Menu
Busca sábado, 20 de abril de 2019
(67) 9860-3221
DIREITOS HUMANOS

Indígenas relatam insegurança e violência a Comissão da Câmara

04 junho 2015 - 11h15

Entre os dias 30 maio e 1º de junho, Mato Grosso do Sul recebeu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados que veio ao estado conhecer a realidade indígena e os casos de violência contra as comunidades guarani-kaiowá. O Ministério Público Federal (MPF) acompanhou a diligência, que percorreu quatro áreas indígenas do sul do estado.

Nas reuniões, todas as comunidades relataram casos de violência e desrespeito aos direitos humanos. Miséria, falta infraestrutura, precário atendimento em saúde, dificuldades de acesso à educação e ausência de medidas de segurança específicas para as aldeias foram as principais reclamações dos indígenas, que enfatizaram a necessidade da demarcação da terra tradicional.

As visitas, além de aumentarem o diálogo do legislativo com os indígenas, possibilitaram à Comissão constatar as condições de vida das comunidades e as violações sofridas pelos índios. Na ocasião, os indígenas receberam a promessa de esforços para a efetiva demarcação territorial e para a implementação de políticas públicas relacionadas à segurança, saúde e educação.

Participaram dos encontros o deputado federal Paulo Pimenta, presidente da CDHM; a subprocuradora geral da República Deborah Duprat; os procuradores da República Marco Antonio Delfino de Almeida e Emerson Kalif Siqueira; o deputado federal Zeca do PT; e representantes do Conselho Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, da Funai, do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e da Polícia Federal.

Para o MPF, a diligência foi um meio de dar voz às comunidade. "As visitas foram mais uma oportunidade, dentre outras tantas, de dar visibilidade ao enorme drama vivido pelas comunidades guarani-kaiowá. Aparentemente, a luta pela recuperação de seus territórios as condenou à privação dos mais fundamentais dos direitos", como destacou Deborah Duprat, subprocuradora geral da República e coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF.


Deixe seu Comentário

Leia Também

PONTA PORÃ
Polícia prende homem e apreende drogas e armas em residência
IMUNIZAÇÃO
Nova etapa da Campanha contra a Gripe começa na segunda-feira
CAMPO GRANDE
Quadrilha é presa após invadir garagem e fazer funcionários reféns
UEMS
Curso de Pedagogia realiza encontro brincante no dia 27 de abril
CRIME AMBIENTAL
Fazendeiro é multado por degradação de matas ciliares de córrego
POLÍTICA
Câmara de Ladário conclui processos e chega ao sétimo vereador cassado
CAARAPÓ
PF apreende quase meia tonelada de maconha em tanque de carreta
SAÚDE
Pediatras pedem fim da obrigatoriedade do Teste da Linguinha
POLÍCIA
Mulher de 41 anos é assaltada e estuprada próximo à feira-livre
PNEUMONIA
MC Sapão, do hit 'Eu tô tranquilão', morre aos 40 anos no Rio

Mais Lidas

DOURADOS
Guarda faz batida em festa regada a álcool e narguilé e encontra menores bêbados
DOURADOS
Homem é preso tentando se esconder sob balcão de loja em que furtava
CAMPO GRANDE
Mulher é encontrada pendurada em árvore ao lado de carro
MS-338
Motorista freia ao ver anta e tem caminhão atingido por ônibus