Menu
Busca Terça, 21 de Novembro de 2017
(67) 9860-3221
Corpal Novo site
REVALIDA

IFMS realiza primeira revalidação de diploma técnico obtido em outro país

14 Novembro 2017 - 15h50

Única instituição de ensino do Estado apta a revalidar diplomas de cursos técnicos obtidos no exterior, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou sua primeira revalidação, certificando o italiano Giacomo Tibaldo como Técnico em Agropecuária.
 
A revalidação foi assinada pelo reitor Luiz Simão Staszczak no dia 26 de outubro. A partir de agora, o profissional está certificado para realizar as atividades profissionais que sua qualificação o permite.
 
Tibaldo, 21 anos, reside atualmente no município de Costa Rica, e apresentou a solicitação de revalidação no Campus Nova Andradina. Com seu certificado revalidado, o italiano, que trabalha no Brasil há cerca de um ano e meio, vislumbra um crescimento profissional.
 
"Esta revalidação é muito importante para mim, pois agora posso solicitar minha carteira profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e, com ela, assinar pela minha empresa", explicou.
 
Animado com a nova possibilidade, ele falou também sobre planos futuros. "Quero seguir trabalhando e crescendo. Se algum dia surgir oportunidade de estudar aqui no Brasil, em uma área que eu goste, penso também em fazer um curso superior", finalizou.
 
Revalidação

Para solicitar a revalidação de diploma de cursos técnicos feitos em outros países, o interessado deve procurar a Central de Relacionamento (Cerel) dos campi do IFMS, entre os meses de janeiro e novembro.
 
A instituição conta com unidades em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
 
O diretor de Gestão Acadêmica (Dirga) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), José Ricardo Silva, ressalta que tanto brasileiros como estrangeiros residentes no Brasil (com visto permanente) podem solicitar a revalidação de diplomas. "Caso tenhamos algum acordo de cooperação com o país onde foi feito o curso, torna-se mais ágil a tramitação do processo", destacou o diretor.
 
A revalidação de diploma de cursos técnicos obtidos em países estrangeiros é uma das ações e programas do IFMS, devidamente regulamentado e aprovado pelo Conselho Superior (Cosup), órgão colegiado máximo da instituição.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Isis Valverde posa de lingerie em montanha
REGIÃO
Governador entrega investimentos e anuncia reconstrução do balneário municipal em Caarapó
ESPORTE
Bonito receberá última etapa do estadual de Beach Tennis
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Comissão vai debater cobrança por bagagem despachada
ITINERANTE
Carreta da Justiça inicia atendimentos na comarca de Figueirão
CONSCIÊNCIA NEGRA
Mais da metade da população brasileira se autodeclara como preta e parda
CAARAPÓ/AMAMBAI
Antes intransitável, reconstrução da MS-156 avança
DEFESA DO CONSUMIDOR
Na Capital, Procons vão orientar consumidores e fiscalizar lojas na Black Friday
TRABALHO
Caged de outubro indica saldo de 76 mil empregos, melhor resultado do ano
BRASILEIRÃO
Fluminense vence a Ponte e confirma vaga na elite

Mais Lidas

CENTRO
Ladrões invadem e furtam R$ 52 mil de loja em Dourados
DOURADOS
VÍDEO: Sucuri de mais de 3m é resgatada sobre cerca no Arnulpho
DOURADOS
"Quebra-vidraças" são apreendidos por furto e vandalismo
TRÁFICO
PF apreende em Recife droga que saiu de Dourados