Menu
Busca quarta, 26 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
MS

Governador assume compromisso de valorização na sede da FETEMS

01 julho 2015 - 14h15

Da Redação

O governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), esteve na sede da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), na manhã desta terça-feira (30), acompanhado de sua equipe de trabalho e de parlamentares da Assembleia Legislativa, para assinar legislações de valorização dos trabalhadores em educação. Na oportunidade ele também recebeu uma importante reivindicação dos administrativos da educação, oficializada pela FETEMS.
Legislações

A primeira legislação assinada é referentes a alteração a Lei Complementar 087/2000, que passará a vigorar com nova redação ao § 3º do art. 24 e com acréscimos dos §§ 1º, 2º e 3º do art. 49, que rege sobre a política de implantação do piso salarial dos professores por 20h, que será consolidada em 2021. A partir de agora os educadores terão dois reajustes anuais, o primeiro em janeiro, equivalente ao valor estabelecido pelo Ministério da Educação e em outubro, referente a política estadual. (Acesse aqui a legislação que será votada nesta quarta-feira (30) na Assembleia Legislativa).

A outra legislação é referente a Eleição de Diretores da Rede Estadual de Ensino, no início do ano a FETEMS entrou em embate com o governo sobre o tema e saiu vitoriosa, pois conseguiu manter os administrativos no processo eleitoral e manter também as eleições nas escolas indígenas, de período integral e de educação especial. Além disso, os alunos votarão a partir da 8ª série e a eleição será totalmente igualitária, pois valerá 50% dos votos da comunidade interna (professores e funcionários administrativos) e 50% da comunidade externa (pais e alunos). O projeto de lei altera as legislações nº 3.244/2006 e nº 3.479/2007 [Acesse aqui](http://www.fetems.org.br/up_file/file_1435677058_PL_ELEICOES_DIRETORES_VERSAO_FINAL.pdf).

Na luta pelo administrativo

Na ocasião a direção da FETEMS entregou ao governador um ofício cobrando a antecipação da data base dos administrativos da educação para janeiro, juntamente com a dos professores e a reestruturação da carreira destes profissionais. [Confira aqui](http://www.fetems.org.br/up_file/file_1435678081_Documento_entregue_Azambuja.pdf).

Depoimentos

De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a reunião deixou claro que a luta por valorização continua. "Quando o governador vem até a nossa casa é uma oportunidade única de cobrarmos ações de valorização e deixarmos claros que continuamos unidos em torno dos nossos propósitos de valorização e foi isso que fizemos hoje, formalmente garantimos em lei o que foi acordado e reivindicamos melhorias na carreira dos administrativos", disse.

Para o governador, Reinaldo Azambuja, a FETEMS exerce papel fundamental nas consolidações de políticas de valorização da categoria, por sua organização e história. "Os embates fazem parte do processo e o importante é que conseguimos estabelecer legalmente uma política de valorização com regras a serem cumpridas e também disse a direção da Federação, sobre a importância do seu papel na consolidação desta política e que me comprometo a debater a questão da carreira dos administrativos da educação, para que eles também tenham regras claras de valorização a serem cumpridas", afirma.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual, Júnior Mochi (PMDB), as legislações seguem para a Casa de Leis e deverão ser votadas nesta quarta-feira (1). "Nesta quarta essa será a nossa primeira votação na Assembleia e com certeza ficamos muito satisfeitos em ter participado ativamente da articulação deste processo, que resultou no fim da greve, no retorno a normalidade das aulas e neste compromisso de valorização da categoria", conclui.

A FETEMS acompanhará a votação dos projetos nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa e o presidente da entidade, Roberto Botareli, também usará a tribuna da Casa de Leis.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPORTE
1ª Rodada do Estadual Feminino de Futebol será encerrada hoje
AMANHÃ
Agências da Caixa abrirão mais cedo para atender cotistas do PIS
LOTERIA
Mega-Sena deve pagar prêmio de R$ 2,5 milhões nesta quarta-feira
SUICÍDIO
Fórum e caminhada fecham a programação do “Setembro Amarelo”
NOVA ANDRADINA
Após agredir e ameaçar matar mulher homem foge, mas acaba preso
SEU BOLSO
Empréstimo consignado com garantia do FGTS começa nesta quarta
DOURADINA
Homem diz ser segurança, mas é preso com arma de uso restrito
DOURADOS
Perto do fim do prazo, cartórios têm movimento tranquilo por 2ª via de título
TEMPO
Quarta-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados
UAU
Aline Riscado curte praia com amigas e impressiona com corpão sarado

Mais Lidas

DOURADOS
Polícia encontra bilhete com “mula” e fecha entreposto de drogas no Estrela Porã
OPERAÇÃO REMAKE
Gaeco cumpre mandados e apura desvio de R$ 670 mil em sindicato
BR-163
Gol carregado com maconha é apreendido em Dourados
ÁGUA BOA
Homem armado invade casa e leva dinheiro da vítima