Menu
Busca terça, 19 de março de 2019
(67) 9860-3221
VAI À SANÇÃO

Lei proíbe uso de celular em UTI's neonatais em todo MS

05 setembro 2017 - 14h35

Os deputados estaduais aprovaram quatro Projetos de Leis (PL) durante a Ordem do Dia desta terça-feira (5). O destaque é a aprovação, por maioria, ao PL 30/2017, de autoria de Marcio Fernandes (PMDB), que proíbe a utilização de celulares em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a proposição, em caso de necessidade, acompanhantes, visitantes e funcionários das unidades de Saúde poderão usar o aparelho fora da UTI e, ao retornarem, deverão realizar os procedimentos de higiene exigidos.

Na justificativa do projeto, pesquisas mostram que a quantidade de bactérias em um celular são em quantidades similares a de uma sola de sapato. Marcio Fernandes ainda argumenta que "os bebês já estão debilitados nas UTIs e não possuem sistema imune maduro o suficiente para combater essas bactérias".

O deputado Paulo Siufi (PMDB) argumentou sobre os votos contrários. "Essa proibição cerceia o trabalho médico, que não pode sair das UTIs e que muitas vezes utiliza o celular para receber exames, acompanhar outros pacientes, pesquisar em caso de dúvidas", exemplificou.

A matéria foi aprovada por maioria de votos (nove favoráveis e oito contra) e segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Outros projetos

Em primeira discussão, os deputados aprovaram o PL 101/2017, de Herculano Borges (SD), que institui o mês Maio Laranja, para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A matéria vai para análise das comissões de mérito, para então seguir para votação em segunda discussão.

Ainda na Ordem do Dia desta terça-feira, os deputados aprovaram em votação única o Projeto de Resolução (PR) 34/2017, de Amarildo Cruz (PT), que concede Título de Cidadão Sul-mato-grossense a João Delni da Silva e o PR 31/2017, de Maurício Picarelli (PSDB), que cria a Medalha de Mérito Jornalismo José Barbosa Rodrigues, destinada a homenagear profissionais da área que tenham prestado relevantes serviços à Comunicação no Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Noiva de Latino, Jéssica Rodrigues posa nua e fala do empoderamento feminino
AQUIDAUANA
Adolescente é trancada dentro de casa e estuprada por quatro homens
DOURADOS
Projeto Palco para Todos retoma aulas para alunos da Reme em abril
ALCÂNTARA
Acordo permite aos EUA lançar satélites a partir do Maranhão
CRIME AMBIENTAL
Campo-grandense é multado por transporte de 500 litros de agrotóxicos
MARÇO
Petrobras anuncia 7º reajuste no preço da gasolina nas refinarias
PRECAUÇÃO
Brasileira estuprada por policiais em prisão na Bolívia é transferida
SIGA/MS
Mais de 90% das lavouras de soja já foram colhidas no Estado
COXIM
Corpo de homem que morreu após colisão de barcos é encontrado
LEÃO
Receita Federal recebeu 3,8 milhões de declarações do IR em 11 dias

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Família que morreu em acidente na BR-060 seguia para missa de colação de grau
BR-060
Morre no hospital terceira vítima de acidente na Capital
NAVIRAÍ
Corpo de foragido do semiaberto é encontrado em terreno baldio
SIDROLÂNDIA
Acidente entre carro e caminhão mata duas mulheres na BR-060