Menu
Busca domingo, 09 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
VAI À SANÇÃO

Lei proíbe uso de celular em UTI's neonatais em todo MS

05 setembro 2017 - 14h35

Os deputados estaduais aprovaram quatro Projetos de Leis (PL) durante a Ordem do Dia desta terça-feira (5). O destaque é a aprovação, por maioria, ao PL 30/2017, de autoria de Marcio Fernandes (PMDB), que proíbe a utilização de celulares em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a proposição, em caso de necessidade, acompanhantes, visitantes e funcionários das unidades de Saúde poderão usar o aparelho fora da UTI e, ao retornarem, deverão realizar os procedimentos de higiene exigidos.

Na justificativa do projeto, pesquisas mostram que a quantidade de bactérias em um celular são em quantidades similares a de uma sola de sapato. Marcio Fernandes ainda argumenta que "os bebês já estão debilitados nas UTIs e não possuem sistema imune maduro o suficiente para combater essas bactérias".

O deputado Paulo Siufi (PMDB) argumentou sobre os votos contrários. "Essa proibição cerceia o trabalho médico, que não pode sair das UTIs e que muitas vezes utiliza o celular para receber exames, acompanhar outros pacientes, pesquisar em caso de dúvidas", exemplificou.

A matéria foi aprovada por maioria de votos (nove favoráveis e oito contra) e segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Outros projetos

Em primeira discussão, os deputados aprovaram o PL 101/2017, de Herculano Borges (SD), que institui o mês Maio Laranja, para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A matéria vai para análise das comissões de mérito, para então seguir para votação em segunda discussão.

Ainda na Ordem do Dia desta terça-feira, os deputados aprovaram em votação única o Projeto de Resolução (PR) 34/2017, de Amarildo Cruz (PT), que concede Título de Cidadão Sul-mato-grossense a João Delni da Silva e o PR 31/2017, de Maurício Picarelli (PSDB), que cria a Medalha de Mérito Jornalismo José Barbosa Rodrigues, destinada a homenagear profissionais da área que tenham prestado relevantes serviços à Comunicação no Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESTADO
Compre de MS: produtos da indústria local ganham destaque nas prateleiras
FRONTEIRA
Ex-lutador de MMA é executado a tiros em confraternização
BRASIL
2020: um ano diferente também para o Dia dos Pais
DOURADOS
Polícia autua dois e procura autor de facadas que mataram jovem em festa
BRASIL
Presidente do STF decreta luto oficial de três dias em memória às 100 mil vítimas da Covid-19
MINISTRO
Pazuello lamenta mortes por covid- 19 e destaca tratamento precoce
REGIÃO
Professora morre ao ter moto atingida por carro
ESTADO
Termina neste domingo seleção de professores temporários da Uems
ESTADO DE ALERTA
Dourados registra menor índice de umidade relativa do ar no ano
DOURADOS
Acidente entre carro e moto deixa homem em estado gravíssimo

Mais Lidas

DOURADOS
Homicídio ocorreu após madrugada de farra e confusões na Jaguapiru
PANDEMIA
Paciente internado em Dourados morre de coronavírus
DOURADOS
Equipe do Samu se desloca para atender vítima de facadas em bairro
PANDEMIA
Cerca de 90% douradenses diagnosticados com Covid estão recuperados