Menu
Busca quinta, 16 de agosto de 2018
(67) 9860-3221
MATO GROSSO DO SUL

Governo fecha parceria com CGU para prevenir e combater a corrupção na gestão pública

09 outubro 2017 - 11h20Por Da Redação

Com objetivo de contribuir para a prevenção e o combate à corrupção, o governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE-MS) fechou uma parceria com a superintendência regional da Controladoria Geral da União (CGU). Além de tapar o gargalo das finanças públicas, seja na educação, na saúde, no meio ambiente ou em outras áreas, o acordo prevê também a promoção da transparência, ética pública, incentivo ao controle social e fortalecimento da gestão.

A transparência é um dos compromissos de campanha do governador Reinaldo Azambuja. Na avaliação dele, esse novo acordo vem a somar com as inciativas de controle e monitoramento que estão sendo implantadas desde o seu primeiro dia de gestão. Entre elas estão o Portal da Transparência, Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) e a própria criação da CGE-MS.

“Nosso objetivo é fazer um governo transparente, moderno e eficiente. Temos adotado algumas medidas rigorosas, reduzimos o tamanho da estrutura do estado e, agora, seguimos dentro de um planejamento para fazer o controle e combate da corrupção que hoje é tido como o mal do século. Defendemos que dinheiro público deve ser gasto com coisas públicas”, disse Reinaldo Azambuja.

O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, pondera que aprimorar o controle interno da gestão pública é fundamental no processo de combate à corrupção. Girão explica ainda que como a CGE é recém-criada, acordos como este são fundamentais para auxiliar na estruturação da controladoria.

“É um ganho enorme que nós Governo de MS vamos ter. Em primeiro lugar a transferência da expertise, uma vez que a CGU atua há muito mais tempo na área de prevenção. Depois, esse tipo de acordo é fundamental para a fase de estruturação em que nos encontramos. Vamos estruturar realmente, através de sistemas, capacitações e do trabalho conjunto que diuturnamente realizamos fiscalizando recursos do governo estadual e federal. Trabalhando de mão dadas não tenho dúvida que vamos conseguir resultados cada vez mais eficazes”, declarou Girão.

A controladora-Geral-Adjunta do Estado, Marina Hiraoka Gaidarji, avalia que o governo tem andado na direção certa. “No trabalho de combate à corrupção nós acabamos identificando pontos de fragilidade na administração pública. A corrupção é um gargalo, mas não é o único. Estamos em um momento que não ter mais para onde ir: a receita não tem como aumentar, então, é preciso controlar despesas e os pontos de fragilidade. Só assim, gastando com responsabilidade e eficiência e monitorando constante todos os atos da gestão, conseguiremos melhorar cada vez mais a vida da população do nosso estado”, afirmou.

O acordo prevê ainda compartilhamento de base de dados entre as controladorias; aprimoramento de técnicas e procedimentos implementados nas ações de controle; compartilhamento de conhecimento e informações técnicas relativas às áreas de auditoria e fiscalização e ouvidorias; entre outras diversas ações. O controlador geral ressalta ainda que a parceria não envolve qualquer transferência de recursos, ou seja, é totalmente gratuita para o Poder Público Estadual.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Primeiro dia do Arraiá Uems terá André Pantera e Banda
INFORME PUBLICITÁRIO
Nota de Esclarecimento sobre a greve dos trabalhadores da RG Engenharia Ltda em Dourados
DE BIQUÍNI
Priscila Pires mostra resultado de alimentação e treinos intensos
CULTURA
Publicado edital de seleção para artesãos participarem do Salão do Artesanato em São Paulo
DOURADOS
Trabalhadores de obras completam três dias parados
OTIMISMO DO PRODUTOR
Alta do dólar eleva preço da soja em Mato Grosso do Sul
FLAGRANTE
Veículo roubado em Santa Catarina é recuperado em MS
INCLUSÃO
Com 12 mil pessoas em MS, comunidade surda reivindica acesso a serviços básicos
FALTOSOS
Concurso da PM registra abstenção de 14% em MS
COTAÇÕES
Dólar fecha em alta e se aproxima do patamar de R$ 3,90 com piora do cenário externo

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é encontrado morto dentro de veículo estacionado em acostamento
DOURADOS
Bebê de oito meses é internado no HU e polícia investiga suspeita de agressão
ALDEIA BORORÓ
Mãe denuncia o próprio filho após descobrir roubo de moto em Dourados
DOURADOS
Uno tomba após colisão com Ônix no Jardim Girassol