terça, 19 de março de 2024
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ESTADO

Governador diz que saúde continuará sendo foco no 2º mandato

17 dezembro 2018 - 15h35Por Da Redação

Na inauguração da reforma da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, nesta segunda-feira (17.12), o governador Reinaldo Azambuja assumiu o compromisso de manter, no segundo mandato (2019-2022), a saúde como a prioridade da gestão, seguida pela área de segurança pública.

“Vemos que nos próximos quatro anos teremos um momento bem melhor para Mato Grosso do Sul e que exige de todos nós foco na saúde. Saúde é e continuará sendo por muito tempo uma prioridade da população, porque ela [a sociedade] demanda o que é mais necessário para a sua sobrevivência e para receber um bom atendimento. Temos que investir cada vez mais em boa formação, montagem da equipe e na sequência do trabalho realizado”, disse.

O Governo do Estado investiu R$ 820 mil na reforma geral do prédio da Escola de Saúde Pública – responsável pela qualificação de profissionais da área da saúde por meio de aulas presenciais e a distância. O investimento contemplou a reestruturação das instalações hidráulicas, elétricas e cobertura.

Segundo a superintendente de Gestão, do Trabalho e da Educação na Saúde, Vera Lúcia Kodjaolanian, a reforma durou três anos, mas as atividades foram mantidas em um prédio ao lado. “Qualificamos de 3 mil a 4 mil pessoas por ano. Nesses 30 anos, temos milhares de trabalhadores na saúde qualificados. Hoje, em todos os municípios têm profissionais que, em algum momento, passaram por algum curso oferecido pela Escola de Saúde Pública”, disse.

Durante a atual gestão (2015-2018), o Governo do Estado deu início ao processo de regionalização da saúde com a construção, reforma e ampliação de hospitais, além de entrega de equipamentos, e com a Caravana, que realizou mais de 60 mil cirurgias em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, além de atendimentos, consultas e exames de alta complexidade.

Entre as entregas mais emblemáticas da gestão de Reinaldo Azambuja estão o Hospital do Trauma, uma obra que começou há duas décadas e que hoje está funcionando, e o Núcleo de Hemodiálise em Coxim, que acabou com o drama de pacientes que precisavam viajar cerca de 500 quilômetros (ida e volta), três vezes por semana. Os equipamentos de hemodiálise filtram o sangue de renais crônicos por meio de um método artificial. Sem o procedimento, as complicações à saúde podem levar à morte.

Também participaram da inauguração do prédio o secretário de Estado de Saúde, Carlos Coimbra; o diretor da Escola de Saúde Pública, Leonardo Guirão Junior; o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Fabio Edir; o médico Alfredo Arruda; e a vereadora Enfermeira Cida.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social
REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá

PONTA PORÃ

Mulher vai ao hospital e descobre ter feto calcificado há mais de 50 anos