Menu
Busca segunda, 24 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
REVALIDA

IFMS realiza primeira revalidação de diploma técnico obtido em outro país

14 novembro 2017 - 15h50

Única instituição de ensino do Estado apta a revalidar diplomas de cursos técnicos obtidos no exterior, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou sua primeira revalidação, certificando o italiano Giacomo Tibaldo como Técnico em Agropecuária.
 
A revalidação foi assinada pelo reitor Luiz Simão Staszczak no dia 26 de outubro. A partir de agora, o profissional está certificado para realizar as atividades profissionais que sua qualificação o permite.
 
Tibaldo, 21 anos, reside atualmente no município de Costa Rica, e apresentou a solicitação de revalidação no Campus Nova Andradina. Com seu certificado revalidado, o italiano, que trabalha no Brasil há cerca de um ano e meio, vislumbra um crescimento profissional.
 
"Esta revalidação é muito importante para mim, pois agora posso solicitar minha carteira profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e, com ela, assinar pela minha empresa", explicou.
 
Animado com a nova possibilidade, ele falou também sobre planos futuros. "Quero seguir trabalhando e crescendo. Se algum dia surgir oportunidade de estudar aqui no Brasil, em uma área que eu goste, penso também em fazer um curso superior", finalizou.
 
Revalidação

Para solicitar a revalidação de diploma de cursos técnicos feitos em outros países, o interessado deve procurar a Central de Relacionamento (Cerel) dos campi do IFMS, entre os meses de janeiro e novembro.
 
A instituição conta com unidades em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
 
O diretor de Gestão Acadêmica (Dirga) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), José Ricardo Silva, ressalta que tanto brasileiros como estrangeiros residentes no Brasil (com visto permanente) podem solicitar a revalidação de diplomas. "Caso tenhamos algum acordo de cooperação com o país onde foi feito o curso, torna-se mais ágil a tramitação do processo", destacou o diretor.
 
A revalidação de diploma de cursos técnicos obtidos em países estrangeiros é uma das ações e programas do IFMS, devidamente regulamentado e aprovado pelo Conselho Superior (Cosup), órgão colegiado máximo da instituição.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZ
Paola Antonini: "minha autoestima melhorou depois que perdi a perna"
PESQUISA
Ibope: governo Azambuja é aprovado por 46% e reprovado por 17%
CAPITAL
Homem é preso após invadir residência com carro de luxo furtado
EM ALTA
Barril do petróleo passa de US$ 81 e fecha no maior valor em 4 anos
TRÊS LAGOAS
Homem foge após lançar droga e 14 celulares para dentro de presídio
UEMS
EscolaGov promove curso de Licitação e Contratos em Dourados
EDUCAÇÃO
‘Infâncias, Docência e Educação Infantil’ é tema de Seminário na UFGD
AQUIDAUANA
Homem é preso após invadir casa e abusar de menina de 12 anos
BOATOS
Manuela d'Ávila é ameaçada nas redes sociais após fake news
IMPROBIDADE
Ex-servidor do TJMS é acusado de receber dinheiro para intervir em ação

Mais Lidas

DOURADOS
Amiga de jovem encontrada morta é presa acusada por tráfico e por alterar a cena do crime
TEMPORAL
Chuva e ventos fortes derrubam árvores em Dourados
DOURADOS
Adolescente é encontrado baleado na rua e morre no HV
POLÍCIA
Presos em Dourados são transferidos para capital