Menu
Busca domingo, 23 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
MS

Jogos Indígenas serão lançados oficialmente durante Fórum de Políticas Públicas

17 junho 2015 - 13h15

Assessoria

O Fórum de Políticas Públicas para Esporte e Lazer de Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul, promovido pela Fundesporte, com o apoio Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), será nesta quinta-feira (18), a partir das 8 horas. Durante o evento será feito o lançamento oficial do 10º Jogos Indígenas de Mato Grosso do Sul (JIMS) que tem como proposta fortalecer a cultura indígena e fazer a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.

O Fórum acontece ao longo do dia, até às 17h, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, auditório multiuso professor Dercir de Oliveira. O evento pretende colher subsídios para elaboração e implementação da Política Estadual de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas do Estado.

A Subsecretaria Estadual de Políticas Indígenas, pasta ligada à Sedhast, mobilizou as aldeias para participarem do debate. Confirmaram presença cerca de 200 pessoas entre lideranças indígenas, pessoas ligadas ao esporte dentro das etnias, além de autoridades. O fórum reunirá representantes das oitos etnias de MS Guató, Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva, Terena, Ofayé, Atikun, Kiniquinau e Kadiwéu de mais 19 municípios representando as mais de 70 aldeias Mato Grosso do Sul.

Jogos Indígenas

Dourados vai sediar a competição nos dias 24 a 30 de agosto. As equipes que pretendem participar devem representar a Aldeia localizada em reservas indígenas oficializadas pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

Dentre as modalidades de competições estão diversos jogos, como futebol, voleibol, atletismo e competições da tradição nativa, sendo arco e flecha, lança nativa, cabo de guerra, travessia com canoa, travessia a nado, pescaria, entre outros. Haverá ainda, apresentações artísticas e culturais e um concurso para escolha da garota dos JIMS.

Parte dos jogos devem ocorrer na Vila Olímpica, na aldeia Jaguapiru, que possui espaços para a prática de quase todos esses esportes.

Segundo a subsecretária de Políticas Indígenas, Silvana Terena, “essa competição será uma oportunidade para preparação dos atletas para os jogos Mundiais Indígenas que este ano acontece no Brasil pela primeira vez, nos dias 30 de outubro e 1º de novembro, em Palmas (TO). Daqui poderão sair os competidores que vão representar nosso País”, destacou Silvana.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Mariana Rios amostra corpo sequinho de biquíni em dia de piscina
UFGD
Com mais de 1.200 trabalhos inscritos, Enepex começa terça-feira
FRONTEIRA
Polícia apreende mais de R$ 300 mil em eletrônicos em para-choque
ELEIÇÕES 2018
Campanha de Delcídio divulga Nota sobre impugnação de candidatura
CAMPO GRANDE
Mulher é presa com carregador e 20 chips nas partes intimas em presídio
TEMPO
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
MEIO AMBIENTE
Mineradora é autuada e fechada por extração ilegal de areia
ELEIÇÕES 2018
A partir de hoje, candidatos só podem ser presos em flagrante
CORUMBÁ
Cavalos em rodovia causam acidente e deixam duas pessoa mortas
EMPREGO
20 empresa estão com inscrições abertas para trainee; veja lista

Mais Lidas

DOURADOS
Jovem foi espancada até a morte no Pelicano
DOURADOS
Jovem é encontrada morta no Jardim Pelicano
OPERAÇÃO NEPSIS
Ação conjunta prende cinco Policiais Rodoviários Federais em MS
OPERAÇÃO NEPSIS
Ação cumpre mandados de prisão contra suspeitos de contrabando