade de assassinatos caiu 6,2% no primeiro semestre de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados divulgados pelo Monitor da Violência – ferramenta desenvolvida pelo G1 em parceria com o Núcleo de Estudos de Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O levantamento considera como mortes violentas os crimes de homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal seguida de morte. A análise é feita nos 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal. Todas as unidades federativas apresentaram redução dos assassinatos no período. Em, Mato Grosso do Sul houve 239 mortes nos primeiros seis meses do ano, 16 a menos do que a registrada em 2018 (255 assassinatos).

Na avaliação do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, a queda da criminalidade é resultado de um conjunto de fatores envolvendo também inteligência, investigação e investimentos por parte do Governo do Estado, que tem proporcionado uma melhoria significativa no desenvolvimento de ações de policiamento preventivo com foco no tráfico doméstico.

“Quando você reprime o tráfico doméstico, você reduz os furtos, roubos e roubos seguidos de morte porque, muitas vezes, quem vai roubar um celular para trocar por drogas acaba cometendo o latrocínio”, diz. Ele explicou ainda que outro fator responsável pela redução foi a resolutividade dos crimes, com apuração e prisão de autores.

“Estamos trabalhando e temos obtido resultados positivos colocando MS em destaque nacional, mas nem por isso, podemos ficar em uma zona de conforto. Promover segurança pública é a nossa missão. Outra coisa é a sensação de segurança que se faz com policiais nas ruas e ações de repressão e prevenção. Neste caso, não tem como fazermos isso sozinhos, precisamos compartilhar essa responsabilidade com a sociedade em geral”, pontua.

Assassinatos em queda

Em 2018, o mesmo Monitor da Violência revelou queda de 14,1% nos crimes violentos em Mato Grosso do Sul. Enquanto em 2017, o Estado teve 560 vítimas de crimes violentos, no ano passado foram 481. Apesar de fazer fronteira com Paraguai e Bolívia, Mato Grosso do Sul tem reduzido os índices de praticamente todos os crimes. Investimentos em armas, veículos, equipamentos e treinamentos, além das ações das forças de segurança, têm contribuído para a redução dos crimes.

Brasil

No Brasil a redução no número de mortes violentas listadas foi de 22%. No primeiro semestre deste ano houve 21.289 assassinatos, contra 27.371 no mesmo período de 2018. São 6 mil a menos. O Nordeste responde por mais da metade dessa queda (3.244 mortes a menos), ou seja, 53% do total no país. No Centro-Oeste, a redução dos assassinatos foi de 13,5%, caindo de 2.170 para 1.875.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados
FERIADO

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 
DESCAMINHO

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira
COTAÇÃO

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira

TEMPO

Quinta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta