Menu
Busca segunda, 25 de junho de 2018
(67) 9860-3221
REVALIDA

IFMS realiza primeira revalidação de diploma técnico obtido em outro país

14 novembro 2017 - 15h50

Única instituição de ensino do Estado apta a revalidar diplomas de cursos técnicos obtidos no exterior, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou sua primeira revalidação, certificando o italiano Giacomo Tibaldo como Técnico em Agropecuária.
 
A revalidação foi assinada pelo reitor Luiz Simão Staszczak no dia 26 de outubro. A partir de agora, o profissional está certificado para realizar as atividades profissionais que sua qualificação o permite.
 
Tibaldo, 21 anos, reside atualmente no município de Costa Rica, e apresentou a solicitação de revalidação no Campus Nova Andradina. Com seu certificado revalidado, o italiano, que trabalha no Brasil há cerca de um ano e meio, vislumbra um crescimento profissional.
 
"Esta revalidação é muito importante para mim, pois agora posso solicitar minha carteira profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e, com ela, assinar pela minha empresa", explicou.
 
Animado com a nova possibilidade, ele falou também sobre planos futuros. "Quero seguir trabalhando e crescendo. Se algum dia surgir oportunidade de estudar aqui no Brasil, em uma área que eu goste, penso também em fazer um curso superior", finalizou.
 
Revalidação

Para solicitar a revalidação de diploma de cursos técnicos feitos em outros países, o interessado deve procurar a Central de Relacionamento (Cerel) dos campi do IFMS, entre os meses de janeiro e novembro.
 
A instituição conta com unidades em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
 
O diretor de Gestão Acadêmica (Dirga) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), José Ricardo Silva, ressalta que tanto brasileiros como estrangeiros residentes no Brasil (com visto permanente) podem solicitar a revalidação de diplomas. "Caso tenhamos algum acordo de cooperação com o país onde foi feito o curso, torna-se mais ágil a tramitação do processo", destacou o diretor.
 
A revalidação de diploma de cursos técnicos obtidos em países estrangeiros é uma das ações e programas do IFMS, devidamente regulamentado e aprovado pelo Conselho Superior (Cosup), órgão colegiado máximo da instituição.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUPLEMENTARES
Sete municípios do país têm novos prefeitos
FRONTEIRA
Após fuga, motorista capota carro carregado com drogas
DOURADOS
Marçal quer extensão de séries iniciais em escola no Dioclécio Artuzi
VESTIBULAR DE INVERNO
Faculdades do Senai de Dourados encerram dia 11 de julho inscrições para prova
DOURADOS/LAGUNA
Entre feridos em acidente que matou mulher estavam duas crianças
AMBIENTAL
PMA e MPE autuam proprietários por desmatamento ilegal
BR-163
Adolescente morre após ser atropelado por motorista bêbado em Dourados
INVESTIGAÇÃO
Preso em Dourados, detento comandava ações do PCC até em Rondônia
Áudios adquiridos em operação revelam forte participação do acusado nas ações estratégicas da facção
TELEVISÃO
Jornalista da Globo Julia Guimarães é assediada por torcedor na Rússia
PRAZO
Inscrições para bolsa ao pesquisador ingressante terminam nesta segunda

Mais Lidas

POLÍCIA
Homem é assassinado em bar em Dourados
TRAGÉDIA
Mulher morre e 8 ficam feridos após colisão na MS-379
POLÍCIA
Veículo é roubado e recuperado horas depois em Dourados
DOURADOS
Jovem é presa ao tentar entrar na PED com droga em órgão genital