Menu
Busca terça, 18 de junho de 2019
(67) 9860-3221
CAPACITAÇÃO

Fiscais de MS vão ao Paraná conhecer trabalho de retirada da vacinação contra febre aftosa

14 junho 2019 - 08h25Por Da Redação

Uma comitiva sul mato-grossense foi conhecer de perto como funcionam os escritórios, e como é realizado o trabalho pelos colegas fiscais agropecuários nos postos fixos e barreiras volantes, no Estado vizinho, o Paraná.

O Estado, que tem 9,3 milhões de animais entre bovinos e bubalinos, figura como referência dentro do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), por conta das ações que possibilitaram solicitar a antecipação da retirada da vacinação, podendo fazer a última imunização do rebanho na campanha de novembro deste ano, antes do restante do grupo à qual pertence dentro do Programa.

Os membros do bloco V, o qual pertence Paraná e Mato Grosso do Sul, tem previsão de encerrar a obrigatoriedade da vacinação somente em 2021. Nele estão Mato Grosso, Rio Grande do Sul e o Estado de Santa Catarina, este último, que também já não realiza a vacinação obrigatória em todo rebanho.

Na oportunidade os profissionais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), trocaram experiências, e puderam conhecer os Sistemas Sistran, e BI, as metodologias do controle de trânsito animal e de trânsito vegetal utilizadas por eles, os sistemas de supervisão interna, de análises de redes, o trabalho de comunicação de ingresso de GTA em estabelecimentos de abate, os sistema de emissão de GTA e PTV, os procedimentos de fiscalização nos Postos Fixos, procedimentos de fiscalização nas Barreiras Volantes e a barreira em volante conjunta Adapar/Iagro.

“Eles nos apresentaram todo o processo desde a emissão de documentos até o destino final da carga, conferimos o funcionamento dos postos fixos de fiscalização agropecuária e da barreira volante. Fomos muito bem recebidos e tivemos uma visita extremamente proveitosa” destacou o fiscal agropecuário da Iagro, Joelson Oliveira.

Fazem parte da comitiva, que esteve no Paraná nesta terça e quarta feira (dias 11 e 12 de junho) além de Joelson, Marcia Arakaki, Kamilla Lucas Silveira, Fernando Endrigo Garcia, Rodrigo Cantero Dorsa, Gerson Bueno Filho, Filipe Portocarrero, Marcos Aurélio Guimarães, Caroline Sakamoto e Hugo Nantes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Adolescente volta a ser apreendido por tráfico em Dourados
RODA DE CONVERSA
Encontro reúne pessoas com ideias inovadoras hoje em Dourados
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 125 milhões amanhã
ECONOMIA
Exportações industriais de MS ultrapassam US$ 1,5 bilhão em cinco meses
COPA AMÉRICA
Brasil encara Venezuela por vaga nas quartas de final
INFLUENZA
Com 22 mortes no ano, Saúde alerta população sobre a gripe
DOURADOS
Perseguição na Coronel Ponciano termina com homem preso e apreensão de mais de 700kg de maconha
POLÍCIA
Ex-presidente da UEFA Michel Platini é detido na França por corrupção
SHOWBIZZ
Piovani quis se separar de Scooby para ficar com ator, diz colunista
EDUCAÇÃO
ProUni deve divulgar hoje resultado de primeira chamada

Mais Lidas

AQUIDAUANA
Douradense desaparece nas águas do rio Aquidauana durante banho
PARAGUAI
Motim termina com 10 mortos e presos queimados e decapitados
MASSACRE EM SAN PEDRO
Ministro paraguaio promete expulsar membros do PCC após motim com 10 mortos
PONTA PORÃ
Mulher grávida é assassinada com 4 tiros na região de fronteira