Menu
Busca sexta, 13 de dezembro de 2019
(67) 9860-3221
CULTURA

Governador destaca pluralidade e continuidade na abertura do Festival América do Sul

15 novembro 2019 - 12h09Por Da Redação

Desfile de escola de samba, transformando rua em sambódromo, artesanatos e gastronomia de países como Argentina, Paraguai, Peru e Bolívia, apresentação teatral e a música de Zezé di Camargo e Luciano. Assim foi o primeiro dia do Festival América do Sul Pantanal (FASP), nesta quinta-feira (14.11), em Corumbá.

E são a pluralidade e a integração da América Latina as marcas do Festival, que chega a sua 15ª edição, se consolidando como uma grande festa cultural. Neste ano são mais de 50 atrações, todas gratuitas.

Durante a abertura, o governador Reinaldo Azambuja destacou que apesar da crise que vários estados enfrentam, inclusive com atraso de salários, em Mato Grosso do Sul foi possível manter as contas em dia, obras e os festivais culturais. “Os governos enfrentam dificuldades. A maioria não consegue pagar a folha. E nos governos a primeira coisa que se corta é cultura e esporte, mas nós estamos fazendo diferente”, disse. 

Reinaldo Azambuja afirmou ainda que o Festival América do Sul, que acontece até domingo (17.11), também é uma oportunidade para os turistas conhecerem as belezas do Pantanal Sul-mato-grossense. “Praias, existem muitas no mundo inteiro. Pantanal, só tem um e é aqui”.

De acordo com a secretaria de Estado de Cultura, Mara Caseiro, o Festival deve movimentar uma economia entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões em cinco dias de evento, com ocupação de hotéis e vendas em comércio, bares e restaurantes, entre outros.

O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, falou da parceria do Governo do Estado com o Município e elogiou a escolha dos homenageados. Ele também destacou o aspecto econômico do evento. “Gera trabalho, renda e fomenta a economia. E é importante lembrar que Corumbá é o berço da cultura sul-mato-grossense”.

Pantanal Extremo

Antes da abertura do FASP 2019, o governador participou do lançamento do Eco Pantanal Extremo – Jogos de Aventura, também em Corumbá. O maior evento de jogos de aventura do Pantanal vai até 17 de novembro e conta com mais de mil inscritos. A realização é da prefeitura, com apoio do Governo estadual.

Participaram dos eventos os secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Mara Caseiro (Cultura), o diretor-presidente da Fundação Estadual de Esporte, Marcelo Miranda, presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Correa, deputada federal Bia Cavassa, deputado estadual Evander Vendramini, o comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, além de autoridades municipais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Condenada por morte de namorado, mulher que alegou roleta-russa é presa
RURAL
Meta da agropecuária é abastecer mercado interno, diz Tereza Cristina
CINEMA
Danny Aiello, ator de 'Faça a coisa certa', morre aos 86 anos nos EUA
SIDROLÂNDIA
Polícia apreende carga de 80 pneus de origem estrangeira na MS-162
ERRO
Governo torna sem efeito promulgação da Reforma da Previdência Estadual
RIO BRILHANTE
Homem que teria brigado com pedreiro antes de assassinato se apresenta
SAÚDE
Juiz determina que empresa volte a fornecer alimentação para o HU
CAPITAL
Homem morre ao passar mal após comer paçoca que ganhou de amigo
RIO DE JANEIRO
Ex-deputados Edson Albertassi e Paulo Melo são soltos por engano
RESORT
Morre menino vítima de queda de avião em resort no sul da Bahia

Mais Lidas

CAARAPÓ
Homem é assassinado a golpes de faca após discussão em bar
DOURADOS
Inteligência da PM prende dois por tráfico no bairro Estrela Tovi
GRANDE DOURADOS
Quadrilha especializada em roubo de caminhonetes é desarticulada e seis são presos
FURTO
Polícia recupera objetos e fecha ponto de receptação em Dourados