Na manhã desta quinta-feira (26), os 18 juízes substitutos concluíram o segundo módulo do Curso de Formação Inicial, realizado pela Escola Judicial de MS (Ejud-MS), com uma palestra da juíza Jacqueline Machado, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e titular da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital.
Entre os assuntos abordados estava a urgência de medidas protetivas para complementar a Lei Maria da Penha, norma que protege as mulheres vítimas de agressões. Acompanharam a juíza a assistente social Vanessa Vieira e a psicóloga Sandra Regina Monteiro Salles – ambas integrantes da Coordenadoria da Mulher.
De acordo com a juíza, a aula destinada aos juízes teve o intuito de mostrar o que acontece antes da violência que termina no pedido de medida protetiva. Ela salientou que o interesse é expor a desigualdade de gênero existente atualmente, geradora dessa violência, pois isso precisa ser compreendido pelos juízes que, a partir do dia 7 de novembro, estarão judicando em comarcas do interior.
“O juiz que tem um olhar de gênero para o fato proposto consegue analisar de forma mais adequada uma medida de proteção. É uma questão de saúde pública”, afirmou a juíza, ressaltando a importância da formação, tendo em vista que os juízes necessitam desse conhecimento para compreender que esse tipo de violência é grave, com dados alarmantes e precisa ser combatida pelo Poder Judiciário, seja com repressão ou prevenção.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Última rodada do Brasileirão 2019 será disputada neste domingo
ECONOMIACom a certeza de dinheiro na conta, servidor estadual faz planos com 13°
INTERNACIONALPelo menos 43 pessoas morrem em incêndio em fábrica da Índia

Portaria homologa tarifas de pedágio de ponte sobre o Rio Paraguai

Inteligência da PM prende dois por tráfico no bairro Estrela Tovi
Carnes de porco e de frango acompanham alta nos preços do boi gordo

Casal e dois filhos somem durante viagem e família pede ajuda

Polícia recupera objetos e fecha ponto de receptação em Dourados
Jovem morre em suposto acidente de trânsito, mas polícia não acha provas
UFMSUniversidade abre 30 vagas em concurso com salários de até R$ 10 mil
Mais Lidas
MEIO AMBIENTEGoverno vai remunerar quem atua na conservação ambiental
CONCURSO11 órgãos abrem inscrições para 1,4 mil vagas nesta segunda-feira

Família procura por homem que desapareceu na região de Taquarussu
