terça, 19 de março de 2024
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CULTURA

Festival do Chamamé começa amanhã em MS

18 setembro 2018 - 17h05Por Da Redação

Será aberto nesta quarta-feira (19) o 2º Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul, que promete trazer a Campo Grande músicos e estudiosos do estilo da Argentina, Brasil e Paraguai. As atividades serão realizadas na praça do Rádio Clube, no Centro da Capital, com entrada gratuita.

O Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Mato Grosso do Sul) também cedem espaços para a o festival, que terá parte de sua programação transmitida pela TVE Cultura, Educativa 104.7 FM e o Portal da Educativa.

“O papel das emissoras públicas é de dar visibilidade à gente, à história e à cultura do povo no qual estão inseridas. E Mato Grosso do Sul possui uma relação muito íntima com o chamamé, graças às origens de seu povo. Usar a TVE Cultura, a Educativa 104.7 FM e o Portal da Educativa para levar essa manifestação cultural a outros cantos do Estado, do Brasil e do mundo é uma satisfação imensa”, afirmou o diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), Bosco Martins.

Detalhes sobre a transmissão do festival foram finalizados na manhã desta terça-feira (18), em reunião da produção da TVE Cultura com representantes da Fundação de Cultura do Estado. Além de reportagens especiais, a programação terá parte dos shows transmitidas ao vivo na programação da TVE Cultura e pelo programa Hora do Chamamé, apresentado por Orivaldo Mengual na Educativa 104.7 FM. O Portal da Educativa, que serve de plataforma online para as duas emissoras, também transmitirá conteúdo por meio da fan page na rede social Facebook.

O evento é organizado pelo Instituto Cultural Chamamé MS. Inicialmente, o festival teria suas atividades conduzidas no Parque das Nações Indígenas, porém, foi transferido para a Praça do Rádio, o que permitirá acesso mais fácil à população à programação do evento

A abertura do Festival Cultural do Chamamé acontece nesta quarta, Dia Estadual do Chamamé, no auditório da OAB-MS, na avenida Mato Grosso, 4.682, a partir das 13h30. A Embajada de Villa Guilhermina (da província de Santa Fé, na Argentina) participa da solenidade, que terá ainda a Pareja Campeona del Chamamé 2017 e Rosana Cortez y Sebastian Vera Coronel.

Durante o evento de abertura, ainda será apesentado o quadro argumental “Villa Guilhermina, historia, presente y futuro”, o livro “Ricardo Visconti Vallejos, la leyenda de A Villa Guillermina”, de Gustavo Toranzo, e apresentada a obra literária de Roberto Villalba, presidente do Centro Cultural Siete Corrientes, da Argentina.

Já a programação na Praça do Rádio começa às 16h, com uma feira gastronômica. Uma hora depois, acontece a abertura do evento com transmissão pelo programa A Hora do Chamamé. A TVE Cultura inicia as transmissões ao vivo a partir das 21h15, depois do Jornal da Cultura.

Na quinta-feira (20), a programação será transmitida pela TV a partir das 17h, com apresentações da Villa Guillermina. Na sexta (21), às 8h30, acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo o Seminário Internacional do Chamamé.

No mesmo local, a partir das 17h, o programa A Hora do Chamamé abre a Noite de Gala, com lançamento do livro “Zé Corrêa, o Rei do Chamamé - Precursor do Chamamé MS”, de Márcio Guimarães Barbosa, bem como um tributo a Zé Corrêa –a TVE Cultura transmite do local a partir das 21h30.

Durante o sábado (22), todas as atividades do Festival do Chamamé serão realizadas na Praça do Rádio, das 8h às 22h30. A TVE Cultura transmite ao vivo apresentações do local das 9h30 às 11h30. 

A Feira Gastronômica da Fronteira abre às 8h de domingo (23) o último dia do evento, que no mesmo horário realiza o Concurso de Dança coordenado pela Fundação do Esporte de Mato Grosso do Sul. A programação no local será transmitida na TVE Cultura a partir das 15h50. Já os últimos momentos do festival estarão disponíveis no Facebook do Portal da Educativa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social
REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

CENTRO

Ex-funcionário é preso após furtar dinheiro em guichê da rodoviária em Dourados

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá