Menu
Busca quarta, 26 de junho de 2019
(67) 9860-3221
CULTURA

Jurista Iara Gonçalves Carrilho lança livro “A Violência de Gênero além das grades”

24 outubro 2017 - 11h21Por da Redação

A advogada Iara Gonçalves Carrilho está lançando o livro “A violência de gênero atrás das grandes” pela Editora Lúmen Juris. A noite de autógrafos acontece nesta terça-feira às 19h na Livraria Saraiva do Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

Iara é advogada, especialista em ciências criminais e feminista. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato grosso do sul (UFMS), em seu primeiro livro a escritora aborda a condição das mulheres privadas de liberdade.

Pós-graduada em Ciências Criminais pelo Completo de Ensino Renato Saraiva/Estácio, o livro de Iara Carrilho é um dos primeiros a abordar a condição das mulheres encarceradas. Por este motivo a Editora Lúmen Júris conferiu uma exceção a Iara, porque geralmente só publica obras de Mestres e Doutores.

 “De todas as mazelas que a atingem, o encarceramento da mulher é especialmente angustiante”. É esse o tema desenvolvido de forma magistral e profunda por Iara Gonçalves Carrilho. A densidade do livro dá mostras de que a autora se dedicou de veras ao estudo da condição da mulher encarcerada.

Conforme Alice Bianchini, prefaciante da obra “não restam dúvidas de que existe uma invisibilidade de gênero no sistema prisional feminino, mas os detalhes, as motivações, as consequências e o que é mais importante, a solução para erradicar tal situação, eu deixo para que o leitor se assenhore a partir da leitura agradável que a autora nos proporciona”.

Iara, segundo Alice Bianchini, o livro de Iara não apresenta apenas o triste relato da vida das mulheres no cárcere já que em seu trabalho de pesquisa foram os encaminhamentos trazidos por Iara que me fizeram ascender à esperança, não de uma total reversão no quadro desumano, aviltante e torturante que assola os cárceres brasileiros, mas, de um minoramento na carga de sofrimento que é impingido no cárcere às mulheres”.

A autora do livro cursou um semestre na Faculdade de Direito e Criminologia a Universidade do Porto, Portugal, como bolsista, através da seleção por coeficiente de rendimento acadêmico, do programa Santander Universidades em parceria com o Governo Federal em 2014.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Rapaz é preso após tentar assaltar mulher na Praça Antônio João
POLÍCIA
Mulher é presa após invadir casa, furtar roupas e tentar vender pertences à vizinha
SANEAMENTO BÁSICO
Dourados recebe mais de 300km de rede de esgoto
BRASIL
Confiança da Construção cresce 2,1 pontos de maio para junho, diz FGV
CONTRABANDO
Após fuga, casal que transportava R$ 90 mil em eletrônicos é capturado
POLÍCIA
Comerciante é preso após vender cachaça a adolescentes em Dourados
MATO GROSSO DO SUL
Projeto sobre proibição de canudos de plástico pode ser votado nesta quarta-feira
BRASIL
Senado aprova regras para produção e venda de queijos artesanais
ESTRELA TOVY
Homem morre após ter faca cravada no olho em Dourados
ASSEMBLEIA
Retirada da Laguna será relembrada em sessão solene nesta quarta

Mais Lidas

DOURADOS
Trans e namorado são presos suspeitos de extorquir cliente após programa
FRONTEIRA
Homem assassinado em estacionamento de shopping é ex-policial
DOURADOS
Jovem morre ao bater moto contra carreta parada no Água Boa
DOURADOS
Homem escapa de tiros na Vila Toscana; ex-namorada e o atual dela seriam os autores