Menu
Busca quinta, 19 de abril de 2018
(67) 9860-3221
BANNER CRA
VAI À SANÇÃO

Lei proíbe uso de celular em UTI's neonatais em todo MS

05 setembro 2017 - 14h35

Os deputados estaduais aprovaram quatro Projetos de Leis (PL) durante a Ordem do Dia desta terça-feira (5). O destaque é a aprovação, por maioria, ao PL 30/2017, de autoria de Marcio Fernandes (PMDB), que proíbe a utilização de celulares em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a proposição, em caso de necessidade, acompanhantes, visitantes e funcionários das unidades de Saúde poderão usar o aparelho fora da UTI e, ao retornarem, deverão realizar os procedimentos de higiene exigidos.

Na justificativa do projeto, pesquisas mostram que a quantidade de bactérias em um celular são em quantidades similares a de uma sola de sapato. Marcio Fernandes ainda argumenta que "os bebês já estão debilitados nas UTIs e não possuem sistema imune maduro o suficiente para combater essas bactérias".

O deputado Paulo Siufi (PMDB) argumentou sobre os votos contrários. "Essa proibição cerceia o trabalho médico, que não pode sair das UTIs e que muitas vezes utiliza o celular para receber exames, acompanhar outros pacientes, pesquisar em caso de dúvidas", exemplificou.

A matéria foi aprovada por maioria de votos (nove favoráveis e oito contra) e segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Outros projetos

Em primeira discussão, os deputados aprovaram o PL 101/2017, de Herculano Borges (SD), que institui o mês Maio Laranja, para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A matéria vai para análise das comissões de mérito, para então seguir para votação em segunda discussão.

Ainda na Ordem do Dia desta terça-feira, os deputados aprovaram em votação única o Projeto de Resolução (PR) 34/2017, de Amarildo Cruz (PT), que concede Título de Cidadão Sul-mato-grossense a João Delni da Silva e o PR 31/2017, de Maurício Picarelli (PSDB), que cria a Medalha de Mérito Jornalismo José Barbosa Rodrigues, destinada a homenagear profissionais da área que tenham prestado relevantes serviços à Comunicação no Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PCdoB
Ministro manda nova ação sobre 2ª instância para o plenário do STF
EVENTO
UFGD convida estudantes para Diálogos sobre Assistência Estudantil
NOVA ANDRADINA
Acidente com linha de cerol deixa motociclista gravemente ferida
JUSTIÇA
Paciente ganha direito de fazer exame para tratamento de câncer
ITAPORÃ
Ciclista atropelado na MS-156 era morador em Dourados
ECONOMIA
Dólar fecha em alta e volta a encostar em R$ 3,40
O dólar fechou em alta nesta quinta-feira (19), voltando a se aproximar de R$ 3,40, após cair por três dias consecutivos. O dia foi marcado pela agenda esvaziada, o que jogou a atenção dos investidores para a cena política local.
TRÁFICO DE DROGAS
Acampamento ‘distribuidor’ de droga é destruído na fronteira
CAMPO GRANDE
Feto abandonado em quintal de residência é alvo de investigação da polícia
CARGA TRIBUTÁRIA
Simplificação do PIS/Cofins deve ir ao Congresso em maio, diz ministro
FACILIDADE
Banco Central estuda criar sistema de pagamento instantâneo

Mais Lidas

ITAPORÃ
Mortos em troca de tiros após assalto eram de Dourados
SEGURANÇA PÚBLICA
Em comunicado, PCC convoca integrantes para “alerta geral”
TENSÃO EM MS
Presos tentam impedir pente-fino na PED, mas agentes fazem ‘limpa’
DOURADOS
Após invadir Ceim, dupla ameaça vigia de morte e rouba equipamentos