11/01/2017 10h27 -

Incêndio começa na Bolívia atinge Pantanal; maior dos últimos anos


.
 
A imagem foi obtida depois de um sobrevoo para localizar o foco do incêndio - Divulgação/Corpo de Bombeiros A imagem foi obtida depois de um sobrevoo para localizar o foco do incêndio - Divulgação/Corpo de Bombeiros

Bombeiros iniciaram na manhã desta quarta-feira, dia 11 de janeiro, ação para combater incêndio que atinge parte do Pantanal sul-mato-grossense, depois de iniciar na Bolívia nos últimos dias. O fogo consome parte da vegetação no norte de Corumbá e as fumaças provocadas pelas chamas encobriram grande parte da cidade.

De acordo com o site Diário Corumbaense, foi realizado sobrevoo com o apoio da Marinha para identificar o local atingido. Serão convocados no mínimo 10 bombeiros para atuarem na ação e conter o incêndio que está expandindo pela área florestal.

Para o monitoramento da área afetada, foram utilizados oito satélites usados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para rastrear a dimensão da área atingida.

Em razão do fogo ter começado na fronteira, segundo o site, do dia 1° ao dia 9 foram registrados 58 focos de incêndio florestais na área vegetativa de Corumbá e de acordo com o Inpe, essa é a maior incidência de queimadas dos últimos 5 anos.

O motivo seria que com o rio baixo, áreas que ficavam alagadas estão secas e poderiam estar produzindo material combustível suficiente para ocasionar esses grandes focos de incêndios florestais.

Envie seu Comentário