Menu
Busca quinta, 13 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
ESTADO

Governo anuncia reposicionamento dos agentes penitenciários

10 outubro 2017 - 19h05Por Da Redação

Dando continuidade ao cumprimento dos compromissos pactuados com os agentes penitenciários, o Governo do Estado confirmou, nesta terça-feira (10.10), a promoção do reposicionamento de aproximadamente 480 servidores no Plano de Carreira (implantado em 2014 pela Lei 4.490), a partir do próximo ano. A medida contempla o único item ainda pendente do acordo firmado com a categoria e demonstra o esforço do governo em corrigir distorções históricas apesar das fortes limitações orçamentárias e financeiras.

O anúncio da promoção aconteceu nesta terça-feira (10.10) em reunião do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, com o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, deputado Coronel David, diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de MS (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) Édio de Souza Viegas, procuradora do Estado, Renata Corona Zuconelli e coordenadores da SAD.   

“Levando em consideração a expectativa dos servidores, optamos por estender ao máximo os critérios de inclusão, abrangendo servidores convocados desde 1979 até o ano de 2006”, ressaltou o secretário de governo, Eduardo Riedel. “Vale destacar o esforço do governo para dar cumprimento aos compromissos feitos em um período com circunstâncias muito diferentes das atuais. Poder anunciar essa medida de reconhecimento dos agentes nos deixa muito satisfeitos”, completou o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa.

Seguindo a orientação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), para o reposicionamento será realizada uma alteração na lei 4.490/2014. “O projeto de Lei será encaminhado ainda no mês de outubro, com previsão de assinatura da adequação da lei até o fim deste ano. Com isso, esperamos que o reposicionamento seja concretizado em janeiro de 2018”, explicou o secretário adjunto da SAD, Édio de Souza Viegas.

Valorização Funcional

Segundo o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o reposicionamento corrigirá anos de perdas salariais de servidores e representa o reconhecimento, por parte do governo estadual, da importância do trabalho desenvolvido pelos agentes.

O reposicionamento funcional faz parte de uma série de medidas de melhoria das condições de trabalho concedidas aos cerca de 1,6 mil agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul. Em 2016 foi concedido reajuste de 5,9% para corrigir distorções e desde o início da gestão mais de 1,2 mil servidores foram beneficiados com promoções e progressões funcionais. Também foram convocados 320 novos agentes e adquiridos equipamentos de segurança com recursos próprios e dos Fundos Penitenciários Nacional e Estadual.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Homem é assassinado com tiro na cabeça próximo a unidade de saúde
ASSEMBLEIA
Três projetos e um veto estão pautados para votação nesta quinta-feira
PANDEMIA
Com 450 casos ativos de coronavírus, douradense ignora isolamento
OPERAÇÃO STRADA
Operação contra o tráfico prende cinco e sequestra R$ 1 milhão em bens de traficantes
TRÁFICO DE DROGAS
Homem é flagrado transportando mais de 100 kg de maconha na MS-162
DOURADOS
Juiz nega pedido de suplente para assumir vaga de vereadora na Câmara
BR-163
Vendedor de botina é preso transportando mais de 200 kg de maconha em fundo falso de veículo
BR-163
Após perseguição, carro usado para o tráfico capota e pega fogo
TRÁFICO DE DROGAS
Adolescente é apreendido com porção de maconha e diz que levaria para um amigo
UFGD
Estão abertas as inscrições para Bolsa Permanência e Auxílio Alimentação

Mais Lidas

DOURADOS
Amigos vão procurar homem e encontram corpo em avançado estado de decomposição
DOURADOS
Preso no Ipê Roxo era investigado desde fevereiro por estupro do sobrinho
DOURADOS
Com gritos de "pega ladrão", grupo é flagrado furtando carro no Jardim Paulista
CAMPO GRANDE
Homem fica preso às ferragens após colisão entre carro e caminhão