Menu
Busca quinta, 23 de maio de 2019
(67) 9860-3221
MATO GROSSO DO SUL

Governo fecha parceria com CGU para prevenir e combater a corrupção na gestão pública

09 outubro 2017 - 11h20Por Da Redação

Com objetivo de contribuir para a prevenção e o combate à corrupção, o governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE-MS) fechou uma parceria com a superintendência regional da Controladoria Geral da União (CGU). Além de tapar o gargalo das finanças públicas, seja na educação, na saúde, no meio ambiente ou em outras áreas, o acordo prevê também a promoção da transparência, ética pública, incentivo ao controle social e fortalecimento da gestão.

A transparência é um dos compromissos de campanha do governador Reinaldo Azambuja. Na avaliação dele, esse novo acordo vem a somar com as inciativas de controle e monitoramento que estão sendo implantadas desde o seu primeiro dia de gestão. Entre elas estão o Portal da Transparência, Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) e a própria criação da CGE-MS.

“Nosso objetivo é fazer um governo transparente, moderno e eficiente. Temos adotado algumas medidas rigorosas, reduzimos o tamanho da estrutura do estado e, agora, seguimos dentro de um planejamento para fazer o controle e combate da corrupção que hoje é tido como o mal do século. Defendemos que dinheiro público deve ser gasto com coisas públicas”, disse Reinaldo Azambuja.

O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, pondera que aprimorar o controle interno da gestão pública é fundamental no processo de combate à corrupção. Girão explica ainda que como a CGE é recém-criada, acordos como este são fundamentais para auxiliar na estruturação da controladoria.

“É um ganho enorme que nós Governo de MS vamos ter. Em primeiro lugar a transferência da expertise, uma vez que a CGU atua há muito mais tempo na área de prevenção. Depois, esse tipo de acordo é fundamental para a fase de estruturação em que nos encontramos. Vamos estruturar realmente, através de sistemas, capacitações e do trabalho conjunto que diuturnamente realizamos fiscalizando recursos do governo estadual e federal. Trabalhando de mão dadas não tenho dúvida que vamos conseguir resultados cada vez mais eficazes”, declarou Girão.

A controladora-Geral-Adjunta do Estado, Marina Hiraoka Gaidarji, avalia que o governo tem andado na direção certa. “No trabalho de combate à corrupção nós acabamos identificando pontos de fragilidade na administração pública. A corrupção é um gargalo, mas não é o único. Estamos em um momento que não ter mais para onde ir: a receita não tem como aumentar, então, é preciso controlar despesas e os pontos de fragilidade. Só assim, gastando com responsabilidade e eficiência e monitorando constante todos os atos da gestão, conseguiremos melhorar cada vez mais a vida da população do nosso estado”, afirmou.

O acordo prevê ainda compartilhamento de base de dados entre as controladorias; aprimoramento de técnicas e procedimentos implementados nas ações de controle; compartilhamento de conhecimento e informações técnicas relativas às áreas de auditoria e fiscalização e ouvidorias; entre outras diversas ações. O controlador geral ressalta ainda que a parceria não envolve qualquer transferência de recursos, ou seja, é totalmente gratuita para o Poder Público Estadual.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZZ
Kelly Key relembra baixa autoestima após gravidez: "Não me achava bonita"
NOVA ANDRADINA
Ciclista morre após ter a cabeça esmagada por carreta
PRAZO
Justiça determina que Bolsonaro indenize Maria do Rosário em 15 dias
CAPITAL
Outros 2 guardas municipais são presos em investigação sobre arsenal
RIO DE JANEIRO
Tribunal decide libertar os militares que fuzilaram carro de músico
CONTRABANDO
Após perseguição, Polícia apreende 7,5 mil pacotes de cigarros
POLÍTICA
Bolsonaro volta a defender mudanças na CNH e fim dos radares
CAMPO GRANDE
Jovem grávida é agredida, desmaia e acorda sendo estuprada
UNIGRAN
Jornada de Psicologia vai abordar trajetos e conquistas em 20 anos de história
MEIO AMBIENTE
Conciliação: danos ao Rio da Prata serão reparados por responsáveis

Mais Lidas

POLÍCIA
Após pescaria, marido encontra desconhecido na frente de casa e ameaça mulher com arma em Dourados
DOURADOS
Preso em operação estava sob monitoramento por assalto
PEDRO JUAN
Três suspeitos de chacina na fronteira são presos pela polícia paraguaia
PEDRO JUAN
Seis morrem e uma criança fica ferida após ataque de pistoleiros na fronteira